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26 de junho de 2024 - 17:01

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Afinal, o que faz um promotor de vendas?

apresenta a empresa e seus serviços ao mercado, usando sua influência, contatos e publicidade;

cria e coloca em prática estratégias de vendas, com o objetivo de tornar a marca da empresa conhecida no mercado;

elabora metas de vendas para o negócio e colabora na sua execução seguindo os prazos determinados;

supervisiona a equipe de vendas da empresa para garantir um trabalho alinhado e voltado para o alcance das metas e geração de lucros;

faz contato com os clientes em potencial para apresentar a marca e oferecer serviços personalizados;

realiza e participa de eventos, feiras e outras ações de publicidade em parceria com a equipe de marketing e vendas para divulgar a empresa em diversos canais de marketing;

administra os contratos fechados com os clientes, negociando propostas para garantir o melhor para a empresa;

organiza o cronograma de visitas aos pontos de venda para promover os serviços;

trabalha em conjunto com o gerente de vendas na organização de faturas e notas dos serviços;

propõe novos métodos de trabalho para aperfeiçoar a abordagem de vendas do negócio;

cria e coloca em prática novas ferramentas de trabalho que auxiliam nas vendas.

Qual a diferença entre vendedor e promotor de vendas?

O vendedor é um integrante do time comercial responsável por prospectar, entrar em contato com prospects, negociar e fechar vendas. Já o promotor de vendas tem uma função mais estratégica, coordenando os esforços de uma equipe.

Quais as funções de um promotor de vendas?

apresentar a empresa;

elaborar e implementar estratégias de vendas;

definir metas de vendas e supervisiona a equipe;

fazer o follow-up de vendas;

organizar o calendário de visitas do time de vendas;

participar de eventos;

fazer a ponte entre a equipe e o gestor de vendas.

Como se destacar como promotor de vendas? 5 dicas para o sucesso

Agora que você já sabe o que faz um promotor de vendas, vamos destacar alguns atributos que os profissionais da área precisam ter e que ajudam no desempenho de suas funções.

Essas habilidades são um mix de técnicas de vendas e marketing para que o promotor consiga montar um pitch convincente.

Vamos detalhar cada um dos pontos, mas, em linhas gerais, para se destacar nessa profissão é preciso:

saber as noções básicas de vendas e entender os 4Ps;

entender a fundo sobre o serviço vendido;

saber explicar todos os detalhes básicos e como funciona o serviço;

oferecer um serviço de atendimento ao cliente de qualidade;

saber usar ferramentas de vendas.

Dito isso, confira a explicação de cada uma dessas habilidades de promotor de vendas a seguir!

1. Saber as noções básicas de vendas e entender os 4Ps

Um bom promotor de vendas deve oferecer aos futuros clientes os atributos reunidos nos 4P’s:

produto/serviço certo para a necessidade do cliente;

no canal de vendas adequado;

com um preço atrativo;

usando táticas de promoção chamativas.

Entender a dinâmica dos 4 P’s, um conceito básico do marketing, norteia o lançamento de um serviço desde sua criação e também ajuda a melhorar o modelo de venda de outros serviços já existentes.

– Produtos

Conhecer o serviço a fundo e para qual perfil de cliente ele é ideal é uma premissa básica para todo promotor de vendas. Se o serviço for subdividido em categorias ou tiver formatos especiais é importante saber sobre eles também.

– Praça

Praça é o lugar onde o serviço é oferecido tanto em pontos de venda físico quanto na internet. Por isso, o promotor deve estudar onde seu público-alvo em potencial está para colocar sua oferta visível.

Para acertar na escolha dos canais mais favoráveis para a venda é importante entender a jornada do cliente, onde ele pesquisa pelas soluções que precisa, etc.

Em locais físicos, é importante pensar onde a marca pode levar suas ofertas para que sejam locais favoráveis à conversa, onde o cliente terá tempo e poderá dedicar sua atenção.

– Preço

Todo cliente está em busca de um desconto ou promoção, mas o seu preço cheio deve ser tão valorizado quanto esses benefícios.

Nesse ponto, o promotor de vendas precisa ter conhecimento do que levou ao preço final para cada plano do serviço, por exemplo, para que ele possa vendê-lo.

O preço é um fator decisivo na tomada de decisão. Por isso, o promotor de vendas não se limita a simplesmente saber o valor, ele entende o porquê daquele preço e sabe mostrar aos clientes as vantagens da sua promoção ou desconto quando for o caso.

– Promoção

Com tantas vantagens para oferecer, é importante mostrar todas (ou as principais) nos materiais promocionais para que antes de você, sua divulgação chame a atenção dos futuros clientes.

Tanto a comunicação online quanto offline merecem essa atenção na qualidade dos materiais.

2. Entender a fundo sobre o serviço vendido

Os promotores de vendas são a ponte entre o cliente e a empresa, portanto, eles devem ser capazes de responder todas as dúvidas que os clientes tiverem.

Para isso, devem estudar os principais recursos do serviço, as inovações que ele oferece, quais lacunas ele preenche e as vantagens em relação ao que existe atualmente no mercado para aquele segmento.

3. Saber explicar todos os detalhes básicos e como funciona o serviço

Continuando o raciocínio do tópico #2, o promotor de venda deve saber também o bê-a-bá do serviço. Isso ajuda a detectar na fala do cliente os problemas comuns que o serviço resolve e falar da sua solução oferecida de maneira natural.

Principalmente quando se trata de uma decisão de compra para uma solução empresarial, o cliente precisa de embasamento para ter certeza de que vai investir na opção certa.

Quanto mais informações relevantes o cliente tiver, mais confortável ela vai começar a se sentir para fazer uma escolha positiva em relação ao seu serviço.

É comum também o promotor de vendas se ver na situação de ter que dar sua opinião pessoal sobre o serviço. O segredo para ter sucesso nas vendas é ser honesto e responder baseado nas informações que você tem.

4. Oferecer um serviço de atendimento ao cliente de qualidade

O serviço de atendimento ao cliente deve ser padronizado, mas não inflexível. Cada um dos tipos de cliente exigirá uma personalização e um bom promotor de vendas se adapta a cada perfil.

Um atendimento de qualidade envolve ouvir as necessidades do cliente primeiro. Esse é o primeiro passo para ter certeza de como e de que maneira seu serviço pode ajudá-lo.

Todo esse processo deve ser conduzido de forma leve, amigável e sem pressão para cima do consumidor.

5. Saber usar ferramentas de vendas

Para finalizar, é essencial saber usar a tecnologia ao seu favor. Um bom exemplo são os softwares de vendas, como o CRM do Agendor. Com ele, é possível:

fazer o follow up;

acompanhar todas as interações com os clientes;

agendar as ações para não esquecer nenhuma tarefa importante;

montar um calendário de atividades;

acompanhar as metas do time comercial;

criar um funil de vendas;

e muito mais.

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No mais, colocando em prática os atributos citados neste artigo, um promotor de vendas consegue fazer um trabalho bem-sucedido e conquistar novos clientes.

E uma última dica é acreditar na solução que você está vendendo. Por isso, trabalhe com empresas sólidas, com um serviço estruturado e comprometidas em oferecer resultados para os clientes.

Esse entusiasmo, com certeza, vai contagiar e contribuir para convencer seus futuros clientes a fecharem um bom negócio com você!

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