O que é plano de negócios e qual sua importância?
Um plano de negócios é um documento com os objetivos que uma empresa deseja atingir. Fora isso, ele registra quais os passos necessários para alcançá-los e ainda o prazo para que tudo seja feito. Em outras palavras, seu plano de negócios mostra o rumo a seguir.
A importância do plano de negócios surge porque ele orienta todas as ações futuras, desde as ideias de investimento, passando pelo uso dos recursos e chegando até mesmo à interação com os clientes.
Ou seja, esse documento ajuda a manter os “pés no chão”, reduzindo os erros que podem levar a prejuízos. Evidentemente, essa é uma tarefa complexa, por isso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar bastante nesta jornada.
Como montar um planejamento de negócios?
Agora que você sabe o que é um plano de negócios e qual sua importância, confira a seguir 5 dicas de como elaborar um que seja a cara da sua empresa!
1. Tenha uma vantagem competitiva
O que você faz melhor que os outros? A resposta para isso é a sua vantagem competitiva. Para ficar mais claro, saiba que esse elemento precisa atender a 4 critérios, com as iniciais formando o acrônimo VRIO. São eles:
valiosa: a vantagem deve gerar valor à percepção que seu cliente tem de seu produto ou serviço;
rara: não adianta saber fazer algo valioso para o cliente se todo mundo já faz isso. Por exemplo: postos de gasolina que só vendem combustível e não oferecem serviços extras (e mesmo estes têm um monte por aí!);
inimitável (ou difícil de imitar): ok, você domina como fazer algo valioso e tem poucos concorrentes. Mas e se todo mundo te copiar rapidamente? (um exemplo disso foram as Paletas Mexicanas e as casas de bolo caseiro: apesar de terem valor para o cliente, logo foram imitados);
organizável: sua empresa pode usar isso de verdade e produzir em escala? Pense naqueles “inventores malucos” que bolam engenhocas superinteressantes, mas impossíveis de produzir pelo preço certo.
Seguindo esse esquema, você consegue criar uma vantagem competitiva única e viável!
2. Conheça seu mercado alvo e posicionamento
É fundamental conhecer bem o mercado alvo e o posicionamento do seu negócio nele.
Normalmente as empresas devem optar por dois tipos de posicionamento: ou elas são líderes em custos, e por isso podem produzir mais barato (e vender mais em conta), ou elas podem se diferenciar, isto é, oferecer aos clientes um benefício superior, diferenciado-se dos concorrentes.
Partindo disso, é possível definir o público-alvo, tanto em função da renda, como outras características, tais como sexo, idade etc.
É mais fácil de entender com um exemplo: o Habib’s é claramente posicionado como líder em custos e seu público-alvo terá um menor valor aquisitivo. Já o Outback tem uma proposta de diferenciação e qualidade, com um público-alvo mais abonado.
3. Tenha uma proposta de valor
A proposta de valor deve estar sintonia com o posicionamento da marca. Até porque ela é o problema que você está resolvendo para seu cliente.
No exemplo citado acima, podemos dizer que a proposta de valor do Habib’s é oferecer uma refeição de preço acessível e que você pode fazer rapidamente.
Aqui, a proposta de valor tem a ver com preço e praticidade. Já a proposta de valor do Outback é totalmente diferente: uma comida muito gostosa em um ambiente superbacana, para curtir com os amigos e a família.
4. Estabeleça a cultura, missão e valores
A cultura de sua empresa ajuda os funcionários a cumprirem as tarefas sem fugir do posicionamento e da proposta de valor.
As culturas do Habib´s e do Outback provavelmente são diferentes. Uma delas é mais focada nos custos, a outra na qualidade, mas é claro que as duas empresas se preocupam com essas duas questões, mas com diferentes enfoques.
Missão é a razão de ser de sua empresa e deve ajudar seu time a tomar decisões. Os valores são atitudes das quais sua empresa não abre mão (exemplos: honestidade, qualidade, respeito ao meio ambiente, cliente em primeiro lugar etc.).
5. Monte uma estrutura de processos
Essa é uma parte muito técnica e, muitas vezes, sua vantagem competitiva está focada aqui. A vantagem competitiva não é apenas um produto ou serviço superior, mas muitas vezes é algo que só você sabe fazer direito.
Por exemplo: como será que o Outback organiza seus processos para tudo ficar tão gostoso e bem servido? E como será que o Habib´s faz para conseguir vender tão barato?
Por isso, é preciso definir não apenas o que é feito, mas como as ações são realizadas. Isso é, montar um passo a passo.
No mais, lembre-se de sempre fazer a gestão da sua equipe de vendas, para garantir que todos do time sigam os procedimentos corretos!
Como você viu, a importância do plano de negócios está em saber coordenar estes 5 elementos de uma forma que gerem a tão desejada vantagem competitiva sustentável.
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