May
16
15 de maio de 2019 - 17:03

qual-o-papel-do-lider-na-motivacao-das-vendas-televendas-cobranca-1

Por: Gustavo Paulillo

O papel do líder na motivação pode afetar o resultado final de uma força de vendas?

A motivação é um caráter íntimo de cada profissional. Vários fatores influenciam na maneira que uma pessoa levanta da cama pela manhã e por mais que se negue, tudo o que acontece ao redor de um profissional influencia no seu desempenho.

Por ser a área responsável pela geração de negócios, quando a tristeza, os problemas e a falta de motivação na força de vendas se instalam, é preciso que o líder intervenha para que não haja prejuízo.

No meio disso tudo, o líder precisa tomar alguma atitude para que a desmotivação de um não influencie toda a força de vendas.

Este post contém um excelente texto sobre o que é liderança e motivação, aproveite! Quer saber ainda mais sobre a influência da liderança e motivação de trabalho em equipes de vendas? Então baixe nosso e-book: Guia para Gestão Eficiente da Equipe de Vendas

O papel do líder na motivação de força de venda

Sendo assim, é necessária alguma ação por parte do líder para que os problemas e o desempenho de uma pessoa não contaminem toda a equipe.

Seguem algumas dicas de como lidar com a desmotivação de um profissional e como aumentar a produtividade da equipe de vendas.

1. Se coloque ao lado do profissional

Só existe uma maneira de você obter o melhor desempenho profissional ao gerenciar sua equipe: entendendo que todos nós temos problemas e que todo problema prejudica no desempenho dos profissionais.

Dito isso, não queira que o profissional vença todos os problemas pessoais para estar supermotivado no trabalho e batendo as suas metas de venda.

O papel da liderança na motivação envolve entender quais problemas são importantes e que, se esses não forem solucionados no momento certo, podem acarretar um problema de longo prazo.

Por esse motivo, o melhor a ser feito é entender os problemas e se colocar do lado do funcionário, para que ele se sinta seguro de que a empresa entende o seu problema, ao invés de ficar ainda mais preocupado devido seu desempenho ter caído.

Se o funcionário está com um problema pessoal e, ainda tiver medo de ser demitido, teremos um profissional beirando a depressão.

Por outro lado, se a empresa estiver do lado do vendedor na hora do problema, ele será grato e depois vai querer recompensar a confiança da empresa.

2. O papel da liderança na motivação é fundamental

A verdade é que, muitas vezes, um funcionário pode estar desmotivado por motivos profissionais.

Um exemplo é quando a empresa promete tudo durante a contratação, mas não cumpre metade do prometido.

Outra coisa pode ser o péssimo ambiente de trabalho e as péssimas condições.

Porém, a grande verdade é que um líder não pode motivar os funcionários, nem querer que, apenas porque ele precisa bater uma meta, seus funcionários trabalhem totalmente motivados.

O que o líder pode fazer pela sua força de vendas é oferecer um ambiente descontraído e sem pressões. O ambiente pode não ajudar o vendedor que já esteja desmotivado, mas ajuda e muito a não desmotivar um funcionário motivado.

3. Flexibilidade é um fator de motivação da força de venda

Ao contrário do que a maioria das empresas acredita, um ambiente agradável e a flexibilidade de horário acaba valendo muito mais que um salário alto.

Os funcionários levam a liberdade muito em conta. Até alguns anos atrás, um funcionário que se atrasava mais de 15 minutos precisava de autorização para entrar no trabalho.

A nova geração de profissionais acha isso um abuso e, quer ter liberdade para entrar mais tarde ou sair mais cedo para resolver problemas sem ter que ficar com justificativas e explicações.

O papel do líder na motivação é incentivar esses itens mais atuais!

A liberdade é uma ótima aliada dos fatores com que os funcionários se motivam.

Isso significa que, sabendo que a empresa confia na sua responsabilidade, o funcionário vai sempre querer dar o melhor de si na hora em que estiver trabalhando, fazendo atendimento a um cliente, ou em uma visita fora da empresa.

E se tiver algum problema, poderá contar com a compreensão da empresa.

Ninguém é responsável por motivar ninguém

Mas é possível não atrapalhar o clima da força de vendas. Muitas vezes, o papel do líder na motivação é este.

É muito importante que a empresa entenda que todos nós temos problemas e que o desempenho diário é prejudicado pelos problemas pessoais.

Quando o funcionário enxerga a empresa como uma aliada e não como um adversário na sua jornada, o relacionamento flui melhor e a parceria entre a força de vendas e a empresa se transforma em um relacionamento ganha-ganha.

Para concluir, se a empresa é compreensiva com os funcionários, com certeza eles farão sempre o melhor para que as metas sejam alcançadas, e o papel do líder na motivação terá se mostrado adequado.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: