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06 de outubro de 2025 - 17:02

Régua de relacionamento-o-que-é-e-como-utilizar-essa-estratégia-televendas-cobranca-2

A régua de relacionamento é uma estratégia poderosa para estreitar o relacionamento com os clientes e aumentar as vendas da empresa. No entanto, muitos gestores ainda a ignoram na hora de elaborar um plano de marketing. Esse é seu caso?

Afinal, o que é régua de relacionamento com o cliente?

A régua de relacionamento é uma estratégia que segue ações pré-definidas, visando estabelecer e manter um relacionamento saudável com os potenciais clientes. Ela é composta por uma série de mensagens — como e-mail marketing —, segmentadas conforme a etapa do funil de vendas para o lead avançar na jornada de compra.

O objetivo da régua de relacionamento com o cliente é padronizar o contato, reduzindo os erros que podem prejudicar o andamento do processo comercial.

Quais as vantagens de utilizar a régua de relacionamento com o cliente?

Todo mundo sabe que a gestão de qualquer empresa demanda cuidado. Nesse sentido, adotar a régua de relacionamento B2B garante que os processos relacionados ao envio de conteúdos de marketing sigam uma ordem.

Logo abaixo, trouxemos 3 benefícios para você conhecer!

1. Melhora a reputação da marca

Utilizar uma régua de relacionamento B2B é uma ótima maneira de melhorar a reputação da marca no mercado. Isso ocorre porque os clientes são educados a ver a empresa como você deseja.

Só para exemplificar, enviar conteúdos que mostrem que sua solução é utilizada por grandes companhias pode fazer o potencial consumidor entender que a marca é bem-vista e, portanto, tem mais valor.

2. Otimiza o relacionamento com os clientes

A régua de relacionamento aumenta não apenas a captação de novos clientes, mas também a fidelização dos consumidores que já compram com a marca.

Isso acontece porque, nessa estratégia, a empresa não entra em contato com os clientes uma única vez, apenas na hora de vender. Na verdade, ela mantém um fluxo de mensagens, que serve para estreitar o relacionamento.

Assim, quando o lead estiver preparado para adquirir uma solução para seu problema, ele pensará primeiramente na empresa que já conhece, mesmo que apenas através de mensagens.

3. Reduz a taxa de churn

Para finalizar, ter uma régua de relacionamento para e-mail marketing ajuda a reduzir a taxa de churn. Trata-se do nível de cancelamento ou desistência de um produto/serviço, isto é, as pessoas que simplesmente desistiram de fazer negócios com sua empresa.

Manter um fluxo constante de mensagens garante que você possa educar o consumidor para ele conhecer a solução oferecida e, ainda, abre espaço para questionamentos. Desse modo, é possível responder quaisquer objeções e garantir a venda.

Como utilizar a régua de relacionamento no seu plano de marketing?

Quer aprender como criar uma régua de relacionamento de marketing para seu negócio? Então, siga a leitura e confira o passo a passo simples que montamos para você!

1. Saiba quem são seus clientes

O primeiro passo é conhecer bem seus clientes. Essa etapa envolve mapear a jornada dos clientes. Em outros termos, descobrir em que estágio do funil eles estão.

Mas por que fazer isso? Bem, essa ação é fundamental para definir os tipos de conteúdos e até mesmo a frequência de envio dos e-mails.

Até porque a mensagem para alguém no topo do funil, percebendo agora que tem um problema, precisa ser diferente da enviada para uma pessoa que já sabe o que precisa fazer, concorda?

Posto isso, analise sua base de clientes e segmente por estágio. Em seguida, prepare o melhor conteúdo para enviar a cada perfil identificado.

2. Crie um fluxo de conteúdos

Um dos objetivos da régua de relacionamento para e-mail marketing é educar os leads a respeito da sua solução. Por esse motivo, é crucial estabelecer um fluxo constante para mantê-los interessados em receber as mensagens.

Só para exemplificar, você pode começar com um e-mail de boas-vindas, seguido do envio de conteúdos ricos e assim por diante. O ideal é apenas manter uma ordem clara.

3. Faça follow up

Não se esqueça de fazer o follow up — acompanhar seus clientes — para garantir que eles continuem engajados na sua estratégia.

O ideal é esperar algumas mensagens para, em seguida, enviar um e-mail questionamento aos consumidores sobre o que eles acham dos conteúdos entregues. Peça opiniões e as considere na hora de mandar o próximo e-mail.

Nessa etapa, indicamos contar com a ajuda de um bom CRM de vendas, como o Agendor, já que esse software armazena e centraliza todos os dados dos clientes. Assim, você nunca perde uma informação importante e aumenta suas chances de vender.

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