O que é sales as a service?
Sales as a service — traduzindo para o português, vendas como serviço — é uma abordagem na qual uma empresa, comumente B2B (que negocia com outras companhias), adota para ter acesso a profissionais e recursos oferecidos por terceiros. Na prática, é como se fosse uma terceirização da força comercial mediante a contratação de uma empresa especializada.
Aqui, o esforço de vendas fica a cargo de uma equipe externa, que entrega atividades desde a prospecção de leads até o pós-venda como um serviço. Essa abordagem é mais comum no segmento B2B, pois esse setor lida com negociações mais complexas. Logo, precisa de um apoio mais especializado.
Como essa abordagem funciona?
O funcionamento do sales as a service é bem fácil de entender. Primeiro, existe a empresa que precisa de um apoio na sua estratégia de vendas e, por isso, contrata uma organização especializada em oferecer esse tipo de serviço.
Partindo disso, é feito uma análise completa da carteira de clientes da contratante e estabelecida as melhores táticas para prospectar e atender os consumidores, sempre se baseando em dados. Todo o apoio é dado por profissionais de vendas especializados.
Em todo caso, a estratégia busca entregar uma experiência completa aos clientes. Para isso, costuma contar com o apoio de profissionais capacitados para acompanhar os consumidores durante toda a duração da jornada de compra.
E isso é possível porque esse serviço entrega não apenas mão de obra especializada, mas também acesso a ferramentas que otimizam diversos processos, como análise de dados e automação de tarefas.
Vale destacar que contratar o sales as a service não significa abrir mão da sua força de vendas interna. Na verdade, esse serviço funciona como um apoio para que os vendedores possam trabalhar com mais assertividade.
Por exemplo, é possível ter apenas a etapa de prospecção e qualificação de leads nesse modelo.
Quais as vantagens e desvantagens do sales as a service B2B?
Entre as vantagens de adotar o sales as a service na sua estratégia de vendas, podemos citar:
redução dos custos com contratação de vendedores;
aumento da produtividade da equipe comercial;
acesso a um time de especialistas dedicado;
acesso a ferramentas atualizadas;
mais eficiência para o processo comercial;
aumento das vendas.
Para completar, essa abordagem é flexível, já que você pode escolher contratar o sales as a service para “tomar conta” apenas de uma etapa do processo comercial e deixar as demais com a sua equipe própria.
Enquanto isso, algumas desvantagens que precisamos mencionar são uma certa perda de controle sobre as vendas, problemas de comunicação entre as equipes internas e terceirizadas e dificuldade para se adequar ao padrão de qualidade da empresa contratante
No entanto, tudo isso pode ser driblado caso você siga as dicas que trouxemos a seguir. Vamos conferir?
Como adotar o sales as a service na sua estratégia de vendas?
Após aprender o que é sales as a service e quais as vantagens dessa abordagem, ficou com vontade de adotá-la na sua estratégia de vendas? Então, continue conosco e confira as 3 dicas que trouxemos para você a seguir!
1. Identifique as necessidades do seu negócio
O primeiro passo é estudar a fundo a empresa para identificar suas necessidades. Para isso, comece analisando os processos atuais, desde a forma de coletar e qualificar os leads, até a abordagem com os clientes e as ferramentas usadas pelo time comercial.
Esse processo permite identificar pontos que podem ser melhorados, bem como entender quais etapas podem ser beneficiadas com a ajuda do sales as a service. Por exemplo, a prospecção pode ser boa, mas há problemas na qualificação ou negociação.
2. Defina os KPIs
Assim como trabalhar com uma equipe própria, o sales as a service precisa de monitoramento constante. Afinal, só assim é possível saber se o serviço que você contratou e está pagando vale a pena, certo?
Portanto, defina os indicadores que precisa acompanhar, como retorno sobre o investimento (ROI) ou ticket médio. O importante é monitorar as métricas que indicam se a tática está dando resultados ou prejuízos.
3. Não se esqueça do software de CRM
Nós já falamos em diversos artigos aqui no blog do Agendor sobre a importância do CRM para as vendas. E no sales as a service não poderia ser diferente, já que ter uma ferramenta dedicada a gestão do relacionamento com o cliente permite centralizar o acompanhamento desse setor.
Com um bom CRM, por exemplo, você acompanha o esforço do seu time comercial, cria e gerencia diversos funis de venda e ainda cria uma estratégia de pós-venda matadora, para fidelizar os clientes e mantê-los sempre comprando com o seu negócio.
E, sim, é claro que temos uma indicação: o CRM de vendas do Agendor. A solução foi feita pensando 100% no público brasileiro e tem todas as funcionalidades que sua empresa precisa para vender cada vez mais.
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