Manter um contato frequente com seu público não só ajuda a impulsionar as vendas, mas também melhora o engajamento. Para isso, é possível utilizar o SMS e o e-mail marketing personalizados na sua empresa, você sabia? Essa é uma estratégia que auxilia na manutenção da satisfação do seu cliente, bem como o deixa mais próximo da marca.
Quer saber dicas para implementar na sua comunicação? Neste artigo, a Akna dá algumas dicas, além de esclarecer o que é e a importância do SMS e e-mail marketing personalizado. Confira a seguir!
O que é SMS e e-mail marketing personalizados?
Basicamente, SMS e e-mail marketing personalizados são aqueles criados com base nos dados dos contatos da empresa. Sabe aquela mensagem que você recebe com seu nome, ou que indica uma lista de produtos que parece que foi feita exatamente para você? Essas são mensagens de correio eletrônico personalizadas! São baseadas em informações relevantes sobre o seu público consumidor.
Mas, para que servem? Essa é uma técnica que ajuda a manter o consumidor satisfeito com o trabalho e comunicação da empresa. Ocorre o aumento do acolhimento e a proximidade, fazendo-o se sentir especial. Abaixo, explicamos melhor a importância desse procedimento. Acompanhe!
Importância
O SMS e e-mail marketing personalizados são algumas das principais estratégias utilizadas por marcas e empresas para manter seu público mais perto. Elas melhoram o marketing de relacionamento. Isso porque, como dito acima, o consumidor se sente mais acolhido e especial perante ao remetente. Com isso, há uma maior chance dele o escolher.
Segundo pesquisa publicada pela Forbes, 80% dos consumidores ficam mais dispostos a adquirir produtos de marcas que garantem uma experiência personalizada. Além disso, outros benefícios podem ser observados. Quando se aplica a estratégia de personalização, há redução das denúncias de spam e desinscrição da lista. Por isso, deve ser considerada quando se tratar da comunicação de uma marca com o lead.
SMS e e-mail marketing personalizados: confira algumas dicas!
1- Utilize o nome do consumidor, mas com demasia
A partir de um estudo da Stanford Graduate School of Business, foi observado que uma boa estratégia de personalização é utilizar o nome dos clientes no título de e-mail. Isso porque:
aumenta as chances de a mensagem ser aberta em 20%;
aumenta a conversão 31%;
reduz as taxas de cancelamento de inscrição em 17%.
No entanto, a estratégia deve ser utilizada com cautela. Não adianta usar o nome do consumidor em toda mensagem, pois vira algo trivial. O interessante é fazer isto de vez em quando, para fazer daquilo algo especial, como um presente.
2- Crie listas personalizadas
Outra dica para aumentar a personalização dos SMS e e-mails é criando listas. Isto é, com base nas informações de visitas do seu site por um cliente, pode ser criada uma mensagem mostrando aqueles produtos novamente para ele. Pode ser com desconto, por exemplo, ou no estilo de “finalize sua compra”, quando o lead colocou produtos na sacola, mas não chegou a fazer a adquirir. Algumas plataformas de automação já conferem uma configuração que permite essa análise e envio automáticos.
3- Envie e-mails e SMS de pós-venda
Depois que passar um tempo desde que a compra foi efetivada pelo consumidor, você pode enviar mensagens de pós-venda. Isto é, mostrando o produto adquirido em questão e verificando como foi a experiência do comprador. Pergunte se foi boa e possibilite que ele mande a resposta, ou encaminhe o link para avaliação direto no seu site. Essa é uma boa estratégia para criar SMS e e-mail marketing personalizados, pois o cliente sente que sua opinião sobre aquele produto é relevante para a marca.
4- Use dados de geolocalização
Por fim, nossa última dica é usar dados de geolocalização. Muitas vezes quando um lead faz o cadastro em um site, ele informa seu endereço ou local de moradia. Assim, você pode se aproveitar desse dado para criar uma personalização na mensagem. Cada lugar possui seus dialetos e expressões específicas. Que tal se conectar ainda mais com seu consumidor incluindo-as no e-mail e no SMS?
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