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15 de abril de 2025 - 17:01

Tipos-de-público-alvo-quais-são-os-principais-e-por-que-definir-televendas-cobranca-3

O que é público-alvo?

O público-alvo é a parcela de pessoas que podem se interessar pelo que seu negócio oferece. Devido a isso, elas apresentam certas características em comum — como idade e gênero — criando um perfil semelhante e que costuma se repetir na base de clientes.

Esse perfil é definido a partir da segmentação de mercado. Ou seja, a parcela de consumidores para quem a organização deseja vender. Logo, o público-alvo não é uma invenção e nem surge do nada.

Ele é criado com base em dados reais dos possíveis consumidores para identificar os perfis que apresentam uma maior identificação com a sua marca. Em outras palavras, há mais chances de comprar seus produtos/serviços.

E não existe apenas um tipo de público-alvo. Na verdade, é possível segmentar os clientes de diversas maneiras, conforme os objetivos do negócio. E é justamente sobre isso que falaremos no tópico a seguir. Vamos conferir!

Quais são os tipos de público-alvo e suas características?

Os principais tipos de segmentação de público-alvo são:

demográfica;

geográfica;

psicográfica;

comportamental;

B2B.

Agora, confira quais as principais características de cada um desses tipos de público-alvo (e aproveite para ver se algum deles se encaixa no seu negócio)!

1. Demográfica

Um dos tipos de público-alvo envolve a demografia. Na prática, trata-se de segmentar os possíveis clientes usando dados mais genéricos e baseados no que forma a população.

Sabe aquelas pesquisas do IBGE? Pois é, funciona de maneira parecida. Portanto, esse tipo de público-alvo caracteriza os possíveis clientes de um negócio com base em elementos como gênero, idade e renda familiar.

Além disso, são considerados aspectos como estado civil, escolaridade e até mesmo a renda familiar na criação do perfil. Por exemplo, homens casados, das classes AB, entre 30 e 50 anos. Ficou claro?

2. Geográfica

Como o nome já indica, essa segmentação considera a localização para definir o público-alvo. Só para exemplificar, os moradores de determinada cidade, estado ou bairro específico.

No geral, a segmentação geográfica é mais comum em empresas com sede física, já que estas dependem do público local para vender. Entretanto, pode ser usada em vendas on-line, caso seja necessário considerar a logística — e o custo — das entregas.

3. Psicográfica

O tipo de público-alvo por segmentação psicográfica usa elementos mais subjetivos, como crenças e valores pessoais. A divisão aqui acontece separando os clientes que possuem características em comum com o que a marca valoriza, criando empatia e sinergia.

Além de crenças, aqui se considera o estilo de vida, a personalidade e o interesse das pessoas. Para exemplificar, uma marca de roupas esportivas pode ter um público-alvo formado por pessoas que possuem um estilo mais fitness.

4. Comportamental

Outra segmentação que é autoexplicativa é a comportamental. Esse tipo de público-alvo é formado por pessoas que têm comportamentos semelhantes. Ou seja, interagem com o mundo de forma similar.

Por isso, considere elementos como comportamento de compra — a frequência, se já fizeram negócio com a marca, se é fiel às suas empresas favoritas etc. — e até mesmo suas habilidades e se acompanha a organização por alguma rede social.

5. B2B

Por último, temos o tipo de público-alvo B2B — organizações que vendem para outros negócios. Essa segmentação analisa características voltadas das empresas para definir quais delas têm mais chances de adquirir seus produtos/serviços.

Aqui, é preciso analisar desde o tamanho do negócio, até a sua localização, o segmento e o faturamento. Outros fatores podem ser o tempo que ele está no mercado e os preços praticados.

E aí, compreendeu quais são os principais tipos de segmentação de público-alvo? Então, continue lendo para ver qual a importância de usar essa estratégia no seu negócio!

Qual a importância da definição de público-alvo?

A definição de público-alvo é um processo essencial para qualquer negócio. Isso porque a ferramenta aumenta as chances da solução alcançar as pessoas que podem demonstrar algum interesse nelas.

Além do mais, escolher o tipo de público-alvo certo permite concentrar os esforços das ações de marketing. Sendo assim, as campanhas são mais personalizadas e direcionadas para quem realmente importa.

Outro ponto é o posicionamento de marca, que é como a empresa se apresenta ao mercado. Nesse caso, é possível alinhar a comunicação para que ela se encaixe com os desejos dos consumidores.

O público-alvo também ajuda a criar um diferencial competitivo ao identificar as possíveis dores das pessoas e procurar formas mais assertivas de atendê-las.

Por fim, a segmentação melhora a jornada dos clientes, uma vez que a empresa identifica as principais características dos seus perfis e consegue estabelecer estratégias mais sólidas para guiá-los.

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