
Os mundos real e virtual podem até ser distintos e, cada um a seu jeito, configurar realidades diferentes. Mas, para quem trabalha com vendas, é praticamente impossível sobreviver no primeiro sem ter uma vida ativa no segundo.
Significa que, se sua marca quer incrementar ganhos na prática, onde os negócios ocorrem de verdade, é indispensável ter um posicionamento online bem estruturado. Para isso, o mínimo que se pode esperar de uma empresa é que ela tenha um site bem feito e que suas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram, para citar as mais usadas) sejam alimentadas frequentemente – todos os dias, preferencialmente – com conteúdo relevante e sirvam como um canal de comunicação para seguidores e possíveis clientes.
O motivo é bem simples, como destacou Sandra Turchi (superintendente de Marketing da ACSP – Associação Comercial de São Paulo e SCP –, Coordenadora do curso “Estratégias de Marketing Digital” na ESPM e VP de Marketing da ABRAREC) em um artigo publicado no site da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios:
“A empresa que não for encontrada, simplesmente não existe”.
E isso, nos dias de hoje, pode não ser o suficiente. É necessário também oferecer aquilo que os consumidores precisam. Algo que, além de produtos com qualidade, inclui site ágil e de fácil navegação, com dados importantes sobre o que se está vendendo e sobre o vendedor (breve histórico, várias formas de contato etc).
Dessa maneira, fica mais acessível para o comprador encontrar o que procura e tirar dúvidas, caso as tenha. Uma boa ferramenta de compra também facilita a vida de quem costuma fazer aquisições online e, consequentemente, aumenta a renda de quem tem material disponível para comercialização na web.
Redes Sociais
Já as mídias sociais podem ser uma ótima maneira de engajar clientes. Ou seja: atingir seu lead e mantê-lo por perto, fazendo-o perceber a relevância do que você está ofertando. Para isso, nada melhor do que um planejamento, no qual deve-se pensar em oferecer posts que possam ser úteis aos seus seguidores.
É legal divulgar sua mercadoria por essas ferramentas virtuais, lógico, mas é interessante que não se use as mídias sociais apenas para isso. Falar sobre temas relacionados ao seu produto (se você vende bicicletas, por exemplo, usar informações sobre os benefícios físicos da pedalada ou como o uso da bike pode ajudar uma cidade a tornar-se cada vez mais sustentável) podem ser uma alternativa bacana.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.