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24 de abril de 2024 - 17:03

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Você sabia que existe uma forma de se comunicar com seus clientes no Direct Messenger no Instagram de forma rápida, personalizada e inteligente? Estamos falando dos bots para Instagram, ferramentas que automatizam as suas interações na rede social. Mas como funcionam os bot para Instagram?

Quais as vantagens de usar essa tecnologia no seu negócio? Neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre os bots para Instagram e como eles podem ajudar a melhorar o seu atendimento, o seu engajamento e as suas vendas.

Quando se fala em redes sociais, gestores e suas equipes logo pensam naquela palavrinha mágica: engajamento. Ainda mais se tivermos falando de Instagram, que é atualmente o canal que mais impulsiona compras em todo o mundo!

Por meio de interações quentes, principalmente pelos chats privados com as pessoas, é possível inspirar seguidores a quererem algo mais com a sua marca. Ou seja, estamos falando de vendas e recompras!

E quando essas interações vêm por DM (Direct Message) no Instagram da sua empresa, você está de prontidão para respondê-las? Tem um robô lá para responder 24 horas as dúvidas que surgirem? É preciso estar, é preciso ter!

Em pesquisa realizada pelo Facebook com usuários brasileiros da plataforma, resultados afirmam que:

85% das pessoas entrevistadas utilizam o Instagram para descobrir novos produtos online;

86% dos consumidores dizem comprar um produto ou experimentar um serviço quando recebem indicações pelo canal;

83% utilizam o Instagram como meio de pesquisa para decidir sobre a compra de um produto ou serviço.

Diante desses dados só podemos concluir que: Sim, seu cliente/seguir quer ser atendido neste canal!

 O que é um bot para Direct Messenger no Instagram?

Um bot para Direct Messenger no Instagram é um chatbot incorporado ao Instagram. Ele pode enviar mensagens de boas-vindas aos usuários do Instagram que visitam seu perfil ou conversar com aqueles que lhe enviam mensagens diretas.

Como funciona a automação de bot para Instagram?

A automação de atendimento com chatbots para o Instagram funciona através da programação do bot para responder automaticamente às perguntas e solicitações dos clientes.

Como dar atenção ao Seguidor que te chama com um Bot para Instagram?

Muitas vezes seu seguidor precisa de uma simples informação para concluir uma compra e você não pode perder uma chance assim. E se você não responde logo… Adivinha pra onde ele vai? Isso mesmo, pro arroba do concorrente.

É gente! Quanto mais imediatista e personalizada for uma resposta de uma empresa para uma pessoa nesse canal, maior é o potencial desse consumidor obter satisfação, criar laços com sua marca e assim virar um comprador.

Ainda bem que os avanços nas tecnologias de relacionamento já chegaram nas DMs também! Hoje existem Bots que podem ser integrados na DM do seu Instagram que automatizam boa parte dessas interações, impulsionando seguidores para compras num futuro muito próximo.

Claro que a Hi tem o Bot para Direct Messenger do Instagram, incorporado pelo Chat Plugin do Messenger na rede social (com API oficial, somos parceiros da Meta). Esse feature facilita muitos processos para as empresas e eleva a experiência do seguidor, ou melhor, do seu cliente!

Vantagens de contar com um Bot para DM de Instagram

Todos os benefícios de automatizar conversas na DM do Instagram estão relacionados à jornada do seu cliente. Respostas automáticas aceleram decisões, direcionam para conversar com especialistas e encurtam o caminho desse consumidor até o fim da jornada, que é o momento da compra em si.

Mas sabemos que a jornada de fato não termina aqui, né? Pós-venda existe para fidelização e continuidade da satisfação. Mas para que seu seguidor chegue até as fases finais da jornada, conte com boas ferramentas para acelerar isso, como o Bot, por exemplo. Vamos às vantagens?

Aumente a confiança dos seguidores com suporte personalizado:

O bot pode responder às mensagens dos seus clientes em segundos, sem deixá-los esperando ou frustrados. Isso aumenta a satisfação dos seus clientes, além de melhorar a sua reputação na rede social.

Apoio na fase de Atração da sua jornada:

Capture leads pelo chat do Instagram com orientações e serviços personalizados, ou ainda com respostas rápidas a perguntas frequentes.

Automatize respostas e envios de ofertas sempre que o cliente pedir ou perguntar:

O seu cliente terá mais autonomia e liberdade para tirar dúvidas, conferir rastreio de pedidos, faturas, boletos, ter acesso a catálogos e cardápios, trocar ou devolver compras, consultar produtos, preços, ofertas e muito mais. E com as integrações certas, seu Bot na DM vai otimizar comandos, esclarecer dúvidas frequentes e diminuir sua carga de atendimento ativo (ou seja, reduzir custos)!

Tenha continuidade na conversa quando necessário:

Bot não resolveu com seu seguidor? Não tem problema. Você pode inserir comandos para direcionar a conversa a um especialista e pode continuar o papo em um chat humano. Na Hi, seu atendente recebe a solicitação do seguidor no Social e pode seguir com o papo!

O cliente passa a ter a mesma experiência que tem em outro canal seu também automatizado:

Caso você já use Bot no seu site ou em outro canal, levá-lo para a DM do Instagram dá mais liberdade para seu cliente de interagir onde ele mesmo escolher, não dependendo unicamente d eum canal pra fazer uma compra ou tirar uma dúvida.

E para sua equipe, todas as informações sobre seu cliente estarão num só lugar:

Mesmo incluindo mais um canal na sua lista de pontos de contato, será possível ter uma gestão integrada dos dados, histórico e demais informações dos clientes. Pelo menos assim funciona com a Timeline da Hi, recurso já presente nos nossos produtos! Chega de fazer o cliente repetir informações em canais diferentes, certo? Você terá sempre acesso ao histórico dele.

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