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Treinamento em Vendas: Foque na sua realidade

por: Afonso Bazolli
fonte: Tekoare
10 de fevereiro de 2015 - 18:07

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Sempre que me perguntam qual é o segredo para o sucesso em treinamentos em vendas eu respondo o seguinte: “foco na SUA realidade. Este é o segredo.”

Em outros artigos já mostrei as lições que o esporte traz para os vendedores. Hoje, novamente vou compartilhar experiências minhas no universo esportivo para ajudá-lo a entender o que eu quero dizer com isso…

COMO VOCÊ LEU NESTE ARTIGO, recentemente participarei de uma prova de Ironman, para a qual fiz um treinamento especial por cinco meses. Durante esse período, todas as segundas, quartas, quintas e sextas eu nadava. Às terças, quintas e domingos eu corria. E às terças, quintas e sábados eu pedalava.

Foram 20 semanas seguindo à risca essa rotina. Sabe qual foi a conclusão que cheguei? Quanto mais a gente repete o que sabe, melhor a gente fica.

Então, se você quer saber o que treinar para ter um melhor resultado em vendas, aconselho que treine a repetição de tudo que já faz. Claro que você deve avaliar se o que está fazendo é o certo, pois, para melhorar, precisa treinar da maneira correta. E o treinamento serve não só para mostrar o caminho a seguir, como também para adaptar o “ideal” ao jeito, à forma e ao tempo de execução de cada uma das ações suas que contribuem para as vendas.

Está pensando em contratar uma consultoria para realizar um treinamento em sua empresa? A indicação é: seja menos poético e mais prático.

O que eu quero dizer com isso? Muitas consultorias prometem treinamentos fantásticos e lúdicos, mas que não são palpáveis, não são mensuráveis. De nada adianta treinar seus vendedores se o conteúdo do treinamento não estiver ligado à pratica diária deles, trabalhando as dificuldades e necessidades que eles encontram em suas rotinas.

E falo isso com conhecimento de causa, pois aqui na Tekoare realizamos treinamentos customizados, sempre aliando o conhecimento e o conteúdo técnico às reais necessidades de cada cliente – e os resultados são incríveis.

Por isso, antes de contratar uma consultoria para realizar treinamentos, verifique atentamente se a empresa tem capacidade e competência para retratar dentro de um ambiente de treinamento o dia a dia dos SEUS vendedores.

O CASO DA ROUPA DE BORRACHA

Para reiterar o que estou dizendo, vou contar outro caso que vivi recentemente. Precisei comprar uma roupa de borracha para natação, e decidi comprar da Aqua Sphere – considerada a marca mais top nesse segmento.

Fui até a loja e falei ao vendedor que estava procurando uma roupa de borracha da Aqua Sphere. Então ele me questionou: “Há quanto tempo você nada?”. Estranhando a pergunta, respondi: “Nado desde criança e, no esporte, também há muito tempo. Já participei de competições, já fiz muitas travessias, maratonas aquáticas… Mas por que você está me perguntando isso?”.

Então, veio o esclarecimento: “É que essa roupa de borracha que você quer, se você não tiver muita experiência, não vale a pena comprar. Isso porque ela tem um valor diferenciado, mais alto, e você só vai conseguir perceber os benefícios que justificam esse valor se você já tiver um desempenho acima da média na sua natação”.

Nesse momento, entendi exatamente o que ele quis dizer. É isso mesmo! Se você for um nadador amador, pode comprar de outra marca – pela metade do preço – pois não vai notar as diferenças que a Aqua Sphere proporciona. É preciso que tenha muita experiência em natação para sentir os benefícios dessa roupa.

E assim é com o treinamento em vendas também: o conhecimento básico é o que faz a diferença. Então, o melhor a fazer sempre, é investir no “beabá” das vendas: como atender bem, como conhecer melhor o cliente, como fechar as vendas, como melhorar o processo. Afinal, esses são temas que sempre são tendências e nunca saem de moda no mundo das vendas.

Agora você está entendendo por que falei sobre focar na sua realidade? Não adianta um treinamento super tecnológico, super avançado, se sua equipe não está preparada para aproveitar o conteúdo de uma maneira que dê resultados. Por isso é importante investir no “beabá”, e por isso é essencial aliar o conhecimento ao que eles fazem e enfrentam diariamente em suas rotinas.

Para nós, o treinamento não deve apenas fazer você vender mais. Queremos que você venda MAIS e MELHOR.

Invista em treinamentos para crescer e evoluir!

Diego Rocha

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