Apr
06
05 de abril de 2017 - 18:10

Venda-globalizada-e-atendimento-personalizado-e-possivel-televendas-cobranca

Por: Heloisa Figueira

Em meio ao cenário atual de um mercado globalizado e conectado, com alta competitividade, as empresas já entenderam que não basta aumentar a quantidade de clientes, é preciso ir além. Afinal, ainda que a base de clientes cresça exponencialmente — devido aos processos de venda globalizada —, é preciso considerar que vivemos a necessidade cada vez maior do atendimento personalizado: é preciso conhecer o cliente e atendê-lo como quem sabe exatamente com quem está falando, entender seu comportamento, seus hábitos de consumo, suas expectativas, suas dores e condições para propor soluções realmente eficazes.

Muitas empresas se perguntam como unir duas coisas (venda globalizada e atendimento personalizado) que parecem se opor. Com tantos clientes, é possível dar atenção diferenciada a cada um? A boa notícia é que sim, mas com a estratégia certa, claro! Confira nossas dicas:

1 – Estude bastante seu público-alvo

Procure coletar dados valiosos sobre os clientes, que servirão como indicadores e base em sua tomada de decisões. Reúna tudo o que você puder descobrir sobre eles, inclusive o que manifestarem durante um atendimento presencial, registrando impressões dos vendedores, experiências trocadas na venda e, depois, cruze esses dados com uma ferramenta estratégica (como um CRM) para entender melhor o comportamento e pensar estratégias mais certeiras.

Da mesma forma, quando um cliente abandona a compra, busque entender o porquê. Use isso para evitar que no futuro o episódio se repita e trabalhe os pontos problemáticos para que, da próxima vez, consiga retê-los melhor. Se o cliente desistiu por falta de esclarecimento de dúvidas, por exemplo, faça com que sua equipe domine melhor as informações dos produtos e seja proativa, ou se foi por falta de respostas de e-mails ou retorno, gerencie melhor o tempo e a rotina para que falhas assim não mais ocorram.

2 – Busque o feedback dos clientes (e use-o)

Ouvindo seus clientes e mantendo canais abertos para que entrem em contato, exponham suas dúvidas e dificuldades e deem sugestões, se torna muito mais fácil utilizar tais informações estrategicamente para construir bons relacionamentos e desenvolver soluções cada vez mais eficientes — e totalmente customizadas.

O feedback é, portanto, não só importante para que a empresa se autoconheça (enxergue com mais clareza onde estão seus pontos fortes e fracos) e consiga desenvolver produtos cada vez melhores e à altura do que o mercado pede, mas também para mostrar que se importa com os clientes de fato e não os considera apenas números. Essa impressão dará ao cliente maior credibilidade e imagem positiva da empresa, construindo uma reputação sólida e ajudando a manter um bom diálogo com seu público de interesse.

3 – Use a tecnologia como aliada para um atendimento personalizado

Uma ferramenta de CRM que automatize a gestão dos dados coletados dos clientes pode gerar lembretes ou avisos automáticos e ajudá-lo a lidar com eles de acordo com necessidades individuais, personalizando o atendimento (por exemplo, avisando-lhe sobre lançamentos de produtos sobre os quais o cliente já tenha manifestado interesse).

Um CRM pode ajudar também a estudar o histórico de relacionamentos e já propor soluções mais adequadas nas negociações ou atendimentos presenciais, e ajudar na abordagem digital, permitindo que sua empresa monte estratégias mais relevantes.

E então, você tem o precisa para oferecer um atendimento personalizado a seus clientes? Precisa de ajuda? Deixe um comentário e conte para nós!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: