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Vendas cruzadas: ter tempo para o cliente é fundamental

por: Afonso Bazolli
fonte: Marcelo Caetano
28 de setembro de 2016 - 18:07

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Por: Marcelo Caetano

As vendas cruzadas ou cross selling, de forma geral, criam dois benefícios para os vendedores:

1 – Aumento do tíquete médio

2 – Conhecimento para vender um novo produto com eficiência.

Persistência e resiliência para atingir os resultados são dois aspectos importantes do comportamento do profissional de vendas, mas o fator tempo tem um peso enorme. Para se concretizar vendas cruzadas, é importante tornar o mais produtivo possível o período que se passa com o cliente.

Faça um rápido exercício: observe sua planilha de controle de vendas e perceba que os clientes, em sua maioria, acabam fazendo pedidos semelhantes. Por isso, antes de entrar para sua próxima venda, monte uma proposta baseada nos relatórios anteriores.

Como fazer vendas cruzadas

Ao se sentar com o cliente, apresente seu levantamento pré-pronto. Fique tranquilo se ele não estiver totalmente certo, pois é comum a necessidade de alguns ajustes – em geral, com uma margem de 20%, os vendedores costumam prever de forma correta o pedido.

Com esse planejamento adequado, evita-se o tempo desperdiçado para anotar os pedidos, e as reuniões ganham espaço para apresentar novos produtos – o que é um dos aspectos essenciais do processo de venda cruzada, como você pode ler neste artigo –, contribuindo para construir os dois benefícios citados no início.

Como os clientes costumam perceber o passar do tempo nas reuniões, eles tentam resolver as compras em períodos mais curtos. Apresentar uma nova proposta ou produto no fim da reunião não tem o mesmo efeito de introduzir o assunto com espaço para se conversar e se explicar os benefícios e diferenciais.

Portanto, quando um vendedor passa parte do encontro anotando pedidos, ele diminui as chances de ouvir as necessidades do cliente e de encontrar meios para efetivar as vendas cruzadas. Posso dizer isso com convicção, já que essa percepção se baseia em consultorias realizadas, que identificaram o fator tempo como um dos principais inimigos dos vendedores e representantes no processo de diversificação dos produtos.

Ao transformar o tempo em seu aliado, os resultados vão vir com muito mais facilidade.

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