Sep
27

Como fazer uma apresentação de treinamento

por: Afonso Bazolli
fonte: Monkey Business
26 de setembro de 2017 - 18:07

Como-fazer-apresentacao-de-treinamento-televendas-cobranca

Uma apresentação de treinamento deve seguir alguns passos específicos para dar resultado, pois cada apresentação tem uma estrutura e objetivos diferentes.

Por: Marco Franzolim

Como fazer uma apresentação de treinamento? Quando o assunto é cursos e treinamentos, uma apresentação de qualidade deve ter algumas preocupações e características específicas para dar resultado. Uma apresentação de treinamento não pode ser semelhante a uma apresentação comercial ou institucional, por exemplo. Cada uma delas tem um comportamento, uma estrutura e um objetivo, essencialmente: uma apresentação comercial tem o objetivo de gerar vendas e a apresentação institucional de apresentar uma empresa para determinados públicos.

Uma apresentação profissional de treinamento tem o objetivo de informar, capacitar e motivar sua audiência. Assim, com essa informação em mãos, podemos definir o roteiro e a linha visual da apresentação. Para alcançarmos resultados com esse tipo de apresentação, precisamos também estudar seu público-alvo, e como se comunicar com ele de maneira eficiente. Ele é o ponto central da discussão, uma vez que temos a função de ensiná-los e capacitá-los sobre um determinado assunto. Portanto, faz toda diferença, em uma apresentação de treinamento, se o público tem dificuldades de compreensão daquele material, levando a apresentação a ser mais didática, ou se esse público é expert no assunto, criando uma certa resistência a novas abordagens, forçando a apresentação ser mais encantadora e convincente.

Criar uma apresentação de treinamento, para pequenas empresas ou multinacionais, passa longe de empilhar informações em slides. A arquitetura de informação dela, assim como a linha de roteiro que será utilizada, vão determinar o tom da apresentação e sua didática, como as informações devem ser passadas e em qual ordem e ritmo. Devemos pensar em como alcançar as informações finais da apresentação, passando e desdobrando do conteúdo dos slides iniciais, criando bons “ganchos” e conexões entre eles, para garantir um entendimento melhor e contínuo do conteúdo. Esse tipo de cuidado permite que a plateia se mantenha conectada e atenta à apresentação, do começo ao fim. Essa questão, em apresentações de treinamento, que geralmente são longas, é essencial para o sucesso do material.

Mas as preocupações de se criar uma boa apresentação de treinamento não param no roteiro. Elas aparecem também na criação da direção de arte da apresentação, onde deve-se criar slides com o visual certo para ajudar na comunicação desse conteúdo. A quantidade de informações por slides, o tipo de imagem usada, as animações entre os elementos devem ser trabalhadas para o entendimento completo do conteúdo. Tudo isso pensando com a cabeça do público-alvo: o que, visualmente, é mais confortável para o aprendizado deles.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: