May
08

9 dicas para procurar trabalho sem deixar o emprego atual

por: Afonso Bazolli
em: Vagas
fonte: Computer World
07 de maio de 2013 - 15:31

9-dicas-para-procurar-trabalho-sem-deixar-o-emprego-atual-televendas-cobranca

Candidatos que estão no mercado são tipicamente mais atraentes para os empregadores. Saiba o que é preciso para equilibrar seu trabalho atual e sua busca sem se prejudicar.

Por: Rich Hein, CIO/EUA

Procurar um novo trabalho requer tempo e esforço. Buscar oportunidades enquanto você ainda está empregado, de acordo com muitos especialistas, é a melhor abordagem. Além disso, a movimentação é mais atraente para recrutadores. No entanto, equilibrar o trabalho atual, a família e a busca por um novo trabalho pode ser cansativo e se você não tiver cuidado pode acabar se prejudicando.

Há inúmeros motivos para procurar um novo emprego. Talvez você sinta como se não houvesse mais espaço para crescer em sua empresa atual. Ou talvez você não suporte mais trabalhar com alguém da sua equipe. No entanto, antes de começar a enviar currículos certifique-se de ter pensado em alguns pontos antes.

“Fale sobre o que pode ser frustrante para você no trabalho e determine se há coisas que podem ser alteradas. Se você quiser mudar para uma filial, por exemplo, fale com seu chefe e verifique as opções”, orienta Chad Lilly, diretor de recrutamento da Lextech, empresa que desenvolve aplicativos móveis. É possível pedir transferência, trocar de departamento ou trabalhar remotamente? Há algo que você pode fazer para tornar seu trabalho mais agradável e gratificante?

Se a resposta for não, então vá, diz Roy West, CEO da Roy West Companies e cientista sênior da Gallup Organization. “Você deve ir silenciosamente, de forma rápida e não olhar para trás”, aconselha.

O que fazer depois de decidir ir em frente? Melhor dizer ao chefe? Como você lida com entrevistas e referências? Para ajudá-lo a encontrar essas respostas, a CIO falou com especialistas do setor para descobrir a melhor maneira de conduzir a busca por um novo emprego sem perder o atual.

1. Para quem contar sobre seus planos?

Nunca é uma jogada inteligente mentir para seu chefe, mas às vezes pode ser um mal necessário se você quiser garantir seu emprego. Algumas empresas têm uma política de deixar as pessoas ativamente buscar empregos. Mas outras não. Portanto, mantenha sua busca silenciosa.

“Em geral, é uma boa prática manter sua busca de trabalho silenciosa. Você realmente tem de confiar no relacionamento que tem com seu chefe para divulgar essa informação”, diz Lilly, que tem 16 anos de experiência no recrutamento no mercado de serviços.

Na verdade, diz Lilly, provavelmente não é sabido compartilhar sua intenção nem mesmo com colegas de trabalho. Um passo em falso de um companheiro de trabalho poderia prejudicar a sua reputação na empresa.

Donald Burns, estrategista de carreira executiva e coach, concorda. “Assim que a empresa descobrir que você está procurando um emprego, ela vai começar a articular sua substituição”, alerta.

2. Busque oportunidades na hora certa

Não é adequado realizar pesquisas na web sobre novas oportunidades durante o horário de trabalho. Essa atitude é antiética e você provavelmente não vai obter uma grande recomendação de seu chefe atual quando chegar a hora.

Além disso, se você está tentando manter sua caça discreta, esta é uma maneira comum de ser pego ou dar início a boatos. “Se o empregador descobre, ele pode até demiti-lo antes que você esteja pronto para sair”, diz Lilly.

Recrutadores entendem que a discrição é muitas vezes parte do processo e estão dispostos a fazer o que puderam para manter a busca em segredo, afirma Lilly.

3. Não use o e-mail ou o telefone da empresa

Se você quer mudar de emprego e está buscando oportunidades no LinkedIn ou BranchOut, não é adequado usar seus contatos profissionais atuais. Um e-mail ou telefonema inoportuno poderia alertar seu supervisor que você está pensando em sair.

Usar um endereço de e-mail de trabalho para suas contas de mídia social é também uma maneira de ficar trancado nos perfis quando você deixar o seu endereço de e-mail antigo ou desligar-se da companhia. A melhor saída é sempre cadastrar o e-mail pessoal.

4. O que fazer se seu chefe perguntar se você está buscando emprego?

Se o seu chefe perguntar se você está procurando, não minta. “A verdade é sempre o melhor caminho. No entanto, você corre o risco de ser demitido, dependendo do seu desempenho passado”, afirma Lilly.

Mas há formas de amenizar seu discurso. Veja um exemplo. “Muitas mudanças estão acontecendo aqui ultimamente eu não quero sair, mas eu estou um pouco nervoso só de pensar em um Plano B”, ensina Burns.

5. Não seja negligente com o seu currículo

Seja seletivo. Envie seu currículo para algumas pessoas estratégicas e explique que sua busca é confidencial. “Fazer ‘spamming’ com seu currículo é um mau negócio. Isso não funciona e se você está empregado atualmente, será facilmente descoberto”, diz West.

Lilly concorda e acrescenta. “Mantenha o seu perfil do LinkedIn atualizado, mas cuidado ao se conectar com os recrutadores. Sua rede toda pode ver e perceber que está em busca de novas oportunidades”, diz Lilly.

6. Não espalhe coisas negativas sobre seu atual empregador

Independentemente de sua situação, falar mal de sua empresa ou superior não vai ajudá-lo a conquistar um emprego. Na entrevista, é importante permanecer positivo.

“Diga a verdade”, aconselha Burns, “Algo mudou na empresa, ou você chegou a um ponto que foi tão longe que não há como ir além e não pode passar anos à espera de uma promoção. Certifique-se de que você nunca vai insinuar qualquer coisa negativa sobre seu atual empregador”, diz Burns. “Muitas pessoas conhecem e entendem essa regra, mas escorregam durante as entrevistas”, completa.

7. Como lidar com referências

Seu futuro empregador certamente vai buscar referências sobre você no mercado. Referências devem ser dadas apenas mediante consentimento, de acordo com West, e mesmo assim com a ressalva de que sua busca de trabalho é confidencial, por enquanto.

“Você deve ter ao menos três referências sólidas de diferentes empregadores”, aconselha Lily. “Um deles deve ser um supervisor ou gerente. Você só deve usar alguém do seu atual local de trabalho se confiar nele para que a informação não vaze”, completa.

8. Vender sua marca pessoal é mais fácil quando empregado

Por alguma razão psicológica ou analítica, os empregadores preferem contratar alguém que está trabalhando atualmente. “Um profissional é considerado mais desejável por potenciais empregadores se está em uma posição mais forte de negociação. Na verdade, alguns empregadores não gostam muito de contratar pessoas desempregadas”, afirma Burns.

Lilly concorda. “A vantagem é a percepção de que alguém os quer. Um candidato desempregado terá apenas uma vantagem se a posição realmente precisa ser preenchida imediatamente e tem as habilidades adequadas.”

9. Coloque-se na melhor posição

“Mesmo que um ‘déficit global de trabalho’ esteja atingindo proporções epidêmicas, um grande talento sempre terá opções e oportunidades”, diz West. Se você está trabalhando e pensando em se mudar, certifique-se de que fez a lição de casa e coloque-se na melhor posição para fazer um bom trabalho antes de sair.

Ao mesmo tempo, é importante manter-se focado e produtivo no seu trabalho atual. Os melhores funcionários sempre se esforçam para sair com um saldo positivo. Faça o melhor até deixar a empresa.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: