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Como atrair os olhares dos recrutadores na web

por: Afonso Bazolli
em: Vagas
fonte: O Globo
28 de fevereiro de 2013 - 21:46

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Especialistas mostram como o profissional deve agir na internet para se destacar e conquistar uma vaga

Se você está pensando em procurar um novo emprego este ano, ou se está desempregado e em busca de uma posição no mercado, fique alerta: para alguns profissionais, as regras mudaram. Novas tecnologias e mídias sociais alteraram o modo de alguns empregadores analisarem os candidatos. De acordo com artigo publicado no The New York Times, uma das mais importantes questões para aqueles que estão em busca de um emprego nos dias de hoje é: “o quão visível eu sou?”. Alguns empregadores sequer estão preocupados em postar as vagas em aberto, mas, muito pelo contrário, estão buscando via web o candidato ideal, afirma Barbara Safani, proprietária da Career Solvers, empresa de gestão de carreira de Nova York.

Hoje, não ter uma presença na internet pode acabar sendo prejudicial para qualquer profissional, alerta Barbara. Ela está entre aqueles que recomendam que os candidatos a emprego gastem algum tempo detalhando suas habilidades e experiências em redes sociais comerciais, como LinkedIn e Twitter, de modo a fazer com que seus nomes atraiam as ferramentas de busca. Se você quer se destacar on-line e chamar a atenção dos empregadores, confira os conselhos dos especialistas em carreira:

Ter um blog – Esta pode ser uma boa maneira de mostrar que você é um líder de pensamento, se especializa em alguma área e é um formador de opinião, melhorando a sua visibilidade profissional, diz Barbara. E considere o YouTube como uma forma de melhorar a sua busca, aconselha a proprietária da Career Solvers. Se o empregador se depara com um vídeo onde você dá uma palestra ou faz uma apresentação de treinamento, isso pode representar uma vantagem frente a outros candidatos.

Twitter – Mais e mais empresas estão usando o Twitter para divulgar vagas de emprego. Sendo assim, que tal utilizar o microblog para seguir recrutadores, líderes empresariais e empresas, aconselha Alison Doyle, especialista em busca de empregos da About.com. Segundo ela, curtir e compartilhar artigos, assim como compartilhar sua experiência no Twitter, pode ajudar a melhorar a sua reputação profissional.

Facebook – “Curtir” uma empresa pode significar receber a notificação precoce de vagas de emprego e outras notícias de interesse profissional. Mas as preocupações de privacidade podem tornar o Facebook uma armadilha, diz Alison. Certifique-se de quem está recebendo cada tipo de post, ou seja totalmente profissional no Facebook o tempo todo, aconselha a especialista. Segundo ela, é preciso estar atento com o que você coloca na rede ou o que seus amigos compartilham, pois gerentes de RH podem ver tudo o que é postado na maioria das redes sociais.

Networking pessoal ou on-line? – Embora considerado um pouco antiquado nos dias atuais, o networking pessoal ainda pode ser uma forma eficaz de se conseguir um emprego, mas o networking on-line tem sido um substituto à altura em muitos campos. Tanto Barbara como Alison dizem que o LinkedIn é uma das principais ferramentas da web para fazer tais conexões. O site oferece serviços premium mediante o pagamento de uma pequena taxa, mas quase todas as principais propriedades do site são gratuitas.

“Vale a pena gastar alguns minutos no site por dia fazendo novas conexões e atualizando seu perfil”, sugere Alison.

Solicitação de amizade – Para aumentar as chances de uma solicitação de “amizade” ser aceita nas redes sociais, especialmente por alguém que você não conhece pessoalmente, envie uma mensagem pessoal juntamente com o pedido, destacando pontos de interesse comum e alguns detalhes de seu perfil profissional, diz Nicole Williams, consultora que trabalha como especialista em carreira para o LinkedIn.

Ajuda para conquistar a vaga – Pedir a alguém de determinada empresa ajuda para conseguir um emprego nunca foi uma boa ideia, seja no LinkedIn ou em qualquer outro lugar. Compartilhar links e conselhos com pessoas de sua rede de amizades no LinkedIn antes de pedir um favor, como ser apresentado a um gerente de RH ou uma recomendação por escrito, aparecem em seu perfil. De acordo com Alison, se você está procurando por uma posição em particular, pode dizer algo do tipo: “Estou interessado neste emprego. Você tem alguma informação a respeito que possa compartilhar comigo?”. As pessoas vão ficar sabendo do seu interesse, sem você ser direto demais.

Aplicativos para celulares – Esteja ciente, também, de que um empregador pode estar vendo a sua página através de um telefone móvel. O tráfego móvel envolvendo a procura de emprego mais do que duplicou em 2012 em relação a 2011, afirma Rony Kahan, co-fundador e CEO do site de emprego Indeed.com. Então, é bom verificar como seu currículo ou carta de apresentação aparece nesses aparelhos. Os currículos, por exemplo, devem estar em formato PDF para que possam ser vistos nas variedades de aparelhos, como iPhone e Androids. Em tempos de aplicativos on-line, há uma linha de pensamento que sustenta que as cartas de apresentação são um desperdício de tempo, mas Alison discorda. Segundo ela, cartas de apresentação ainda são uma maneira de diferenciar-se da concorrência. E que o aumento de aplicativos via celular significa apenas que estas devem ser mais concisas e diretas para ser melhor visualizadas nos aparelhos móveis.

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Comentários (2)
  1. Obrigada pela ajuda.

    Celina Ferreira em 23 de maio de 2013 - 19:08
  2. Muito bom o artigo. Existe um numero bem expressivo de candidatos que não se utilizam de ferramentas da rede para se mostrar ( é o meu caso). E as empresas também não tem acesso a inúmeros talentos que poderiam fazer a diferença em sua empresa.
    A tecnologia avanõu muito nos últimos anos e as pessoas já não conseguem acompanhar, bem como as empresas especialistas em recrutamento e seleção não tem acesso a dados importantíssimos.

    Maria Francisca Reis em 03 de março de 2013 - 11:57

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