Feb
25
24 de fevereiro de 2014 - 18:02

Professor-de-harvard-da-dicas-de-como-negociar-uma-oferta-de-emprego-televendas-cobranca

Jovens profissionais têm medo de negociar ofertas de emprego e acabam aceitando qualquer coisa. Se você quer evitar isso, veja 6 coisas que você pode aprender com um professor da escola de negócios de Harvard

Para jovens profissionais iniciar uma negociação de trabalho é muito difícil. Porém, ainda que você esteja no início da carreira, isso não significa que você precisa aceitar qualquer coisa que apresentam a você. Para ajudar seus estudantes nessa área, o professor Deepak Malhotra, da Harvard Business School, dá dicas valiosas sobre negociar uma oferta de emprego. Veja 6 coisas que você pode aprender com ele:

1. Faça o outro lado acreditar que você merece

Acreditar que você merece não é suficiente, seu pedido deve ser crível e justificável para a outra parte. Por isso, não peça algo sem oferecer uma boa explicação de por que você merece aquilo e sem mostrar que é algo legítimo para se pedir. Além disso, você precisa manter em mente que essas pessoas precisam gostar de você. Eles precisam querer fazer isso por você, portanto, seja gentil e solícito.

2. Ajude-os a justificar o tema para os superiores

Não importa quanto alguém quer fazer algo por você, essa pessoa não poderá desrespeitar seus superiores. Por isso, antes do processo de negociação dedique tempo descobrindo onde essa pessoa pode ser flexível. Basicamente, você precisa entender o que ela pode oferecer.

3. Deixe-os acreditar que podem ter você

A outra parte pode se sentir pressionada a contratá-lo se acreditar que alguém pode fazer isso antes deles. Porém, eles também precisam acreditar que têm uma chance real de ter você na equipe. Ninguém vai brigar para adicionar você ao time se acreditar que a chance de ouvir uma recusa é maior do que a de ouvir um “sim”

4. Conheça a outra parte

Em geral as pessoas acreditam que negociações são sobre convencer a outra pessoa a pensar como você quer, mas a verdade é que para realizar uma boa negociação é essencial entender a pessoa e o que ela quer. Saiba quem é ela, de que ela gosta, quais são os interesses dela, etc.

5. Negocie múltiplos interesses simultaneamente

Se você recebeu uma oferta e tem certas dúvidas a respeito, traga todas à tona na mesma reunião. Não liste pequenas coisas para serem discutidas em momentos diferentes do dia ou em diversas reuniões. Além disso, diga o que é mais importante para você. De outra maneira, o empregador pode acreditar que você está de acordo com todas as propostas enquanto você se sente pressionado por elas.

6. Entenda o significado por trás da discussão

Existe sempre uma razão para que um empregador pergunte coisas a você. Para responder de maneira adequada, entenda o que ele está querendo a partir daquilo. Não se prenda ao sentido literal daquilo que ele está perguntando, entenda o que ele quer descobrir.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: