Feb
03

10 dicas de como vender seguros e bater suas metas!

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Agendor
02 de fevereiro de 2025 - 12:02

10-dicas-de-como-vender-seguros-e-bater-suas metas-televendas-cobranca-3

Como vender seguros: 10 dicas de venda de seguros que você precisa conhecer

Se você costuma ler nosso blog, percebeu que, para saber como vender, algumas técnicas de venda de seguros são as mesmas que para outras modalidades de serviços ou produtos:

encantar, isto é, surpreender o cliente positivamente;

usar as ferramentas corretas, como um sistema CRM;

mostrar o valor de adquirir a solução oferecida, no caso, uma apólice de seguros.

Veja, a seguir, 10 dicas de vendas de seguros que vão fazer a diferença em seu dia a dia!

1. Conheça o mercado de seguros

Pode ser praticamente impossível vender qualquer coisa, principalmente para quem trabalha em empresas B2B, sem conhecer profundamente seu mercado de atuação.

Faça a lição de casa e saiba a posição que sua empresa ocupa no mercado, qual seu market share e a força de marca.

Saiba quem são seus maiores concorrentes e quais os diferenciais de seus produtos. Que empresa vende mais barato? Quais têm produtos de alta qualidade? Quais têm o melhor atendimento?

Não há como vender seguros sem poder explicar ao cliente de que maneira sua empresa é a melhor opção do mercado para ele!

2. Defina alguns segmentos de atuação, seus clientes ideais

É muito difícil vender para “qualquer empresa”.

Estude as características dos seguros de sua empresa e verifique quais áreas de atuação empresarial mais se adéquam a eles.

Por exemplo: se seguros de grandes aeronaves são um produto que não é a especialidade de sua empresa, talvez não seja uma boa ideia procurar clientes nesse ramo.

Mas, se você tem bons seguros para frotas corporativas, empresas que contam com muitos vendedores ou técnicos fazendo visitas externas podem ser bons clientes para você.

Estude também o porte dessas empresas, número de funcionários, faturamento e outros dados que podem tornar a sua prospecção de novos clientes mais efetiva.

3. Conheça as verdadeiras necessidades desses clientes

O que seus clientes precisam de verdade? Após o primeiro contato, é crucial demonstrar o valor de sua solução em seguros. Você precisa mostrar como ela ajudará seu cliente a reduzir custos, aumentar receitas ou diminuir riscos.

Uma forma de mostrar valor para o cliente é usando a equação de valor para o cliente.

4. Seja conhecido como “o cara” que entende de seguros

Saiba absolutamente todos os detalhes sobre os seguros de sua empresa. Seja reconhecido como um grande expert na área.

Faça com que quando algum conhecido seu ouvir a pergunta:

— Você conhece algum bom corretor de seguros?

Ele responda imediatamente:

— Eu conheço “o cara”!

E esse cara, claro, é você!

5. Crie uma rede de contatos

Fez a fama? Aproveite e crie uma rede de relacionamentos.

Use ferramentas de marketing digital, como mídias online, blogs e fóruns, e publique conteúdos úteis para seu público. Textos informativos e relevantes. Nada de propaganda de sua empresa: esbanje bons conselhos e dicas!

Pense bem: como vender seguros se você não conhecer muita gente e mostrar para elas todo seu conhecimento nesse ramo?

6. Fique atento às novidades da área

Um setor altamente regulamentado, como o de seguros, pode sofrer mudanças importantes ao se editar uma nova lei.

Por isso, assine boletins, acompanhe blogs, faça parte de associações e esteja sempre muito bem informado!

7. Use a tecnologia a seu favor

Você viu que tem muita coisa para fazer?

Use softwares de organização de tarefas, aplicativos no celular e outras tecnologias específicas, como ferramentas de CRM, e tenha todas as informações que precisa na palma de sua mão.

8. Trabalhe com um funil de vendas

Se você tem muitos clientes, fica difícil saber, de cabeça, em que etapa do processo de venda se encontra cada um deles.

Com ajuda de um funil de vendas, você saberá quem está prospectando, quem vai visitar, apresentar a empresa, fazer uma proposta, negociar ou fechar um negócio.

9. Follow-up é fundamental!

Esquecer de retornar um telefonema ou enviar um e-mail com informações pode acabar com uma venda que era certa!

E, na área de seguros, em que confiança é fundamental, isso é ainda mais grave.

Por isso, esteja sempre acompanhando seu relacionamento com os clientes e não deixe passar nenhum compromisso. Mais uma vez, um bom software de CRM para corretoras de seguros pode ajudar bastante.

Um ótimo exemplo de ferramenta do tipo é o Agendor. Com ele, você consegue criar um calendário completo de atividades e ainda configurar lembretes, para não perder nenhuma reunião ou ligação importante.

No mais, o Agendor também permite que você gerencie seu funil de vendas e suas metas, tudo de um só lugar.

E sabe qual é a melhor parte? Você pode testá-lo gratuitamente hoje mesmo! Comece a usar e veja como o Agendor pode te ajudar a vender mais!

10. Não abandone seus clientes após fechar a venda

Uma das dicas de venda de seguros que nunca se pode esquecer é que você se tornou um consultor de vendas para seu cliente.

Sempre que ele quiser usar o seguro, a primeira pessoa para quem ligará é você. Ainda que sua empresa tenha uma plataforma de atendimento ao cliente com outros atendentes mais capacitados sobre alguns detalhes técnicos e burocráticos, não deixe de dar a atenção que seu cliente espera de você.

Ligue e envie e-mails perguntando se está tudo certo e se as coisas se resolveram como ele queria.

Dessa forma, será muito mais fácil renovar os contratos e, quem sabe, vender outras modalidades de seguros para esse cliente.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: