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10 maneiras de multiplicar seu faturamento com a ajuda do Whatsapp

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Administradores.com
28 de julho de 2019 - 12:02

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O aplicativo se consolidou não só como o meio mais popular de comunicação individual, mas também na ferramenta mais eficiente para marcas, profissionais e organizações públicas

A comunicação mobile se consolidou há pouco tempo, mas já dita as regras na internet. Empresas que não investirem em estratégias eficientes de comunicação via dispositivos móveis tendem a perder clientes e consequentemente espaço. Já não basta apenas criar uma página no Facebook e um perfil no Instagram para ter presença digital. É preciso ir mais longe e desenvolver um relacionamento com o cliente onde ele mais está. E esse lugar é o Whatsapp. Por quê?

“Porque é o único meio de alcançar pessoas em qualquer lugar, a qualquer hora do dia ou da noite. Pintou aquela bolinha verde, assim que você sair da reunião, desligar o telefone, for almoçar, atender seu filho, parar o carro, tomar um café, ir ao banheiro, estiver na fila de um banco, dentro de um ônibus ou trem você vai ler”, acredita Ricardo Barbosa, Coordenador Nacional da WhatsDay, empresa que presta serviços de mensagens através do app WhatsApp.

O mensageiro instantâneo já conta com mais de 1 bilhão de usuários, sendo 120 milhões deles apenas no Brasil, o segundo país no mundo em número de clientes, segundo pesquisa da Conecta/Ibope.

Ao todo, os usuários dedicam pelo menos 84 minutos por dia ao app, sendo 77% do acesso feito em casa ou no trabalho. O app de mensagens já é mais relevante que outras plataformas mais antigas como o Facebook (79%), além do Youtube (60%) e Instagram (37%). Na pesquisa do Ibope, WhatsApp apareceu com 93% de relevância.

Além disso, o WhatsApp foi considerado mais importante do que apps utilizados em áreas educacionais, empresariais e de entretenimento, como Google, Gmail, Snapchat e todos os aplicativos de bancos que funcionam no Brasil. Com isso, o app passou a ser utilizado por diversas empresas como uma ferramenta de contato com o cliente, seja na venda ou no atendimento. Por outro lado, empresas se especializaram em prestar serviços através do WhatsApp, como é o caso da WhatsDay.

Empresa pioneira o WhatsDay, desde 2014, vem desenvolvendo soluções empresariais no WhatsApp. Ela trata do gerenciamento da informação, organizando e sistematizando a comunicação entre empresas e seus diversos públicos.

“Com ferramentas exclusivas e um banco de dados de mais de 200 milhões de números móveis atualizados, a WhatsDay é considerada a maior empresa do Brasil em comunicação via Whatsapp”, revela Barbosa.

Abaixo você confere uma lista com dez motivos para utilizar o WhatsApp em seus negócios, elaborada em parceria com o WhatsDay:

1) Prospecção

O número do celular de um usuário não é algo impossível de se descobrir. Diversas empresas pedem o contato em cadastros e outras solicitam o número em serviços específicos, como, por exemplo, para conectar ao Wifi de um determinado local. Com isso, empresas podem aproveitar a informação e oferecer serviços ou produtos conforme a localização e o interesse específico daquele cliente. Em um festival, por exemplo, clientes podem receber alertas e promoções específicas em seus celulares durante a realização do espetáculo.

“No Whatsapp é possível trabalhar exclusivamente com seu público-alvo primário reduzindo investimento e otimizando resultados. Para segmentar seu público-alvo primário você precisa saber se quem compra mais são homens ou mulheres, estreitar o máximo a faixa etária consumidora, definir estado civil, se são pessoas com ou sem filhos, localização e renda individual ou familiar. Esse conjunto de informação é vital para o sucesso da sua campanha. Hoje é possível também filtrar empresas por CNAE, porte e faturamento e até mesmo pessoas por profissão.”, explica o especialista do WhatsDay.

2) Fidelização

Caso o cliente seja conquistado e seu contato armazenado na plataforma, é possível programar uma série de benefícios no intuito de fidelizá-lo. Por exemplo: se o seu cliente compra uma TV, a empresa pode oferecer um sistema de som ou de antenas através do WhatsApp, ao mesmo tempo que felicita o comprador pelo produto adquirido.

“Além de ações promocionais e de vendas, gerar conteúdo pertinente é fundamental para manter o cliente engajado e compartilhando informações. Deixe de lado produções e criações rebuscadas, pegue o celular faça você mesmo um vídeo com dicas e curiosidades sobre sua empresa, produtos e serviços, coisas que não estão nos vídeos institucionais, materiais impressos e online, aquilo que o torna diferente dos concorrentes. Essa é a magia do WhatsApp”, orienta o coordenador nacional do WhatsDay.

3) Relacionamento

Pelo WhatsApp é possível montar toda uma rede de suporte ao cliente, seja no pré, durante ou no pós venda, construindo assim um relacionamento com toda a comodidade do app mais utilizado pelos brasileiros.

4) Geração de vendas

Entre outras coisas, o WhatsApp permite a filtragem de pessoas por interesses, sexo, idade, localização e assim identificar grupos de interesse e investir em campanhas e descontos específicos para este possíveis compradores. Essas são apenas algumas das várias possibilidades que o app permite aos seus administradores.

5) Marketing

A ferramenta é uma ótima opção para quem quer lançar algum produto e não tem grandes verbas para comerciais na TV, por exemplo. Por ser bastante popular, um simples link ou imagem espalhada pelo WhatsApp pode ter um alcance muito superior que os modelos tradicionais de marketing.

6) Relatório mensal

Algumas ferramentas oferecem recursos como a entrega de relatórios mensais sobre os usuários e as mensagens enviadas. Na WhatsDay, por exemplo, o contratante recebe um relatório completo com a lista de celulares que receberam a mensagem programada, além das respostas enviadas pelos clientes, o horário e o tipo de público. O recurso melhora a percepção da empresa sobre o seu público e mostra a efetividade do serviço de acordo com a proposta.

7) Sorteios

É comum vermos sorteios no Facebook ou no Instagram. Agora também é possível dentro do WhatsApp, através do número de usuário cadastrado, gerando expressiva lembrança de marca.

8) Pesquisas de satisfação

Através do WhatsApp é possível consultar a satisfação dos clientes sobre o produto ou serviço disponibilizado através de links externos, acessíveis por meio da plataforma. Com isso, empresas podem evitar que e-mails de pesquisas de satisfação sejam jogados na caixa de spam de seus usuários. Além disso, é possível agradecer ao cliente e conquistá-lo com pequenas ações dentro da plataforma.

“Você já teve aquela sensação de se sentir valorizado por uma empresa? Esse sentimento só ocorre após a venda, quando você recebe aquele agradecimento demonstrando o quanto você é importante e o quanto a empresa preza pela sua constante presença. Normalmente recebemos um e-mail, um impresso, uma abordagem fria. Seja grato ao seu cliente que comprou hoje, comprou a 1 mês, 1 ano, 5 anos. Envie um áudio ou vídeo, ou até mesmo um texto com o nome do seu cliente falando o quanto ele é importante. Ele vai compartilhar essa informação”, indica Barbosa.

9) Atendimento ao consumidor

Com o WhatsApp você alcança as pessoas onde quer que elas estejam: na correria do trabalho, durante as refeições, em trânsito, qualquer hora do dia ou da noite. Com isso, o atendimento ao consumidor não fica limitado ao pouco tempo livre que ele possa ter, já que a troca de informações pelo app pode ser feita com facilidade e rapidez. Além disso, o atendimento por telefone evita um problema típico enfrentado nos SACs: o tempo perdido pendurado em linhas telefônicas convencionais.

10) Flexibilidade na comunicação

O WhatsApp permite o envio de mensagens de texto, imagem, áudio, vídeo, gifs animados e arquivos de leitura como PDF. Isso facilita a interação e a troca de informações entre cliente e empresa. Em alguns momentos, o envio de áudios pode gerar uma confiança extra para clientes inseguros e em dúvida, flexibilizando o atendimento.

“Além dos segmentos tradicionais como hotéis, shoppings, parques temáticos e empresas de varejo, hoje já existem cases até de empresas de cobrança. Se você tem uma vantagem ou oportunidade para seu cliente, o único meio com 100% de garantia de leitura é o WhatsApp”, finaliza o Coordenador Nacional do WhatsDay, Ricardo Barbosa.

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