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15 de novembro de 2020 - 12:01

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Quando se pensa em como vender pelas redes sociais, o Facebook não pode ficar de fora de sua estratégia de vendas.

Afinal, o Brasil é o terceiro país com mais usuários no Facebook, são 130 milhões de brasileiros cadastrados na plataforma.

No mundo, são nada menos que 2 bilhões e 320 milhões de usuários, sendo 300 milhões na índia e 210 milhões nos Estados Unidos.

Portanto, não faz sentido algum para quem quer aprender como vender pelas redes sociais ficar de fora dessa imensa base de leads.

Neste post você vai ver como vender produtos pelo Facebook seguindo 7 dicas simples e objetivas. Algumas bastante básicas, mas muito importantes, e outras mais complexas.

7 dicas de como vender pelo Facebook

1. Use uma fanpage, não um perfil!

Esta pode parecer uma dica muito básica, mas a verdade é que muita gente não sabe a diferença entre fanpage e perfil no Facebook.

O perfil é a sua conta pessoal, onde você posta aquelas imagens, vídeos e textos que quer compartilhar com seus amigos e conhecidos.

A fanpage é uma página comercial, destinada a empresas. E quando você usa uma fanpage, tem muito mais recursos disponíveis para fazer vendas pelo Facebook.

Se você criou por engano um perfil para sua empresa, é possível transformá-lo em uma fanpage.

Acesse a central de ajuda do facebook e saiba mais: Por que é muito criar uma Página no Facebook para seu negócio

2. Não esqueça do básico: imagem de capa e descrição

Outro ponto também básico, mas que muitos não se dão conta, é que a fanpage tem uma série de elementos que precisam estar completos.

A começar pela imagem de capa e pala imagem que fica ao lado dela, em que a maioria das pessoas coloca o logo da empresa.

Além disso, complete as informações sobre a sua empresa, como endereço, horário de funcionamento, ofertas, produtos e muito mais.

Assim, sua fanpage será mais bem ranqueada pelo Facebook e mais fácil de ser achada pelos clientes.

3. Faça postagens interessantes, não apenas propaganda de seus produtos

Não existe erro maior ao tentar fazer vendas pelo facebook do que encher a fanpage com postagens sobre seus produtos, promoções e ofertas.

Não é dessa forma que você vai conseguir fãs e clientes para sua fanpage. É preciso fazer postagens que sejam úteis e relevantes para seu público-alvo. Assuntos de seu interesse e que possam ajudá-lo de alguma forma e relacionados de alguma forma com sues produtos e serviços.

Por isso, faça, no máximo, 10% de postagens com promoções ou “propaganda” de seus produtos ou serviços.

4. Saiba usar a segmentação, seja para anúncios ou postagens

Seja na hora de fazer anúncios ou mesmo de impulsionar uma publicação, o Facebook permite que você use uma série de filtros como região, idade, estado civil e outros.

Além disso, você pode até usar palavras-chave que vão te ajudar a identificar os público ideais para seus posts ou anúncios, “copiar” as características do perfil dos fãs de uma fanpage que te interessa e até mesmo usar uma lista de clientes para que o Facebook simule uma segmentação com características semelhantes as dos perfis desses clientes.

Esta página de ajuda do Facebook será muito útil para você: Central de ajuda de anúncios

5. Divulgue o conteúdo do seu blog

Uma dica de como ter sempre postagens interessantes é criar chamadas para postagens de seu blog.

Assim, você aproveita melhor esse conteúdo, oferece algo relevante para seus fãs e, além disso, ajuda a divulgar seu blog.

6. Facebook Lead Ads: captação de leads!

Uma incrível ferramenta para captar leads para seu negócio e que poderão ser mais bem trabalhados pela equipe de vendas é o Facebook Lead Ads.

Trata-se de um formato especial de anúncio que já inclui um formulário de captação de leads.

Confira os detalhes aqui: Anúncios de geração de leads

7. Use robôs no Messenger, existem ferramentas gratuitas!

Se você acha que usar chatbots no facebook Messenger é algo complexo, caro e muito difícil de se realizar, saiba que está enganado!

O ManyChat é uma ferramenta criada especialmente para que você desenvolva de forma intuitiva e ágil uma série de estratégias de vendas no Facebook Messenger. Além de potencializar sua atuação comercial, também é possível programar esses robôs para fazerem atendimento ao cliente.

Assim, você cria respostas automáticas para determinadas perguntas feitas por esse canal no Facebook.

Mas, se programado de forma inteligente, o chatbot também pode auxiliar em vendas no Facebook. Assim, ele indica as páginas e links ideais para determinados perfis de clientes, aumentando a conversão de vendas.

Além disso, a funcionalidade chamada de broadcast permite segmentar o envio de mensagens programadas para perfis de clientes, com ofertas criadas sob mediada para eles, por exemplo.

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