Mar
31

5 melhores práticas na construção do funil de vendas

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Nectar CRM
30 de março de 2020 - 17:01 - atualizado às 17:34

ERC0KW-g

Muitas empresas que estão começando, alinhando ou estruturando o processo comercial, acabam se deparando com o desafio de construir um funil de vendas.

Mas o que significa funil de vendas? Como isso me ajuda na gestão comercial?

No presente artigo, iremos discutir sobre o que é um funil de vendas e, principal, 5 melhores práticas para a construção de um funil de vendas de sucesso.

Confira!

O que é um Funil de Vendas?

5 melhores práticas para a contrução de um Funil de Vendas

1- Defina seu ICP (Ideal Customer Profile)

2 – Defina o topo do seu funil. Uma das etapas mais importantes!

3 – Defina as próximas etapas/passos

4- Confie piamente em seu funil de vendas

5 – Execute as etapas/processos atrelados ao funil de vendas

Erro mais comum na estruturação e definição de um Funil de Vendas

Qual o próximo passo?

O que é um Funil de Vendas?

São vários os sinônimos para funil de vendas como processo comercial, processo de vendas, etapas de vendas, entre outros, porém o que melhor define é a “Jornada do cliente”.

Jornada de cliente resume pois um funil de vendas nada mais é que a estruturação de todas as etapas e tratativas feitas com o Lead/Cliente até a compra do seu produto. Desde à conexão até ao fechamento!

Se você ainda não tem um funil de vendas e quer começar a construção agora, recomendo muito esse artigo sobre a metodologia do Sales ModelCanvas. Basta clicar aqui.

5 melhores práticas para a contrução de um Funil de Vendas

Com a definição de funil de vendas em mente, está na hora de sentar e construir um funil que se adeque à realidade de sua empresa.

1- Defina seu ICP (Ideal Customer Profile)

Ter o seu perfil ideal de cliente, é essencial para a criação e estruturação de um funil de vendas e de uma máquina de vendas.

Entender como o seu Lead se porta, o que consome, qual tipo de empresa que a sua solução atende, os tipos mais comuns de dores que a sua solução resolve…enfim, com um bom ICP levantado, a criação de um funil se torna mais fácil.

2 – Defina o topo do seu funil. Uma das etapas mais importantes!

Imagine um funil, daqueles de coar café. Imaginou? Certo. Perceba que o topo dele é a parte com maior abertura da peça.

Essa abertura é o topo do seu funil. É por onde seus Leads entrarão para começar a interação com sua empresa/produto.

A melhor prática aqui é definir por onde e como seus Leads entrarão no topo de seu funil. É através do website? É através de listas de prospecção? Precisa ser online?

Vale pontuar que: independente de onde eles virão, os Leads DEVEM ter a melhor experiência possível, o que, consequentemente, resultará em uma taxa de conversão maior.

3 – Defina as próximas etapas/passos

Com os dois pontos anteriores definidos, é bom estruturar os próximos passos que se enquadram na realidade de sua solução/empresa e as interações que o Lead terá durante o processo de compra de sua solução.

Essas definições, levando em consideração o ponto de vista do Lead, trarão um menor risco de baixa taxa de conversão para o seu funil, será mais simples e fácil mapear e contornar possíveis objeções e também tornará a vida do vendedor mais fácil com etapas e ações definidas a serem realizadas.

4- Confie piamente em seu funil de vendas

O funil de vendas, como foi falado anteriormente, é um processo de vendas. Confiar no processo comercial, é algo extremamente importante para qualquer operação.

O processo (funil de vendas) existe para evitar riscos e aumentar, da melhor maneira possível, a taxa de conversão.

Com isso em mente, entenda que, não é possível você retroceder etapas do seu processo. Não existe tirar um Prospect e o tornar Lead, para ser trabalhado novamente.

Isso irá desgastar a pessoa que está dentro do seu funil e que, consequentemente, diminuirá, e muito, a sua possibilidade de conversão.

Sendo assim, defina bem os gatilhos para a passagem de cada etapa e mova os clientes no tempo certo.

5 – Execute as etapas/processos atrelados ao funil de vendas

Posteriormente a definição e estruturação do funil de vendas, está na hora de colocar a mão na massa.

A execução do funil de vendas, leva a excelência em entendimento do Lead, em como contornar as maiores objeções durante cada etapa e, principalmente, qual a melhor tratativa em cada segmento em que o Lead se encontra dentro do processo.

Erro mais comum na estruturação e definição de um Funil de Vendas

O maior erro durante a estruturação de um funil de vendas é a falta de visão do teu cliente. Em outras palavras, criar um funil em que o cliente não seja o centro, é FURADA!

Todo o processo, todas as etapas e todas as interações, devem ser pensadas na perspectiva do Lead/Cliente.

Imagine como o Lead se comporta em cada etapa, como pensa e como ele poderia agir, melhor ainda que isso, é se colocar no lugar dele(a). Os melhores funis/processos, tomam em conta a visão do Lead durante toda as abordagens.

Qual o próximo passo?

Com um funil de vendas definido e alinhado, vale ressaltar que é necessário e um dever ele ser executado fielmente e de forma pragmática.

Um processo executado ao pé da letra, nos traz uma gama de informações que são extremamente importantes para a lapidação do processo comercial e para evitar erros futuros ou outros já cometidos. E, principalmente, reduz o risco de forma considerável, sempre procurando a melhor taxa de conversão.

Com tudo isso dito, vale falar que por trás de todo bom vendedor, existe um funil de vendas bem estruturado.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: