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25 de agosto de 2015 - 18:07

6-oportunidades-mercadologicas-e-o-que-sua-empresa-pode-ganhar-com-elas-televendas-cobranca

Por: Júlio Clebsch e Raúl Candeloro

Até meados da década de 90 do século passado, pesquisar tendências de consumo não fazia muito sentido. Com taxas mensais de inflação beirando os 50% ao mês, mais importante para as empresas era pensar em como chegar saudável ao fim do mês do que imaginar o que iria acontecer ao fim de um ano ou nos próximos cinco. Com o advento do Plano Real, isso mudou. Hoje, pensar estrategicamente e pelo menos a médio prazo, faz toda a diferença. Ainda mais se considerarmos as infindáveis inovações tecnológicas.

Como a edição deste mês é sobre planejamento, vamos falar a respeito de um site que acompanhamos atentamente: Trendwatching (www.trendwatching.com). De origem inglesa, a Trendwatching é uma empresa de tendências independente e com opinião própria, que desde 2002 examina o mundo todo em busca das tendências de consumo mais promissoras, fornecendo insights e ideias práticas para as empresas.

Os estudos mais recentes da Trendwatching revelaram 6 grandes oportunidades mercadológicas – as quais descreveremos a seguir – oriundas de novas atitudes e necessidades dos consumidores que, talvez, possam revolucionar a maneira como você vende seus produtos ou serviços. São elas:

1. GUILT-FREE STATUS – Numa tradução/adaptação: “livrar-se da culpa”.

Um número crescente de consumidores já não pode mais fugir da consciência dos danos causados por seu consumo: ao planeta, à sociedade, ou a si mesmos. Mas uma mistura de indulgência, vício e condicionamento faz com que a maior parte das pessoas ainda não seja capaz de mudar, substancialmente, seus hábitos de consumo. O resultado? Uma espiral de culpa sem fim.

Como aproveitar-se dessa tendência? Os produtos que sua empresa vende devem comunicar aos consumidores que são sustentáveis e socialmente responsáveis.

2. CROWD SHAPED – Numa tradução/adaptação: “formatado por multidões”.

Cada vez mais, pessoas vão reunir seus dados, perfis e preferências em grupos (pequenos e grandes) para dar forma a novos bens e serviços.

Como aproveitar-se dessa tendência? Novos produtos e serviços devem estar adaptados de acordo com as preferências ou comportamentos agregados desses grupos de consumidores e da maneira como são expressados por meio de seus dados. As mídias sociais, o comércio eletrônico e os históricos de compras permitem isso.

3. MADE GREENER BY/FOR CHINA – Numa adaptação livre: “feito melhor pela China”.

Essa mudança será impulsionada pelas iniciativas incansáveis e em larga escala da China para tratar de enormes desafios ambientais como energia, transporte e construção, entre outros. Na verdade, a ideia entre muitos consumidores no mundo todo de que as marcas chinesas ficam para trás no quesito ecologia talvez seja uma das últimas grandes vantagens competitivas de que as marcas “ocidentais” ainda desfrutam. Quando esse preconceito for derrubado, uma das últimas barreiras que afasta as marcas chinesas dos consumidores globais cairá por terra.

4. MYCHIATRY – Numa adaptação livre: “minha-psico”.

Os consumidores vão cada vez mais ver seus smartphones como aparelhos que fornecem assistência total a seu estilo de vida. Técnicas aprimoradas de “auto-tratamento”, desenvolvimento em tecnologias de detecção de estresse e a penetração quase total dos smartphones em vários mercados, mostram que os consumidores vão cair de boca em inovações que ajudem a acompanhar e melhorar o bem-estar mental.

Será que você não pode oferecer algum aplicativo que ajude a melhorar a qualidade de vida de seu cliente?

5. NO DATA – Numa adaptação livre: “nada de preencher cadastros”.

Um grande desafio das empresas vai ser encontrar equilíbrio entre os benefícios reais da coleta e utilização de dados (recomendações, vendas cruzadas, personalização, visitas e páginas visitadas, etc.), e conquistar a confiança de consumidores cada vez mais receosos de terem seus dados capturados pelas empresas.

Isto tudo leva a oportunidades para marcas que simplesmente oferecem ótimos serviços ao mesmo tempo que, orgulhosamente, deixam de coletar dados pessoais (e fazem muita propaganda deste fato).

6. INTERNET OF CARING THINGS – Numa adaptação livre: “a internet das coisas que cuidam”.

Tudo que “objetos conectados” possam fazer pelos consumidores – seja monitorar ou aprimorar a saúde, ajudá-los a economizar dinheiro ou a executar tarefas – será recebido com alegria nos anos que estão por vir.

Você já ouviu falar de roupas inteligentes que informam a temperatura ambiente, geladeiras que lembram a hora de comprar mais leite ou carros que dispensam motoristas?

Não existe uma pílula mágica que nos permita saber qual será o produto que revolucionará o mercado de consumo nos próximos anos. Ninguém jamais imaginou, antes que fosse inventado, o iPad. O que podemos fazer é tentar perceber rapidamente o que está movendo o consumo, quais são as novas necessidades e como o comportamento do consumidor está se alterando. Para isso, você tem sempre de estar bem informado, concorda? Então, nós recomendamos que a partir de 2015, você e sua empresa incluam a coleta de informação útil no planejamento estratégico de sua empresa.

Para saber mais sobre a Trendwatching, viste o site www.trendwatching.com e cadastre-se para receber periodicamente informações sobre tendências e comportamento do consumidor.

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