Aug
20

Apresentação comercial: mantenha a sua atualizada!

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Monkey Business
19 de agosto de 2018 - 14:03

Apresentacao-comercial-mantenha-atualizada-televendas-cobranca

Apresentação comercial: a sua está atualizada? Hoje a realidade das empresas mudam todo dia e manter sua ferramenta de prospecção sempre atualizada é um grande desafio.

Sabe aqueles problemas que passamos cotidianamente nas empresas e que rendem um frio na espinha? Uma apresentação comercial desatualizada pode ser um deles. Veja:

“Alô?”

“Leandro? Tudo bem? É o Jorge. Temos um possível cliente que gostaríamos de enviar uma proposta, preciso enviar nossa apresentação comercial a ele, poderia me mostrar onde está?”

Leandro pensou por alguns segundos, não sabia o que responder. Eles até tinham uma apresentação comercial, mas ela estava mais desatualizada que revista de consultório médico. Do outro lado da linha, seu chefe estava esperando uma resposta e ao decorrer dos segundos, que mais pareciam horas, a tensão daquela ligação aumentava.

Tinha de dar uma resposta, teria de assumir que não mexiam na apresentação há séculos.

Já que nenhum dos dois falava nada há alguns segundos, Jorge decidiu quebrar o gelo:

“Leandro?”

“Ah, sim, chefe. Para quando precisa?”, respondeu torcendo para que ele dissesse que o prazo era para quando encontrassem vida em Marte.

“Para agora. Pode me enviar?”

Leandro engoliu a seco e sentiu um arrepio sinistro na espinha. Da última vez que sentira o mesmo arrepio, o Brasil perdeu de 7×1 para a Alemanha durante a semifinal da Copa do Mundo em 2014. Era um pressagio. Reunindo forças, respirou fundo e contou ao chefe o seu problema:

“Então, chefe, sabe o que é? Nossa apresentação comercial está, digamos, um pouco desatualizada”.

“Quão desatualizada está?”, retrucou Jorge, com um tom preocupado na voz.

“Sabe quando o computador está com 32 atualizações pendentes?”

“Sei”

“Então, ele está mais atualizado que nossa apresentação comercial”.

“É, então temos um problema. Consigo negociar com o cliente, mas preciso dessa apresentação atualizada ainda hoje, ok?”

“Ok, chefe. Já vou agilizar isso”.

“Obrigado”.

Leandro colocou as mãos na cabeça e desejou ter uma bacia d’água para enfiar a cara e gritar bem alto. Teria de abrir a apresentação comercial e, não apenas atualizar as informações, seria importante dar um novo visual, um novo olhar.

Uma apresentação comercial é praticamente o ponto de partida para todo consultor, empresário ou executivo de vendas. É a partir dela que toda a retórica de convencimento será construída para fechar o negócio com o cliente em potencial.

Leandro sabia muito bem disso, mas com a correria do dia a dia acabou se esquecendo de atualizar a principal ferramenta para atrair novos clientes para a empresa.

Abriu o documento e começou a entender o tamanho do problema. Avançou slide por slide e teve uma súbita vontade de chorar. Aquela apresentação era mais maçante do que os últimos filmes do Steven Spielberg, “nossa ele perdeu a mão, né?”, pensou. “Foco, Leandro, Steven Spielberg é assunto para outro momento, vamos finalizar essa apresentação comercial”.

Não teria tempo de criar uma nova apresentação, infelizmente, mesmo contra todas as suas crenças profissionais, teria de apenas criar uma colcha de retalhos e enviar a seu chefe, caso contrário era melhor procurar outro emprego.

Finalizou o trabalho se envergonhando de tudo aquilo. Não poderia deixar que seu departamento tivesse o crédito por um material daqueles. Eles tinham potencial para fazer algo melhor, o que não andavam tendo ultimamente era tempo.

Abriu o e-mail e digitou uma mensagem a seu chefe:

“Chefe,

Segue a apresentação com informações atualizadas. Nós vamos criar uma nova apresentação, depois me envie as informações que gostaria de acrescentar na nova e a manteremos atualizada sempre.

Att,

Leandro”.

Anexou o arquivo e clicou em “enviar”. Ver aquele e-mail sair de sua caixa de saída, contendo a apresentação fez seu coração se partir em vários pedaços. Aquela cena era tão triste para seu eu profissional, que colocou os fones e ouviu Someone Like You da Adele três vezes, sentindo uma tristeza sem fim.

“Bom, agora já foi. Mas precisamos realmente atualizar isso. Quero algo explosivo, tipo “Mad Max”, não algo sonolento tipo aquele “Superman – O Retorno”. Pelo amor de Deus, chamam aquilo de filme?”.

Leandro jogou na internet “apresentação comercial” e viu um artigo de uma agência chamada MonkeyBusiness que tinha mais de oito anos de experiência na criação de apresentações para grandes empresas. Se queria que sua apresentação tivesse toda a agilidade e movimento de “Mad Max”, era para eles que iria correr.

Além dos oito anos de experiência em apresentações, há anos a MonkeyBusiness entrega, também, vídeos digitais criados por uma equipe criativa de motion design que vai filmar, editar e criar o design certo para o seu vídeo funcionar como uma força comercial.

Nós ajudamos o Leandro e vamos ajudar você também. Sabemos que é difícil manter suas apresentações atualizadas, principalmente sua apresentação comercial. Por isso temos times de atendimento, planejamento, roteiro, direção de arte e design em movimentos prontos para atende-lo. Entre em contato conosco e não sofra mais como o Leandro.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: