O que faz um assistente de vendas internas?
O assistente de vendas internas é o profissional que atua diretamente na execução das estratégias de inside sales — uma abordagem comercial feita à distância. Ele faz o controle de pedidos e elabora a relação das vendas finalizadas e canceladas.
É também função do assistente de vendas internas acompanhar os clientes no pós-venda, dando todo o auxílio necessário e contribuindo para a experiência positiva deles.
Além disso, esse profissional é responsável por contatar clientes e prospects, redigir propostas comerciais, elaborar orçamentos e negociar pagamentos. O assistente de vendas internas ainda acompanha os vendedores externos em suas visitas aos clientes para fechar negócio.
O objetivo dessa prática é treiná-lo em outras modalidades de vendas.
Vale destacar que esse profissional é essencial para o processo de vendas internas. Isso porque é ele quem costuma fazer as pesquisas sobre os clientes, lançar dados na plataforma de CRM, analisar o perfil e as necessidades dos clientes e elaborar relatórios gerenciais.
Por fim, o assistente de vendas auxilia na formatação e na apresentação das propostas comerciais. Ele lida também com algumas tarefas referentes ao estoque, à gestão de notas fiscais e à análise de crédito do potencial cliente.
Quais são as principais funções do assistente de vendas internas?
Para deixar mais claro como é o dia a dia de um assistente de vendas internas, trouxemos uma lista com as principais tarefas e responsabilidades desse profissional, que inclui:
cadastrar os clientes no sistema de CRM e mantê-lo atualizado;
receber pedidos e encaminhar aos vendedores;
emitir e enviar propostas comerciais;
negociar preços;
enviar para os clientes amostras e conteúdos sobre as soluções oferecidas;
auxiliar os representantes comerciais;
realizar o preenchimento de notas fiscais.
Agora que você já sabe o que faz um assistente de vendas interno, confira nos próximos tópicos quanto ele ganha e o que você deve fazer para atuar nessa profissão!
Quanto ganha um assistente de vendas internas, afinal?
Consultamos 2 sites de emprego bem conhecidos para descobrir essa informação para você.
Segundo o site Vagas.com, a média salarial de um assistente de vendas internas é de R$ 1.898, com a remuneração mínima de R$ 1.516 e máxima de R$ 2.490. Essa variação depende do porte da empresa e nível de experiência, entre outras coisas.
Já no site da Catho, a divulgação é feita pela média salarial de assistentes de vendas em geral, com um valor um pouco mais baixo, de R$ 1.723,65.
O portal também traz outras informações relevantes, como os estados que possuem a melhor remuneração. Na lista, ficam na frente os estados de São Paulo, Paraná e Espírito Santo.
Enquanto os que oferecem os menores salários são Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Como ser um bom assistente de vendas internas? 5 dicas de ouro
Agora que você descobriu o que faz um assistente de vendas internas e qual é a média salarial dessa área, chegou o momento de aprender como se destacar nessa carreira.
Para isso, confira as 5 dicas de como se tornar um profissional de sucesso que separamos para você a seguir!
1. Invista em formação profissional
Um bom assistente de vendas internas precisa sempre aprimorar seus conhecimentos técnicos. Por isso, invista em cursos na área comercial, administrativa e de gestão.
Faça uma graduação ou uma pós-graduação, participe de minicursos online, palestras e oficinas voltadas para profissionais de vendas.
A propósito, os dados do Catho mostram que 67% dos assistentes de vendas possuem curso superior e 18% deles falam inglês ao nível intermediário. Isso significa que essas são habilidades valiosas para se ter.
2. Conheça bem a solução que a empresa oferece
O assistente de vendas internas que não conhece a fundo o produto ou serviço oferecido não tem utilidade nenhuma para a empresa que o contratou.
Logo, estude todas as funcionalidades, características e benefícios da solução comercializada.
3. Saiba quem são os clientes da empresa
Conhecer bem a cartela de clientes da empresa, bem como o perfil de quem ela deseja atingir, é essencial. Assim, você pode adotar uma abordagem mais personalizada, o que é uma das características mais importantes do inside sales.
4. Desenvolva as competências necessárias
Existem algumas habilidades que todo profissional que trabalha na área de vendas precisa desenvolver. Dito isso, algumas características dos profissionais de vendas bem-sucedidos são:
autoconfiança;
organização;
proatividade
objetividade
saber estabelecer prioridades;
capacidade de se adaptar a diferentes situações;
agilidade nas decisões;
habilidade de negociação;
capacidade para lidar com pessoas;
saber trabalhar com metas, sob pressão e em equipe.
Com essas competências, é possível se destacar na função de assistente de vendas e até mesmo subir de cargo.
5. Faça bom uso da tecnologia
Os recursos tecnológicos estão intrínsecos ao inside sales; afinal, é por meio deles que a maior parte do processo de vendas acontece.
Portanto, é preciso dominar as ferramentas de comunicação interna, de CRM, de videoconferência e de gestão de equipes, por exemplo.
E aí, ficou claro o que faz um assistente de vendas internas? Então, coloque em prática as dicas que citamos aqui e se destaque nessa profissão a partir de hoje e ganhe destaque na sua empresa.
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