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10 de setembro de 2024 - 17:02

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Auxiliar de vendas, o que faz?

Antes de falarmos sobre a descrição do cargo de auxiliar de vendas e do salário do auxiliar de vendas, é importante entender que existem diferentes tipos de auxiliares de vendas.

Por exemplo: um auxiliar de vendas para uma loja física terá atribuições diferentes das de um auxiliar de vendas internas, principalmente se se tratar de uma empresa B2B.

Em uma loja física, o auxiliar de vendas terá que arrumar vitrines, verificar e controlar estoques, manter o ponto de vendas organizado e, eventualmente, ajudar na emissão de notas fiscais e no atendimento preliminar a clientes.

Já para vendas internas, o que ele faz é mais ligado a trabalho de escritório.

Ele pode ajudar vendedores a pesquisarem dados sobre clientes, criar propostas comerciais, fazer análises no software de CRM, lançar informações em sistemas, gerar relatórios gerenciais, auxiliar a fazer apresentações ou, ao menos, formatá-las.

Um ótimo exemplo de sistema de CRM para vendas é o Agendor. Com ele, esse profissional consegue:

agendar tarefas;

criar um mapa de clientes;

consultar os contatos e os históricos dos consumidores;

agendar visitas;

e muito mais.

O melhor é que você pode usar o CRM do Agendor gratuitamente para conferir na prática o que ele pode fazer pela sua carreira. Faça sua inscrição e comece seu caminho para o sucesso hoje mesmo!

Além disso, há diversas tarefas relativas a estoques, notas fiscais e análise de crédito (sob supervisão).

Agora que você já sabe o que é um auxiliar de vendas e o que faz, vamos às demais informações.

E qual a diferença entre auxiliar de vendas e vendedor?

Um auxiliar de vendas é responsável por fazer o atendimento prévio aos clientes, apoiar o processo de negociação e cadastrar os consumidores. Já o vendedor tem a função de dar continuidade à venda, fazer as negociações e finalizar a compra.

Em outras palavras, o primeiro atua como suporte, enquanto que o segundo entra em contato mais direto com os clientes. Por esse motivo, ele costuma ser um profissional com mais tempo de experiência. Deu para entender?

Descrição de cargo de auxiliar de vendas

A descrição de cargo de auxiliar de vendas, o que ele faz no dia a dia, pode ser algo como este exemplo:

Responsável por tarefas administrativas relativas à área comercial de uma empresa. Isso inclui:

acompanhar entregas;

verificar e encaminhar pedidos;

organizar arquivos;

fazer lançamentos em sistemas e softwares;

elaborar orçamentos e propostas;

entrar em contato e atender chamados de clientes;

entre outras atividades.

Destacamos que a lista completa de atribuições do cargo pode variar muito de empresa para empresa e do ramo de atividade desses negócios.

Quanto ganha um auxiliar de vendas, afinal?

É importante ter em mente que um auxiliar de vendas, dependendo do que faz na empresa, pode ter um salário maior ou menor.

Além disso, diferentes regiões do país oferecem remunerações diferentes.

Segundo o site da Catho, os estados que oferecem melhores salários para auxiliares de vendas são: São Paulo e Santa Catarina. Já as remunerações menos atrativas ocorrem nos estados do Espírito Santo e Bahia.

Quanto ao valor do salário de um auxiliar de vendas, o mesmo site diz que a média no Brasil gira em torno de 1.522,83 reais. Por outro lado, o site vagas.com tem uma estimativa menor de remuneração.

Esse site fala em uma média nacional de 1.381 reais, com uma oferta máxima de 1.687 reais e uma mínima de 1.163 reais.

Portanto, existe uma variação razoável de níveis de remuneração para o cargo de auxiliar de vendas. Por isso, pesquise bastante e se capacite para conseguir uma oportunidade com uma oferta salarial próxima do pico.

Mas como se capacitar para ser uma auxiliar de vendas?

Qual a capacitação necessária para se tornar uma auxiliar de vendas?

A verdade é que, no Brasil, qualquer vaga que você procurar sempre vai valorizar um profissional que tenha curso superior. Mesmo que não seja algo obrigatório em sua profissão, uma graduação de nível universitário sempre será um diferencial em seu currículo.

Como você pode ver, quase 50% dos auxiliares de vendas empregados fizeram um curso superior, sendo que 16% do total de auxiliares de vendas fizeram um curso de administração de empresas.

Vale destacar que fazer um curso superior se torna ainda mais crítico ao longo da carreira de vendas. Portanto, vale muito a pena investir se você deseja fazer carreira no mundo das vendas.

Inglês é um diferencial

Mesmo que apenas 14% dos auxiliares de vendas saibam falar inglês somente intermediário, saber falar inglês fluente, por exemplo, pode ser um diferencial que vai fazer seu currículo se destacar entre os demais candidatos.

Por isso, além de um curso superior, tente aprimorar o idioma.

Hoje, existem diversas alternativas, como cursos online de boa qualidade. Com eles, você poderá estudar no seu ritmo, no horário de sua preferência e por um preço acessível.

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