Jun
10

Beleza ajuda na hora de vender?

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Venda Mais
09 de junho de 2013 - 14:10

Beleza-ajuda-na-hora-de-vender-televendas-cobranca

Por: Raúl Candeloro

Outro dia li um artigo muito interessante, onde Sean Salter, professor da Middle Tennessee State University, citava as conclusões de um estudo que fez sobre a influência que a beleza tem sobre os resultados dos vendedores.

O professor Salter escolheu corretores de imóveis como os profissionais de vendas a serem estudados e pediu para que 1000 pessoas escolhidas aleatoriamente avaliassem a ‘beleza’ de 400 corretores que participaram do estudo. Ou seja, todo corretor/a acabou com uma nota para sua ‘beleza’ que era a média das notas dadas pelas 1000 pessoas avaliando.

Salter descobriu vários fatos interessantes. Muitos deles estão diretamente ligados ao mercado imobiliário norte-americano, mas o que mais me chamou a atenção tem implicações universais:

- Numa escala de 0 a 10 (sendo zero muito feio e 10 lindo), para cada ponto a mais de beleza, um corretor ou corretora consegue em média US$ 8.467 a mais pelo mesmo imóvel sendo vendido.

Ou seja, vendedores e vendedoras bonitos parecem levar uma boa vantagem na hora de negociar. Interessante, não? E com certeza um belo assunto para debate ( poste sua opinião aqui).

Por outro lado, o mesmo estudo mostra que as pessoas menos atraentes parecem esforçar-se bem mais.

Pessoas de beleza média ou baixa fazem 11 vendas por ano a mais do que os belos, o que parece mostrar que os bonitos conseguem cobrar mais, mas trabalham menos (será por acomodação?).

Significa também que os normais têm que fazer mais força ou ter melhor técnica em Vendas para equilibrar o jogo com os vendedores e vendedoras mais atraentes.

E você, o que acha? Beleza influencia na hora de vender?

Quando ajuda? Quando atrapalha? Poste sua opinião aqui e participe!

Abraço e boas vendas,

Raúl Candeloro

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: