May
28
27 de maio de 2014 - 18:08

Clientes-fieis-e-e-mail-marketing-inativo-como-entender-esta-relacao-televendas-cobranca

Muitos consumidores são fiéis à marca, porém, nem sempre interagem com e-mail marketing. O que isso mostra? Como otimizar campanhas para resultados efetivos? Entrevistamos Marco Salvi, gerente corporativo da Serasa Experian Marketing Services, sobre estes pontos.

Segundo dados da Experian Marketing Services, 40% dos endereços de e-mails inativos pode pertencer a clientes fiéis. Como entender esse processo?

Marco Salvi: Apesar de estarem inativos nos e-mails marketing, esses consumidores podem interagir de outra forma, por outros canais. Eles respondem por meio das mídias sociais, sites, promoções da loja– e todos esses acessos identificam o cliente como ativo, mas não necessariamente interagem com o e-mail marketing.

As métricas usadas para medir a eficácia das campanhas podem monitorar o consumidor que não interage com a campanha de e-mail marketing?

Marco Salvi: Assim como qualquer forma de acesso deve ser mensurada quando há uma conversão de vendas, é preciso pensar que o consumidor pode não ser inativo em tudo. Ele pode identificar o e-mail na caixa de entrada, dar atenção à linha do assunto ou ir diretamente ao site da marca para conferir promoções ou o que há de novidade. Assim o consumidor identificou o e-mail marketing, mas recorreu a outro canal para compra. Por isso, mais uma vez, é importante que as informações sobre os clientes estejam conectadas, a fim de conhecer por quais caminhos ele opta pela compra para trabalhar peças mais atrativas para o perfil dele.

Sobre os dados da pesquisa, como aproveitá-los?

Marco Salvi: O número nos mostra o quanto precisamos dar atenção à base e à conexão de informações que as empresas possuem sobre seus consumidores. Com dados integrados, o maior benefício vem na identificação do público nas campanhas de vendas, cross-sell, up-sell, campanhas de e-mail marketing, cross-channel entre outros.

Com 40% dos endereços de e-mails inativos, como ativá-los?

Marco Salvi: Em curto prazo, sugiro visualizar os usuários que não estão interagindo com seus e-mails marketing e promover campanhas de reengajamento para alcançar clientes com eficácia, dando a eles conteúdo relevante. Aproveito para ressaltar, a importância da marca em conhecer seus clientes.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: