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29 de abril de 2025 - 17:00

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O que é nicho de mercado?

Nicho de mercado é uma estratégia de segmentação — um mercado especializado, ou seja, uma área específica em que sua empresa pode atuar e conquistar alto nível de conhecimento, tornando-se especialista no campo (e uma referência para os clientes).

Dessa forma, foge-se de um mercado competitivo em excesso que entrega o mesmo que todo mundo, pois se aproveita das vantagens da segmentação de mercado.

Por que é importante fazer a segmentação de mercado?

Definir um nicho de mercado é fundamental para que os recursos da área de vendas sejam investidos da melhor forma possível.

Entenda que, quando uma empresa encontra um espaço e se torna autoridade nele, ela trabalha de maneira mais focada. As ações de marketing são mais direcionadas.

Assim, chegam leads qualificados para a equipe comercial e o time de atendimento, experiente no que diz respeito às dores habituais dos clientes, consegue resolver problemas com mais agilidade.

Em paralelo, o pessoal de desenvolvimento de produto trabalha para criar as ferramentas que vão atender às necessidades específicas desse mesmo público.

E, sim, até os gigantes do mercado trabalham assim. Pense em empresas como Amazon, Apple, Google ou Walmart, que oferecem uma gama gigantesca de soluções.

É impressionante como esses grupos conseguem ser onipresentes e parecem mirar em tudo e todos! Até aqui, nada de segmentação, certo? Mas, na verdade, ela existe sim…

Essas empresas contam com produtos e serviços específicos para diferentes nichos. Para isso, elas usam a técnica de criar núcleos, que são grandes equipes dedicadas exclusivamente a divulgar uma “marca” ou solução.

E essa estratégia pode ser usada por você para direcionar os produtos ou serviços de sua empresa para o cliente ideal.

Aliás, encontrar o mercado competitivo mais adequado ajuda a escalar as vendas, criar novas marcas e produtos, agregar outros segmentos à carteira de clientes e impulsionar os negócios.

Quais são os tipos de nicho de mercado? 5 que você deve conhecer

Existem várias formas de segmentar seu nicho de mercado. Afinal, nenhum cliente é igual ao outro. Portanto, é natural dividi-los em categorias, para facilitar as abordagens de venda. Logo abaixo, nós trouxemos 5 delas para você conhecer.

1. Geográfico

Se baseia na localização dos clientes, assim, a empresa atende a uma cidade, região, estado, conforme seu porte.

2. Demográfico

Aqui, o que diferencia os clientes é o perfil. Em outros termos, as características deles, como idade, sexo, profissão etc. Esse modelo costuma ser mais usado no marketing B2C.

3. Psicográfico

Se atém aos valores, crenças e comportamentos dos clientes. Para exemplificar, pense em uma empresa que foca em desenvolver produtos sem ingredientes de origem animal, para atender a um público que é adepto ao veganismo.

4. Por comportamento de consumo

Usa-se a curva ABC para definir quais deles mais compram de seu negócio.

5. Por canal de consumo

Neste caso, é escolhido um canal de compra. Pode ser em lojas físicas, na internet, no telemarketing etc.

Exemplos de nicho de mercado 

As divisões que trouxemos no tópico anterior são mais gerais. Isso significa que é possível segmentar ainda mais seu nicho, para atender a um público mais específico. Alguns exemplos de nichos de mercado são:

alimentos orgânicos;

cosméticos para peles sensíveis;

lojas de roupa para mulheres plus size;

produtos de cuidado com a pele para homens;

serviços de limpeza para hospitais;

venda de almofadas bordadas à mão;

brinquedos para animais de estimação de grande porte;

agência de viagem que oferece apenas pacotes para eventos comerciais no Brasil;

corretora de seguros que só trabalha com seguros patrimoniais para empresas de tecnologia;

consultoria de marketing que tem como clientes somente supermercados da região Norte do país;

plataforma de tecnologia que oferece soluções apenas para profissionais de vendas (olha o Agendor aqui!);

imobiliária que trabalha apenas com locações de escritórios na região Sul de São Paulo.

Enfim, a lista pode seguir infinitamente. Basta ser criativo e prestar atenção para descobrir onde há uma demanda e, então, se preparar para supri-la.

E em todos esses casos, o marketing de nicho se volta para o público específico. Só para exemplificar, pessoas que desejam alugar um escritório na zona Sul de São Paulo e querem descobrir quais são suas opções. Deu para entender?

Vá além do nicho de mercado, invista em personalização

Acima de tudo, o cliente de hoje exige personalização. Por isso, é essencial conhecê-lo, ter o registro de suas necessidades, de seus resultados no mercado e até de suas preferências.

Quando vendemos para empresas (mercado B2B), ainda lidamos com pessoas — que possuem hábitos de compras e que os levam para o ambiente profissional.

Por sinal, as novas tecnologias e a transformação digital possibilitam que o profissional de vendas fortaleça o relacionamento individualizado. Como? Com o Agendor, por exemplo, é possível manter o histórico de todos os e-mails trocados com o cliente.

Vale destacar que as informações armazenadas sobre cada um de seus clientes ainda podem gerar insights para a criação de ofertas customizadas.

Produtos e serviços que farão de sua empresa muito mais forte diante da concorrência. E essa é a maneira mais simples para se conquistar espaço e conseguir competir com os “peixes grandes”.

Use o marketing de nicho

Ao mirar a comunicação e outros esforços em um nicho específico, você amplifica sua mensagem. Ela chega a novos clientes e reforça a imagem da empresa para aqueles que já estão na base.

Este artigo da Harvard Business Review enfatiza a necessidade de se manter um cliente na carteira. Isso porque, dependendo do segmento, captar uma nova pessoa custa de cinco a 25 vezes mais caro do que manter um cliente já existente.

Marketing de nicho: menos concorrência e muito mais espaço para crescer

Não é fácil conquistar um espaço em um mercado competitivo. Primeiro, é preciso:

acertar no produto (deixá-lo redondinho);

repensar a precificação inúmeras vezes;

trabalhar ações de relacionamento;

acompanhar o que seus principais concorrentes andam fazendo.

O cliente de hoje já não é mais tão fiel e, ao encontrar um produto substituto, não pensa muito antes de migrar de uma empresa para outra. Isso pode acontecer se ele busca um preço mais em conta.

Em outros casos, a qualidade do atendimento ou até a necessidade de novos produtos relacionados àquele impactam na decisão de compra.

O risco de “abandono” aumenta quando sua empresa briga com os grandes players do mercado que, sem qualquer impacto no caixa ou na operação, podem facilitar em questões como redução de preço ou prazo de entrega.

Por esse motivo, identificar um mercado de nicho bastante específico ajuda a ter destaque, visto que, possivelmente, ele tem pouquíssimos concorrentes. Assim, não é necessário sacrificar a operação para obter resultados.

Torne-se o especialista de seu mercado de nicho

Com o tempo, mais e mais clientes desse perfil específico chegam com suas dores e, como tal, seu time de vendedores começa a criar pontes.

Com isso, quando menos você esperar, já será chamado pelo cliente para sugerir dicas, por conta do conhecimento que você adquiriu sobre o nicho em que atua. Percebe onde estamos querendo chegar?

Neste ponto, você, seu time e sua empresa se tornam referência. Uma fonte confiável de informação! Como o cliente vai deixá-lo, se sua empresa sabe exatamente o que fazer para ajudá-lo?

Promova o fortalecimento de parcerias com a segmentação de mercado

Ao trabalhar com nicho de mercado, você percebe que surgem muitas parcerias. Outras organizações de segmentos diferentes do seu (que não concorrem com sua solução) aparecem para complementar sua oferta.

Essa estratégia ajuda a incrementar os negócios e possibilita um bom retorno sobre investimento. Chamado de ROI, em inglês “return on investment”, trata-se de um indicador que demonstra o dinheiro que uma empresa ganha ou perde ao investir, por exemplo, em:

prospecção;

campanhas de divulgação;

compra de equipamento;

aquisição de um novo software;

entre outros.

Parcerias podem ser estabelecidas para pequenas ações de promoção, descontos de 5% ou 10% em produtos, oportunidades de teste de ferramentas sem custo e afins.

Assim como também podem ser criadas alianças estratégicas mais duradouras. Um exemplo é a oportunidade de usar os produtos das duas empresas por uma mensalidade bastante reduzida.

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