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24 de agosto de 2020 - 17:04

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Os chatbots estão surgindo como poderosas ferramentas de atendimento ao cliente em muitos setores. Você provavelmente já encontrou algum desses ajudantes automatizados ao navegar ou fazer compras. Eles geralmente aparecem em sites, oferecendo orientação ou respondendo perguntas.

A geração de leads com chatbot também pode ser revolucionária. Ao automatizar os estágios iniciais de contato com potenciais clientes, o processo de engajamento dos visitantes pode ser mais eficiente, resultando em maiores conversões de leads.

Os tradicionais métodos de coleta e geração de leads possuem uma taxa de conversão entre 0,5% e 2% — o que é um número minúsculo, considerando a quantidade de trabalho necessária para atrair possíveis clientes.

Parte do problema é o número de clientes em potencial que demonstram interesse, mas nunca tomam decisões finais.

Sua empresa pode até ter um grande grupo de leads promissores e mostrar muitas propriedades, mas ganha pouco em relação ao tempo e o esforço envolvidos.

Os leads que vêm por meio de anúncios ou pesquisas orgânicas, por exemplo, não têm o foco necessário para melhorar a probabilidade de uma venda.

Os chatbots superam alguns dos desafios, automatizando o processo inicial de captação de leads. E bots futuros prometem a capacidade de prever onde um consumidor está em seu ciclo de compra, entregando apenas os prospects mais qualificados a ele.

O que chatbots têm a ver com a geração de leads?

Por definição, um lead é qualquer pessoa que tenha interesse em sua marca ou em seus produtos. O interesse é muitas vezes expresso pelo check-out de suas ofertas e produtos, seguido da conexão com sua marca.

Os chatbots são atualmente uma das melhores ferramentas para iniciar o contato e fazer com que os clientes em potencial passem mais tempo interagindo com sua marca.

Eles podem ser usados ​​para promover a conscientização da marca em mídias sociais e websites. Eles são utilizados também ​​para melhorar a capacidade de descoberta da marca. E são excelentes em conversar com leads para manter contato.

A notícia ainda melhor é que os chatbots para empresas agora podem ser usados ​​e combinados com quase todas as estratégias de geração de leads.

Seja seu marketing de mídia social, marketing de conteúdo ou marketing por e-mail, você pode integrar chatbots na campanha para obter melhores resultados.

Vantagens de usar o chatbots para geração de leads

Os chatbots possuem várias vantagens. Aqui estão algumas razões para usar chatbots para geração de leads:

Os chatbots são rápidos e eficientes

Dependendo da popularidade da sua marca, você pode estar lidando com até alguns milhões de fãs espalhados por várias plataformas. Por mais que você queira se envolver com esses fãs pessoalmente, isso nunca vai funcionar.

Você não pode conversar, comentar, curtir e acompanhar milhares de postagens e fãs todos os dias. Isso não é nada prático.

Os bots, sendo máquinas, executam essas tarefas com facilidade. Eles podem comentar, conversar e seguir postagens e usuários sem atraso.

Respostas rápidas aumentam suas chances de ganhar e manter fãs. Ao mesmo tempo, você economiza um tempo valioso que é melhor gasto em outras áreas do negócio.

Bots aumentam seguidores

Os bots têm a capacidade de pesquisar e seguir leads qualificados para sua marca. Tudo o que você precisa fazer é definir as características que formam um lead ideal.

Por exemplo, você pode programar seus bots para acompanhar os alunos de uma determinada faculdade. Você também pode programá-los para seguir os líderes de uma determinada organização.

Contanto que você dê as instruções corretas, seus chatbots ganharão leads quentes de forma consistente.

Você pode configurar sua campanha para que os bots se envolvam com seus leads com mensagens automáticas. Antes que você perceba, você verá muitos novos leads em seu perfil.

Como gerar leads qualificados com chatbot

Os consumidores de hoje preferem receber mensagens sobre outras formas de comunicação, com mais de três bilhões de usuários nos principais aplicativos de mensagem.

A implementação de um chatbot para sua empresa concede acesso a um grande segmento de clientes em potencial e cuida de um dos processos mais demorados na administração de um negócio.

1. Coletando informação

Os bots podem ser programados para fazer perguntas sobre a faixa de preço, características e comodidades que as pessoas preferem quando buscam por um produto, ajudando na qualificação de leads.

No momento em que um cliente chega ao vendedor, as informações necessárias já foram coletadas, o que economiza muito tempo para o cliente e a equipe de vendas.

2. Ofertando conteúdo

Usando as respostas que as perspectivas fornecem, um chatbot procura por listagens relevantes e entrega informações de produtos assim que elas se tornam disponíveis.

O bot já sabe quais clientes segmentar, para que você não precise se esforçar para obter novas listagens para as pessoas certas.

3. Engajando seus visitantes

Os chatbots podem envolver clientes em potencial a qualquer momento. Isso não apenas torna sua empresa mais confiável, mas também garante que os leads permaneçam conectados após o contato inicial.

Graças a esses recursos, os chatbots podem reduzir seu custo por lead para minimizar o tempo perdido com clientes em potencial que não têm nenhuma intenção séria de fazer uma compra.

4. Usando chatbot como landing page

Usando um chatbot como landing page, você pode transformar visitantes em leads. Em seguida, você pode usar as informações coletadas para criar um novo contato em seu CRM para finalmente ativar sua máquina de geração de leads.

5. Fornecendo respostas reais

Os chatbots, se não forem programados corretamente, podem ser muito irritantes. Quando alguém faz uma pergunta, eles podem responder de forma completamente irrelevante. Eles também podem deixar comentários totalmente fora de contexto. Isso pode afastar os clientes em potencial.

Para evitar tais situações, encontre uma maneira de fornecer respostas úteis para cada situação. Se alguém perguntar sobre o preço de um produto, seus bots precisam responder com um preço real. Essa é a única maneira de manter os leads interessados.

E também esteja preparado para encaminhar o usuário para um atendente real caso o chatbot não consiga tirar dúvidas ou resolver possíveis problemas.

Começando a gerar leads com chatbot

Um chatbot oferece à sua empresa uma presença constante, fazendo seus vendedores aparecerem todos os dias de maneira amigável para seus clientes e leads.

Embora seja possível criar seus próprios bots com várias plataformas e ferramentas, com uma plataforma de chabot completa você pode contar com a publicação do mesmo chatbot em vários canais de comunicação, além da integração com ferramentas de marketing.

Para encontrar o melhor chatbot para sua empresa, procure esses recursos:

Custo mensal efetivo

Captura e análise abrangente de informações

Integração com soluções de CRM existentes

Várias opções de canais, incluindo websites, redes sociais e aplicativos de mensagens

Fácil acesso às informações dos leads qualificados para vendedores

Atendimento híbrido: possibilidade de passar o atendimento para um atendente humano.

Ter um chatbot ainda é uma tendência emergente, então, contratar essa tecnologia tem o potencial de colocar a sua empresa à frente da concorrência e estabelecer como um local útil e amigável para comprar produtos.

À medida que a tecnologia evolui, você pode ajustar o sistema para atender melhor seus clientes e aumentar os leads enviados aos vendedores.

Ao captar leads com chatbot, você pode ainda fazer a qualificação de leads e estabelecer conexões fortes com base nas necessidades dos clientes em potencial.

Sem leads qualificados com boa relação custo-benefício, você não tem vendas e sua empresa não pode prosperar. Quanto mais personalizada for a experiência de cada comprador em potencial, maior a chance de vender e fazer a sua empresa crescer.

Como saber se o chatbot realmente está ajudando da captação de leads?

Meça e analise o desempenho do bot

Sempre fique de olho no desempenho do seu chatbot. Ele está cumprindo seus objetivos?

Mais importante: os leads estão convertendo? Eles estão fazendo compras? Se não, por que e o que você pode mudar?

Faça teste de divisão

Crie o hábito de dividir o teste da sua campanha. A divisão ou teste A/B significa simplesmente dividir sua campanha em duas partes e testar novos métodos. Então, vá com o método que fornece os melhores resultados.

Existem várias coisas que você pode testar A/B e melhorar ao longo do tempo, incluindo: respostas a perguntas frequentes, gatilhos para abertura de janela de chat, imagem de agente e cores de bate-papo.

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