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Como gerar Leads sem irritar seus visitantes

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Resultados Digitais
26 de abril de 2017 - 18:09

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Por: Ana Sofia Fabre

Confira 5 dicas de como criar formulários fáceis de serem preenchidos, e assim gerar excelentes Leads e oportunidades para seu negócio.

No cenário atual, em que 67% do processo de compra é feito online, produzir conteúdo é essencial para auxiliar na tomada de decisão do possível cliente. Mais do que isso, é uma oportunidade que você tem, como empresa, de abrir mais um caminho de comunicação com o seu público.

Sempre falamos por aqui sobre como o marketing de conteúdo pode trazer oportunidades para a sua área de Vendas. Por meio do conteúdo produzido você pode ajudar seus visitantes a solucionar os problemas que têm e despertar ainda mais o interesse deles pela sua empresa – até que esse interesse vire desejo e eles estejam prontos para a compra.

Isso tudo, porém, não tem como acontecer se você produz conteúdo, mas não possui, em sua página, um canal para que você possa futuramente entrar em contato com seus visitantes e oferecer a solução ou o produto que eles precisam.

Você estará produzindo conteúdo sem qualquer objetivo, por puro altruísmo em ajudar seus visitantes. Se essa é a sua escolha, isso é ótimo. Mas se você cria conteúdo para impulsionar seu negócio, é preciso que você faça a ponte visitante-empresa, que nós chamamos de conversão.

É fundamental que seu site contenha um formulário, ou leve a uma Landing Page que contenha um. Esse formulário é o que dará a você informações sobre seu visitante de forma prática e rápida. Por meio dele você consegue saber o que ele busca e se tem perfil para se tornar cliente, além de, ainda, fornecer a você o nome e o email de contato do seu Lead. Melhor que isso: por meio dele você consegue ter todas essas informações reunidas num só lugar.

Se você acha que o preenchimento de formulários é um método ultrapassado ou incômodo para conseguir o contato de potenciais clientes, você está enganado. Formulários podem trazer resultados excelentes em geração de Leads e oportunidades para a sua empresa, mas é claro que devem ser feitos da maneira correta.

Por isso, aqui vão 5 dicas de como criar formulários que não vão irritar seus visitantes:

1. O fundamental é invisível aos olhos…

…Menos quando o assunto é formulários. De nada adianta criar um formulário incrível e escondê-lo abaixo da linha de rolagem da página, em meio a um mundo de outras informações. Faça com que fique visível e que converse com o design da sua página. Ele deve chamar atenção e atrair seu visitante. Isso porque…

2. …A primeira impressão é a que fica

Por isso, gaste um pouco de tempo para pensar na chamada – ou headline – do seu formulário. Ela deve ser clara sobre a oferta ou ação que o usuário deverá tomar, e ao mesmo tempo vender a ideia de que seu formulário é a área de conversão mais atrativa do planeta. Sim, do planeta. Sem querer pressionar você.

3. Não peque no último clique

Você fez um formulário incrível e deixou seu botão de call-to-actioncomo Enviar? Essa é a hora de caprichar. Use cores chamativas, que contrastem com a cor do formulário e do seu site e use verbos e palavras de ação que tenham a ver com a oferta que está sendo buscada. Se o formulário é um pedido de orçamento, por que não colocar “Receber orçamento” no lugar de Enviar?

4. Dê uma garantia ao seu futuro Lead

Todo mundo gosta de uma garantia, principalmente aquelas pessoas que estão dando informações a você pela internet. Um pequeno disclaimer de que você não venderá os dados recebidos nem enviará SPAM são o suficiente para deixar seu visitante mais seguro.

Outra dica é inserir um link para a política de privacidade de seu site. Dessa forma, você demonstra transparência e credibilidade por parte de sua empresa, e aumenta a confiança por parte de seus clientes. Temos um post sobre “Como montar uma política de privacidade” para você entender melhor a importância dessa página.

5. Teste, teste, teste

Nada nessa vida segue 100% a regra. Inclusive, essas dicas que foram dadas foram frutos de experimentos também. Isso significa que, para os visitantes do seu site, pode ser que um formulário ao fim da página seja melhor que no começo, por exemplo. Você só saberá disso testando.

Se precisar de uma ajuda para realizar testes A/B, temos alguns artigos aqui no blog e também um kit completo com materiais que vão ajudá-o com tudo o que você precisa saber para otimizar a sua conversão baseada em experimentos.

Se você ainda não possui um formulário no seu site, está mais do que na hora de criá-lo. Você pode estar desperdiçando oportunidades de visitantes que se interessam pelo seu produto ou o seu serviço, mas não encontram um contato rápido com você. Está na hora de você saber mais informações sobre seus visitantes, para poder entender melhor seu público e gerar mais oportunidades para a sua empresa.

Se você não sabe bem que oferta de material criar para disponibilizar um formulário, saiba que você não precisa necessariamente de uma. Seu formulário pode ser uma pesquisa de opinião, um pedido de orçamento, uma assinatura de Newsletter, há diversas opções que não envolvem a produção intensa de conteúdo.

Já se você quer criar conteúdo, mas não sabe nem por onde começar, reunimos 17 ideias de materiais que podem ser feitos sem muito budget ou pessoal. Que tal começar hoje?

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