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Como os e-books podem aumentar suas vendas

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Agendor
08 de novembro de 2016 - 18:07

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Por: Gustavo Paulillo

Os e-books são materiais destinados aos seus potenciais clientes e ajudam a transformar a sua marca em autoridade no assunto

Você já está acostumado com termos como marketing de conteúdo, marketing digital ou inbound marketing, tanto que sua empresa já deve ter blog – ou, ao menos, está nos planos futuros.

Agora, já considerou que a produção de e-books também pode impulsionar suas vendas?

Os artigos que sua empresa produz apontam dúvidas frequentes, relacionadas ao seu produto ou serviço, e sugerem sintomas de algum problema comum ou sua solução. Com este tipo de conteúdo, sua marca já atrai novos públicos em um ambiente digital – a lógica do inbound.

No entanto, há muitas outras maneiras de não só atrair, mas nutrir os visitantes do seu site, aumentando as chances de que eles se tornem verdadeiros consumidores: uma das mais eficazes é pela produção de e-books.

O que são e-books?

Pense nestes e-books como livros eletrônicos, disponibilizados em PDF ou outros formatos através do site da sua empresa. Eles não precisam ser tão longos quanto um livro comum, mas são definitivamente maiores que um artigo do seu blog.

Portanto, ao invés de tratar de assuntos mais simples (como os artigos normalmente fazem), o e-book tenta resolver questões mais específicas e de forma mais elaborada: podem ser guias sobre um problema, um manual ou uma explicação longa sobre um produto/serviço/fórmula – que tenham a ver com o seu negócio, claro.

Como os e-books podem aumentar vendas?

Boa parte dos posts do seu blog servem para atrair o público para o seu site – e potencialmente convencê-los de chegar mais perto de uma compra de fato. No entanto, como já dissemos, os e-books são usados por uma empresa como um método de nutrição.

Isto significa que o seu leitor, a persona que você imagina do outro lado, já está mais interessado no seu negócio ou setor e está mais apto de se tornar um cliente, em comparação a um visitante comum.

Sendo assim, a sua persona: 1) já está procurando por uma solução para um problema (que você espera que seja resolvido por seu produto/serviço) e 2) ao baixar um e-book, percebendo a qualidade e utilidade daquele material, cria um maior laço de confiança na reputação da sua marca.

E é aí que o e-book opera como um método de convencimento, redirecionando seu leitor para uma possível conversão (ou seja, uma compra).

A troca entre empresa e lead

O e-book tem uma segunda funcionalidade: captar os contatos de um lead. Este é o termo que usamos para potenciais consumidores – indivíduos que precisam ser trabalhados, convencidos e redirecionados para que decidam comprar ou contratar o que nosso negócio oferece.

Trata-se da mesma persona para quem escrevemos o e-book, por exemplo.

Se os seus artigos podem ser vistos por todos, os e-books são uma ótima moeda de troca de informações. Como o usuário já está interessado no problema que o seu conteúdo promete resolver, ele irá de fato trocar informações simples (nome, e-mail, telefone e outras informações relevantes) para conseguir baixar o e-book – isto tudo em uma landing page.

Esta página é construída dentro do seu site especificamente para abrigar um formulário (que será preenchida pelo usuário interessado) e que gerará o arquivo para download.

Mas para o quê serve estas informações adquiridas? Primeiramente, elas podem gerar um banco de dados muito útil para que você entenda melhor o comportamento dos seus leads – o que querem, em que páginas visitam dentro do seu site, de onde vêm e quem são.

Em segundo lugar, é uma ótima maneira de crescer a lista de contatos do seu mailing com pessoais mais interessadas, para quem você poderá enviar campanhas específicas e até entrar em contato, aumentando ainda mais as formas de aumentar suas vendas – tudo isto, graças um e-book.

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