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Como recuperar clientes inativos

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Venda Mais
30 de março de 2016 - 18:07

Como-recuperar-clientes-inativos-televendas-cobranca

Por: César Frazão

Pelo que temos acompanhado nos jornais e em conversas com empresários, parece que as vendas não andam muito bem. Tivemos um Natal abaixo da média no ano passado, a indústria está com pouco fôlego, os índices de endividamento da população são altos e há um cenário econômico de retração. Não estou falando que estamos em crise, apenas dizendo que o momento é delicado. E, por isso, é fato que será difícil conquistar novos clientes.

Assim, a recuperação de clientes inativos é uma ótima saída para ter um bom ano em vendas.

Toda empresa com um mínimo de organização tem listagem, relação, cópias de notas fiscais, contratos e banco de dados de ex-clientes que compraram um dia e hoje não estão comprando mais.

Existe, também, o grupo dos “quase-clientes”, que fizeram cotação, solicitaram orçamentos, mas, por algum motivo, não fecharam. Essa lista de potenciais clientes vale ouro e deve ser tratada como um copo com água no deserto. Ora, se aquela pessoa um dia entrou em contato é porque teve o real interesse em comprar de você, mas por algum detalhe, algum motivo, não deu certo. O fato é que as coisas mudam, as pessoas e empresas evoluem e podem, hoje, estar em momentos diferentes.

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