Aug
15
14 de agosto de 2016 - 14:09

Como-saber-quando-aumentar-os-precos-e-manter-a-clientela-televendas-cobranca

Por: Aline Matos

A decisão de aumentar os preços dos seus produtos é bem difícil porque é complicado imaginar como os consumidores receberão a novidade, além de depender de fatores externos e internos da empresa.

Esse medo de perder clientes acaba se tornando uma preocupação. Há diversos pontos para levar em conta pelos empreendedores, sendo que o primordial é fazer uma análise de mercado (veja mais aqui). A ideia não é causar uma mudança brusca na lógica de compra e venda, pois o consumidor tem meios para pesquisar preços de maneira rápida e eficiente na web.

Uma dica para quando decidir mexer no preço de seus produtos é reparar se outras empresas também estão acompanhando esse movimento. Caso estejam, repare se o aumento do preço tem influenciado na quantidade de clientes deles. É aí que você deve analisar.

Também considere se as outras marcas aumentaram o preço e você manteve um crescimento nas vendas. Faça uma análise do ganho total com a quantidade de produtos vendidos. Se a venda foi maior do que a média de ganho do mercado em determinado período, não vale a pena mexer no preço.

Grosso modo, essa conta se resume à lei da oferta e da procura. Se o seu produto tem um diferencial em relação ao dos concorrentes e é ofertado em grande quantidade ele tende a ser mais procurado e o aumento do preço não será tão grave. Porém, não exagere nesse aumento porque na hora do aperto muitos clientes podem experimentar outras alternativas e você pode ver uma variação negativa no seu caixa.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: