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Consumidor é cada vez mais mimado

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Valor Econômico
18 de dezembro de 2013 - 18:08

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Por: Chris Martinez

Charles Krell, do Iguatemi: “Os shoppings se tornaram áreas de convívio social. Fazer o que todo mundo faz é commodity, tem de inovar e ser simpático”

As sacolas de compra estão atrapalhando? Não se preocupe, um discreto carregador vai abordá-lo e resolver o problema – seja levando-as no seu carro, seja o acompanhando no passeio. Você sempre perde o automóvel no estacionamento? Esqueça. Agora, cada pilar da garagem vem com aquele código QR (sigla do inglês Quick Response) que pode ser escaneado com o celular, mostrando a localização facilmente. Quer amamentar o bebê, mas prefere privacidade? Tudo bem, dentro do fraldário há salas individuais. Seu cachorrinho tem sede? Olhe num cantinho ao redor, certamente haverá água fresca para ele. E que tal um passeio de bicicleta, antes de um gostoso e calórico almoço no shopping? As “bikes” estão logo ali, novas e prontas para serem alugadas.

Os exemplos citados fazem parte das estratégias de marketing de alguns shoppings brasileiros. Tudo para mimar o freguês. São tempos competitivos em que a relação deixou de ser meramente comercial. Agora, é a vez dos agrados aos clientes, o que pode vir materializado em serviços ou até na decoração do empreendimento, com aromas personalizados e flores frescas – impecáveis. “Os shoppings se tornaram áreas de convívio social e não apenas um centro de compras. Fazer o que todo mundo faz é commodity, tem de inovar e ser simpático”, diz Charles Krell, vice-presidente operacional do grupo Iguatemi.

O executivo lembra que o shopping, inaugurado no ano passado, em São Paulo, foi pioneiro em lançar o aluguel de bicicletas. As “magrelas”, em modelos bem transados, podem ser usadas para um passeio na região, já que ali na vizinhança estão o Parque do Povo e uma ciclo-faixa que contorna o estabelecimento aos domingos. Ao todos, são 12 modelos, em um mix que inclui cem bicicletas entre tradicionais, duplas, ou as com cadeirinhas para carregar crianças. Há, também, patinetes e skates de estilo longboard. O usuário paga por hora, em valores que oscilam entre R$ 10 a R$ 25. “Cobramos apenas para conseguir manter um padrão, com as bicicletas e os serviços impecáveis”, afirma Krell.

No repertório de mimos há de tudo um pouco. Muitas vezes, algo que nem se percebe. Um exemplo é o cuidado preciosista com o som ambiente. No Cidade Jardim, de São Paulo, há uma trilha musical suave, preparada sob medida pela rádio Jovem Pan. “É um cuidado que não se nota, mas se a música fosse ruim, de pouca qualidade, incomodaria”, explica Renata Favo, superintendente do empreendimento. “Queremos que a experiência seja prazerosa”, acrescenta. Já no Pátio Batel, em Curitiba, o cardápio musical se divide em quatro intensidades – energético, positivo, introspectivo e calmo – e a grade vai sendo colocada durante o dia, conforme os horários de frequência do público.

A arte e a cultura também ganharam status nos empreendimentos. Ao entrar no Pátio Batel, de Curitiba, o visitante pode ter uma agradável surpresa de apreciar obras de arte. Peças e quadros de um trio de artistas (a artista plástica Guita Soifer, a designer Monica Carvalho e o fotógrafo Martin Ogolter) estão espalhadas por todos os cantos, dando graça e leveza ao ambiente.

“É uma forma de oferecer um outro tipo de conforto para os clientes”, aposta a gerente de marketing, Sônia Marques, do mall curitibano. Há, ainda, bicicletário, com vestiário para o ciclista e bebedouros para cães e gatos, já que cada vez mais donos levam seus animais de estimação para passear em shoppings.

No caso de outro shopping paranaense, o Boulevard Londrina, o capricho foi parar até nos banheiros. A ambientação dos sanitários se inspirou em quatro conhecidos temas britânicos, já que o shopping é temático: a história Alice no País das Maravilhas, o investigador Sherlock Holmes, a Guarda da Rainha e o London Black and White. Cada um dos banheiros ganhou um interior diferenciado e tem vitrines internas decoradas com esses temas, num projeto desenvolvido pela equipe da Conceptual Design & Architecture da Sonae Sierra, grupo português controlador do shopping.

A maioria dos malls fez suas apostas nas crianças. No Boulevard Londrina, uma das alternativas de maior sucesso foi o SUBmarelo, aquário virtual, recheado de tecnologia. Nele, crianças podem criar, virtualmente, o próprio peixe, escolhendo forma, cor e, claro, batizando com um nome. Depois de “nascer”, o peixinho passa a nadar numa grande tela que exibe cenas em 3D do oceano. O pequeno dono pode retornar a cada 20 dias ao shopping, para cuidar do bichinho virtual, alimentando, brincando e até mesmo atualizando seu formato. E o acompanhamento pode ser feito, de casa, por um site. “Isso traz uma enorme relação da família com o shopping, pois é uma ação continuada, já que o dono do peixe pode acompanhar sua evolução”, diz Flávia, gerente de marketing do mall.

No Iguatemi de Ribeirão Preto, os mimos para os pequenos são as sessões de teatro a céu aberto. Ali, na área do bulevar, há restaurante e uma livraria, além do jardim. “É um programa que envolve a família que pode ir ao shopping para almoçar e depois levar os filhos para um teatro, num ambiente seguro para todos”, diz Fernando Simões, diretor de operações. O JK optou por algo diferente: trouxe de volta aos telões os clássicos infantis do cinema. Em sessões gratuitas, pais e filhos podem assistir filmes como “Cinderela”, “Branca de Neve” e “Dumbo”. Mas o grande charme mesmo está reservado aos bebês: o fraldário, com decoração provençal, oferece privacidade aos seus pequenos frequentadores. Um luxo.

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