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Internet influencia compras em lojas físicas

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Mundo do Marketing
05 de julho de 2016 - 18:08

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Pesquisa mostra que comparações de preços online são recorrentes. Por outro lado, 63% dos entrevistados têm o costume de ver pessoalmente um produto antes de pedir pela web

Por: Priscilla Oliveira

A internet tem se consolidado como fonte de pesquisa na hora do brasileiro ir às compras. Antes de realizarem uma compra, os consumidores realizam comparações de preços e vantagens antes de efetuar o pedido, segundo estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira ‘Meu Bolso Feliz. A recorrência do hábito é alta, sendo feita por 90% dos entrevistados, em todas as faixas etárias, mas surge com mais força entre os indivíduos com idade entre 18 e 34 anos (93%).

De acordo com o levantamento, os produtos eletrônicos (75%) são os que mais geram pesquisas na internet antes de se efetivar a compra na loja física. Em seguida aparecem os eletrodomésticos (58%), calçados (32%), vestuário (29%), livros (26%) e cosméticos e perfumes (24%). Os sites que oferecem ferramentas de comparação de preços e de características dos produtos são os mais procurados pelos internautas (62%) nessas horas, seguidos pelos sites que mensuram o índice de reclamação de determinada marca ou produto (54%).

O estudo indica que os consumidores virtuais também valorizam a troca de experiências e estão atentos à opinião técnica de especialistas, como sites de e-commerce (47%), redes sociais (39%) e blogs especializados (36%).

Por outro lado, ainda é considerável o número de pessoas que tem o costume de visitar lojas físicas antes de realizar compras virtuais (63%), tendo um percentual aumentado entre o público masculino (66%). As categorias de produtos que lideram entre os que têm como hábito buscar informações presencialmente nas lojas, mas realizam a compra virtualmente, são os eletrônicos (63%), eletrodomésticos (53%), calçados (37%) e peças do vestuário (30%).

Esse hábito cria uma oportunidade para o varejo aumentar o fluxo de clientes, demonstrando e oferecendo novos produtos e vantagens aos consumidores. Isso porque, a compra online é uma realidade para um número cada vez maior de brasileiros. Quatro em cada dez (41%) consumidores entrevistados disseram que já realizam ao menos 30% de todas as suas compras mensais no comércio eletrônico. Um percentual menor, mas significativo de 10%, disse que entre 90% e 100% de suas compras são feitas virtualmente.

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