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30 de junho de 2019 - 12:02

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Toda empresa precisa determinar metas de vendas para alcançar bons resultados. Essa é uma estratégia que ajuda bastante no direcionamento das ações, na manutenção do foco e na motivação dos seus colaboradores. Contudo, muitos negócios não sabem exatamente como defini-las.

Quando se trata de uma equipe de vendedores, criar essas metas é essencial para otimizar o desempenho individual e coletivo. Sem elas, os profissionais e as empresas acabam ficando perdidos sem saber em qual direção seguir. As metas de vendas servem para orientar o trabalho do vendedor e, por isso, devem estar de acordo com a realidade do empreendimento para viabilizar o seu cumprimento.

Neste artigo, vamos explicar como incentivar o seu time de vendedores com a definição dessas metas. Boa leitura!

Conheça o mercado

Um dos principais erros das empresas é não acompanhar a evolução e o contexto do mercado atual. Isso porque o primeiro passo para concretizar as metas de venda é justamente este: analisar o entorno para amplificar as vendas.

Afinal, é essencial entender o percentual de crescimento da área em que a companhia está inserida, além de saber qual é exatamente a possibilidade de expansão da empresa. Esses dados podem ser obtidos por meio de:

- revistas sobre o segmento;

- associações de classe;

- sites de estatísticas;

- jornais;

- internet.

Apenas após avaliar as informações é que se pode determinar o percentual de crescimento do negócio nos últimos anos e delinear metas para o futuro. Além do mais, averiguar as condições de oferta e demanda é fundamental para qualquer estratégia de crescimento.

Também é importante aproveitar a ocasião para analisar a concorrência e o comportamento das pessoas em relação às mercadorias e aos serviços da marca.

Outro aspecto fundamental é examinar o ambiente em que a empresa se encontra, já que as estratégias da avaliação de mercado alteram conforme o modelo de negócio e a sua localidade. As metas precisam estar em consonância com esses fatores. Mais do que isso, é essencial descobrir quais são os objetivos ideais da organização.

Tenha metas de venda alinhadas com os objetivos do negócio

É essencial que você tenha a certeza de que os funcionários sabem quais são os objetivos da empresa. Para isso, eles devem compreender a missão, a visão, as crenças e os valores do empreendimento. Apenas assim será possível entender e saber como se portar e, principalmente, caminhar para uma meta de produtividade.

Além do mais, cada área precisa ter metas precisas conforme as finalidades da empresa. Desse modo, evita-se problemas na comunicação e falhas de definição que podem prejudicar a execução das metas.

Também é importante lembrar que cada segmento necessita atuar individualmente com seus trabalhadores. De nada adianta somente colocar um cartaz com frases motivacionais ao lado dos indicadores. Cada colaborador precisa ter suas metas individuais e saber como conduzi-las. Assim, é mais fácil exigir retornos satisfatórios e fazer a análise de desempenho.

Estabeleça objetivos desafiadores para o time de vendas

Durante o processo de estabelecer as metas de venda, logo após criá-las você deve disponibilizar a informação à sua equipe. É preciso ter colaboradores com o perfil correto para o cargo e, além disso, oferecer as ferramentas necessárias para seu crescimento. De nada adianta criar métodos mirabolantes se não houver uma equipe apta para vender, não é mesmo?

Leve em consideração, ainda, que apenas os colaboradores motivados conseguem alcançar as metas estipuladas pelo empreendimento. Para isso, crie um perfil desafiador para o time de vendas a fim de estimular o trabalho em equipe e a motivação dos trabalhadores.

Evite metas inalcançáveis

É preciso entender que não adianta nada criar metas que não podem ser alcançadas, pois a equipe não terá motivação para buscar esse tipo de resultado. A ideia é que eles sejam sempre estimulados a vender mais.

Sendo assim, você não pode cair no erro de apresentar metas inatingíveis que não serão cumpridas. Isso demonstra que os objetivos não foram feitos conforme a realidade da empresa e o cenário em que ela está inserida.

Depois de estipular as metas, é essencial acompanhar os resultados, além de analisá-los a fim de saber se estão acompanhando a economia ou se é preciso uma atualização. Outra perspectiva que deve ser considerada é a de criar metas de venda para períodos de sazonalidade, como é o caso de datas festivas.

Dê atenção aos indicadores de vendas

As metas de venda precisam ser fundamentadas em análises e projeções financeiras. Ou seja, caso o empreendimento não apresente uma situação confortável, os objetivos devem ser direcionados para a reversão de situações complicadas.

Por outro lado, se o negócio vem de uma sequência de ótimos resultados financeiros, as metas precisam ser elaboradas para melhorar ainda mais esse faturamento.

Contudo, é essencial ressaltar que, ao estabelecer metas com grandes aspirações econômicas, o indicado é que você leve em conta também os investimentos que pode fazer para torná-las praticáveis.

Considere a motivação da equipe

A motivação é uma das principais questões quando se trata de metas de venda. Um colaborador desmotivado cria um ambiente sem perspectiva e isso atinge todos ao seu redor.

Já um local cheio de energias positivas e com profissionais estimulados é o combustível certo para que seus colaboradores vendam mais. Para isso, você deve criar métodos de comunicação interna que instiguem a motivação e, por conseguinte, o aumento de vendas. Algumas formas são:

- workshops;

- treinamentos;

- cursos;

- sorteio de brindes;

- pesquisa de satisfação;

- prêmios para colaboradores que se destacaram;

- sorteio de viagens;

- reuniões de desempenho;

- vales: alimentação, combustível, refeição, cultura, entre outros.

Para melhorar os resultados da empresa, nada melhor do que compreender como definir as suas metas de venda. Para isso, é preciso considerar determinadas variáveis (como as obtidas em estudos de mercado), saber criar os objetivos e motivar a equipe.

Afinal, apenas quando são utilizadas estratégias alinhadas aos objetivos do negócio é que é possível alcançar respostas satisfatórias.

Portanto, não se esqueça que metas de venda bem elaboradas tendem a tornar a sua equipe muito mais eficiente e, certamente, a trazer bons resultados. Não se prenda apenas ao básico, busque métodos e novas tecnologias para implementar na empresa e se destaque perante a concorrência!

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