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09 de novembro de 2021 - 17:01

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A dinâmica das redes sociais exige muita dedicação e estratégia. Confira dicas para ter bons resultados e aumentar a relevância

Estar presente nas redes sociais é indispensável para qualquer empresa. Mais do que uma forma de se conectar com as pessoas, plataformas como o Instagram, Facebook e Youtube se tornaram também um meio de fazer negócios. Por lá os consumidores conhecem novas marcas, interagem e compram. Logo, as redes sociais são uma das principais formas de divulgar a empresa, atrair novos clientes e vender. Mas nada disso é possível sem relevância.

E isso não é nada fácil conquistar e manter! A dinâmica das redes sociais exige muita dedicação e estratégia. Por isso, neste post trouxemos algumas dicas para aumentar a relevância da sua marca nas redes sociais. Confira!

O que torna o seu negócio relevante nas redes sociais?

Você já se fez essa pergunta?

Que é fundamental estar presente nas redes sociais todo mundo já está cansado de saber. E isso acaba levando muitas empresas a criar perfis em absolutamente todas as redes sociais e publicar uma coisa ou outra – somente para cumprir essa “obrigação”. Mas, no fim das contas, a marca não tem relevância nenhuma, o esforço não traz retorno e, em alguns casos, pode até prejudicar a imagem da empresa.

Assim, não basta estar presente. Para ter bons resultados, é preciso ter uma estratégia para ganhar relevância. Isso significa, sim, ganhar muitos seguidores – mas este é só o começo. Outros pontos que também determinam a relevância de uma marca nas redes sociais são:

Atingir a audiência correta

Uma marca realmente relevante não só tem muitos seguidores, mas também muitos seguidores com o perfil do cliente ideal para a empresa. Afinal, de que adianta ter muita gente seguindo seu perfil, mas que não está nada interessada no que você oferece? Formar uma audiência qualificada é essencial.

Produzir conteúdo autêntico

É simples: para sua marca ser relevante, ela precisa oferecer conteúdo relevante. E, para isso, ele precisa ser autêntico, se destacar – e não só ser uma cópia, uma repetição genérica do que todo mundo está fazendo.

Ter engajamento

As interações são um excelente indicativo da relevância de uma marca. Se o público comenta e compartilha as publicações, costuma marcar o @ da empresa nas próprias publicações e fala dos produtos, isso significa que o conteúdo está entregando valor de fato e que a relação com os clientes é bem próxima. Da mesma forma, a empresa deve responder os comentários e mensagens e estar sempre conversando com os seguidores.

Esses são alguns dos pilares para ter relevância nas redes sociais. Pode parecer bem simples falando, mas é como diz o ditado: “é mais fácil falar do que fazer”. Como já falamos no início, para ter uma marca relevante nas redes sociais, é preciso muita dedicação e uma estratégia certeira. Confira nossas dicas a seguir.

3 dicas para aumentar a relevância da sua marca nas redes sociais

Nossas três dicas estão bem relacionadas com os pontos que apresentamos anteriormente. A ideia é, justamente, investir em estratégias para atingir público certo, oferecer conteúdos relevantes e gerar engajamento. Vamos lá?

1 – Vá atrás dos influencers

Os influencers – ou influenciadores, em português – são pessoas que produzem conteúdo sobre um nicho específico e têm milhares de seguidores. Costumam ter um público muito bem definido, fiel, engajado e ávido por novidades. Por isso, muitas empresas firmam parcerias com influencers para que divulguem seus serviços ou produtos. Desta forma, associam a marca ao influencer – que já têm relevância.

É uma estratégia super em alta e tem diversos benefícios. Escolhendo os influencers certos, que atuam na mesma área que a sua empresa, é possível atingir a audiência correta de forma rápida, aumentando os seguidores qualificados. Além disso, os influencers impactam muito no comportamento e decisões de compra, o que pode render já de cara um crescimento no número de vendas.

Há diversas abordagens e campanhas possíveis com os influencers, e tudo vai depender do objetivo da sua empresa naquele momento. Uma coisa é certa: não é preciso ser uma grande marca para adotar essa estratégia. Mesmo negócios menores podem se beneficiar dos microinfluencers, pessoas que influenciam um pequeno grupo – seja um nicho muito específico, seja uma cidade. Os resultados compensam o investimento.

2 – Invista em vídeo

Quando se fala em conteúdo, o vídeo é o protagonista. Ele tomou conta das redes sociais e a tendência é que ganhe cada vez mais espaço. E não só os vídeos gravados, mas também os ao vivo. Esse formato faz sucesso porque é muito dinâmico, atrativo, direto. Cria uma relação muito próxima com o público. Por isso, para oferecer conteúdo relevante, o vídeo é o melhor caminho.

E se engana quem pensa que é preciso fazer grandes investimentos para produzir vídeos para as redes sociais. Na verdade, o mais importante é ter criatividade e fazer um bom planejamento, buscando assuntos interessantes para os seguidores. Hoje é possível gravar vídeos com excelente qualidade com um smartphone. Então, não tem desculpa!

Basta gravar e escolher um bom editor de vídeo. Há opções mais tradicionais, como o Adobe Première, que exige um pouco mais de conhecimento, e outras online, que são super práticas e intuitivas, como o Invideo. Nele há modelos prontos, que podem ser personalizados com músicas, imagens, transições e muito mais. Ou seja: não tem desculpa, mesmo!

3 – Construa relacionamento

Para aumentar o engajamento e ganhar relevância, sua empresa precisa construir um relacionamento sólido com os seguidores. Para isso, primeiro é preciso garantir a consistência na publicação dos conteúdos – manter um ritmo constante, com um bom volume de publicações, em formatos variados – vídeos, lives, enquetes, sorteios, fotos etc. Com isso você se torna realmente presente nas redes sociais e passa uma imagem sólida, com diversos pontos de contato com o seu público.

Além disso, esteja aberto para interações de todos os tipos. As marcas que têm uma linguagem própria e humana, que estão ligadas no que as pessoas estão comentando sobre ela nas redes sociais e que respondem de forma personalizada e atenta são as que obtêm maior relevância. Esse é, sem dúvidas, um dos maiores ativos de uma empresa.

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