A nutrição de leads pelo WhatsApp é uma tendência que surgiu após a liberação das funções de API do aplicativo. Porém, poucos ainda sabem como utilizar essa função e quais suas vantagens e desvantagens comparadas com o e-mail. Confira a seguir as respostas para suas dúvidas e mais conhecimentos sobre este assunto.
Mas antes: O que é Nutrição de Leads ?
A educação de potenciais clientes pelo aplicativo de mensagens é uma estratégia de marketing e vendas que busca enviar informações (conteúdo) a um lead, com o objetivo de deixar mais clara a existência de um problema e como sua empresa pode resolvê-lo.
É chamado de “nutrição” exatamente pelo fato de muitas vezes o lead não ter todos os dados sobre o mercado, problema e seu produto, precisando assim ser “alimentado” com informações para então evoluir no seu funil de vendas.
Literalmente, você irá nutri-lo com conhecimentos, dados, curiosidades e muito mais.
Por esse mesmo motivo, muitas vezes é comum possuir mais de um tipo de nutrição, tentando assim trabalhar público em cada etapa do funil de vendas, ou mesmo com dores, tamanhos e segmentos diferentes.
Por que fazer nutrição de leads pelo WhatsApp?
Segundo pesquisa da Meta*, 75% dos adultos no mundo querem se comunicar com os negócios da mesma forma que se comunicam com seus amigos e família.
Essa proximidade dá segurança aos consumidores e garante uma maior confiança em adquirir produtos e serviços.
A mesma pesquisa demonstrou que 2 em cada 3 pessoas preferem comprar com empresas que podem conversar.
Já pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box diz que o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones dos brasileiros, sendo que 95% deles abrem o aplicativo todo dia.
Isso demonstra a presença do aplicativo em públicos das mais diversas categorias, permitindo que ele seja utilizado na estratégia de qualquer marca, independente da sua persona.
* State of Connective Media: Business Messaging by Ipsos. (Facebook-Commissioned online study of 25,000 people ages 18-64; monthly users of at least one messaging app in AU, BR, CA, DE, FR, IN, JP, KR, UK and US), Oct-Nov 2020.
Fazendo Nutrição de Leads pelo WhatsApp
Existem algumas formas de fazer uma nutrição com a sua base de leads. Vamos apresentá-la a seguir:
1. Manualmente
Por mais que seja a mais trabalhosa de todas as formas, enviar mensagem por mensagem para os seus clientes faz total sentido para empresas que têm um fluxo pequeno de contatos e querem a maior aproximação possível com o público.
Por meio das respostas rápidas é possível salvar até 50 mensagens completas, podendo ainda editar cada uma delas antes de enviar. Essa função ainda possui atalhos, que agilizam a forma de utilizar.
2. Listas de Transmissão
As listas de transmissão são uma forma rápida, fácil e gratuita de fazer a nutrição de leads entrar em contato com pessoas que já interagiram com a sua marca.
Com ela, todos os contatos receberão a mesma mensagem, e todo o processo é manual. A principal desvantagem dela é a necessidade de que o contato tenha adicionado o número da sua empresa, fazendo com que não seja ideal para atingir leads novos.
O próprio WhatsApp ensina a criar sua lista de transmissão. Confira aqui.
3. WhatsApp Business API + Integração
Com uma conta Business API do WhatsApp é possível integrar softwares com programas de CRM, fazendo com que seja possível enviar mensagens pré-programadas para cada cliente que faça um cadastro em sua empresa.
Aqui na Hi, por exemplo, cada lead que faz o download de um e-book recebe um fluxo de 3 mensagens, que além de informar o lead sobre nossos produtos o convidam para conversar com nossa equipe.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.