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O poder da criatividade nas promoções

por: Angelica Balthasar
em: Vendas
fonte: Venda Mais
23 de janeiro de 2013 - 19:25

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Por: Rodrigo Brasil

Promoções publicitárias têm se mostrado uma estratégia diferenciada e eficaz para dar visibilidade às marcas e cativar o público. Algumas agências brasileiras vêm se especializando em oferecer este tipo de serviço, e o país já se destaca no cenário internacional por conta da criatividade de suas promoções.

As promoções brasileiras foram destaque no Festival de Cannes Lions 2012, o maior festival de publicidade do mundo, conquistando pela primeira vez o Leão de Ouro na categoria Promo & Activation. O Brasil faturou dois Leões de Ouro, conquistados pela agência Ogilvy: um para o case “Sprite Shower”, feito para a Sprite; o outro foi para “Recipe Receipt”, criado para a maionese Hellmann’s (Unilever). O país conquistou também duas Pratas e quatro Bronzes, somando, portanto, oito Leões. Foi nosso melhor desempenho na história desta área, instituída pelo festival em 2006.

O sucesso não para por aí. Recentemente, a revista Creativity lançou seu ranking anual com as 50 personalidades criativas mais influentes do mundo. Na 8ª edição, a lista traz gente como Jonathan Mildenhall, da Coca-Cola, Damian Kulash, da banda OK Go, a cantora Björk, Nick Law, da R/GA, e também destaca os brasileiros Roberta Paixão, Gustavo Fortes e Cleber Martins, sócios da Espalhe Marketing de Guerrilha, agência especializada em promoção boca a boca. De acordo com a publicação, os brasileiros foram responsáveis por elevar o patamar da criatividade nas redes sociais em ações para marcas como Halls, Guaraná Antarctica, Trident e Avon.

Sucesso refrescante

Ir ao encontro do público consumidor parece ser um dos segredos para uma ação bem-sucedida. Um bom exemplo é a promoção “Sprite Shower”, da Ogilvy, premiada com três Leões em Cannes (ouro e bronze em Promo & Activation, e prata em Outdoor). Para demonstrar o poder refrescante do refrigerante, foi montada uma máquina gigante de soda colocada na praia de Geribá, em Búzios, Rio de Janeiro, nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2012. Funcionando sob um calor de 40 graus, o chuveiro ofereceu ao público cerca de 1.500 banhos todos os dias. “O público foi muito receptivo, com adesão surpreendente. Os internautas colocaram posts espontâneos no Facebook”, afirma Flávia Buchmann, uma das criadoras. A ideia também fez muito sucesso mundo afora e a campanha já foi replicada na China e em Israel. “Nossas iniciativas têm como objetivo estimular a criatividade e a inovação no consumidor, por meio da cocriação. Damos sempre as ferramentas para que o consumidor possa dar vazão à criatividade”, comenta Flávia.

“Carona que Contagia”

As redes sociais têm se mostrado uma ferramenta muito eficiente para aproximar as marcas do seu público. Agências como a Espalhe Marketing de Guerrilha vêm se especializando em promover ações para turbinar as páginas de seus clientes na internet. Em apenas um ano, a agência conseguiu atingir o número de cinco milhões de fãs na página de um de seus clientes, o Guaraná Antarctica. Este sucesso se deve a estratégias criativas e envolventes, como a ação “Carona que Contagia”, que levou três amigos ao Carnaval de Salvador em um carro movido a interações do público no Facebook. O trio foi escolhido por meio de um concurso de frases, realizado na Fan Page da marca. O vencedor, Marcos Alves, de Natal (RN), e seus amigos saíram de carro de São Paulo e tinham três dias para chegar a Salvador com o combustível disponibilizado por cada comentário feito ou Curtir acionado na página da ação. Cada Curtir equivalia a 10 metros rodados. “Esta viagem está alinhada com o conceito da marca em incentivar jovens a usar sua energia para vivenciar momentos divertidos ao lado dos seus amigos”, diz Thiago Hackradt, gerente de marketing da marca.

Opinião

Imagine poder contar com a opinião de milhares de mulheres na hora de comprar suas roupas. Esta era a proposta da promoção “Fashion like”, feita pela DM9DDB para a C&A, que trazia cabides nas lojas mostrando em tempo real os “likes” conquistados por cada modelo na rede social. Lançado em abril, para o Dia das Mães, e realizado na Flagship da C&A, em São Paulo, o case do Fashion Like recebeu mais de sete mil “likes” e se tornou um sucesso. A ação teve reconhecimento nacional e internacional, além de conquistar quatro Leões de Bronze no Festival de Cannes e, mais recentemente, o World Retail Awards, na categoria Innovation Concept. O projeto envolveu 10 peças da coleção Dia das Mães expostas na loja da C&A no Shopping Iguatemi por uma semana, em abril. A coleção é resultado do projeto Poderosas do Brasil, que contou com a participação da übermodel Gisele Bündchen como curadora de moda. “Esse projeto nasceu para ter base na web e desdobramento que levem o consumidor às lojas”, afirma Elio França, diretor de operações da C&A. “A presença dos cabides nas lojas aguça a curiosidade e acreditamos em movimentos como a participação imediata dos visitantes via smartphone, por exemplo,” acrescenta.

Curto e intenso

Outra ação bem-sucedida foi a “Causamento XS”, realizada pela Halls para explorar o Dia dos Namorados nas redes sociais. Criada pela agência Espalhe, a promoção reuniu dois solteiros completamente desconhecidos dispostos a se casar na cidade de cassinos norte-americana. O objetivo era reforçar o conceito de Halls XD, produto definido por sua duração curta, mas intensa (a jornada em Las Vegas deve durar cinco dias). Com quase três milhões de fãs no Facebook, a página da Halls foi a Fanpage de marca que mais cresceu em todo o mundo.

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