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Passo-a-passo para gerar mais vendas com o LinkedIn

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Agendor
06 de agosto de 2014 - 18:08

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Por: Gustavo Paulillo

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo, com mais de 40 milhões de usuários. Desde a abertura de capital a rede vem crescendo rapidamente e, com certeza, chegou para ficar.

O que torna o LinkedIn tão poderoso é que não importa qual é o seu mercado, é muito provável que você encontre um novo prospect para o seu negócio por lá.

Tudo que os vendedores precisam fazer é dedicar algumas horas para configurar a sua presença no LinkedIn e utilizá-lo semanalmente para incrementar os negócios. Vamos ver o passo-a-passo para gerar mais vendas com o LinkedIn.

1. Crie um perfil impressionante

O seu perfil no LinkedIn é o local onde as pessoas vão vê-lo e encontra-lo. Preencha-o completamente, adicionando as informações relevantes de seu currículo: a sua educação, seu histórico de trabalho e seu conjunto de habilidades.

Geralmente as pessoas fazem isso mas se esquecem de uma coisa, que é como se diferenciar com o seu perfil.

Como você será diferenciado de outros 40 milhões de usuários? Use palavras-chave específicas, uma foto que gere credibilidade, um título interessante na sua função e compartilhe conteúdo incrivelmente útil por lá.

2. Semeie a sua rede no LinkedIn

Comece a construir a sua rede no LinkedIn conectando-se com seus contatos atuais. Importe seu livro de endereços, conecte outras mídias sociais, ou até mesmo contatos de e-mails.

Isso vai ajudar você a semear o seu LinkedIn e ter alguns contatos para começar. Ao adicionar essas pessoas, o LinkedIn vai ajudar você a identificar novas conexões que poderiam ser leads para o seu negócio.

Nunca sabemos a quem podemos estar conectado.

Use a pesquisa avançada para encontrar leads

A busca de pessoas no LinkedIn é uma das mais poderosas ferramentas disponíveis para seus esforços de vendas e geração de leads.

Comece usando a pesquisa do LinkedIn para encontrar contatos com características especificamente relevantes para o seu negócio. Você pode querer começar com um setor específico, localização ou procurar por títulos e palavras-chave.

Se você ainda não sabe quais as palavras são importantes para você encontrar mercado para seu produto ou serviço, você pode usar a ferramenta de palavra-chave do Google AdWords para encontrar as melhores palavras para o seu negócio.

Se você precisar de informações mais específicas, considere assinar o LinkedIn Premium, que lhe dá a capacidade de pesquisar pelas seguintes características:

Função.

Experiência.

Interesses.

Anos de experiência.

Tamanho da empresa.

3. Participe de grupos do LinkedIn

Os grupos do LinkedIn são uma ótima maneira de encontrar e se conectar com outras pessoas com interesses semelhantes.

Há grandes grupos de associações profissionais, redes, interesses da sua empresa e pequenos grupos para discussões privadas.

Procure por grupos com palavras-chave relevantes para a sua empresa e para gerar mais negócios. Experimente participar de grupos com mais de 1 mil pessoas, e de grupos menores, com poucos participantes.

Grandes grupos são ótimos para se conectar com pessoas de grande relevância. No entanto é menos provável que você seja notado entre as grandes associações e menos provável ainda que você consiga construir relações estreitas com os seus membros.

Por outro lado, pequenos grupos são ótimos para se conectar com as pessoas sobre temas específicos e relevantes, mas não tem tanto alcance quanto os grupos maiores.

Se você não sabe qual o grupo adequado para você, dê uma olhada nas sugestões e ideias que o LinkedIn oferece.

Para cada grupo, há um resumo que fornece informações sobre como o grupo está distribuído geograficamente, suas funções e o seu mercado.

Para você começar, participe de grupos que você se identifica e com grupos que você já participa fora da internet. Junte-se ao grupo da sua associação profissional no LinkedIn, grupo de ex-alunos da sua faculdade, e grupo de ex-alunos de seu emprego anterior.

Outra característica disponível depois de participar de um grupo é a capacidade de compartilhar conteúdo com eles. Isso amplifica instantaneamente o alcance de seu conteúdo.

Lembre-se de usar este recurso com moderação. Caso contrário você pode ser visto como spammer.

Torne-se um especialista em respostas

Encontre pistas para construir relacionamentos nem sempre significa ir à caça. O LinkedIn é uma comunidade e, portanto, a sua participação em discussões vão ajudar você.

Use os grupos do LinkedIn para fazer perguntas interessantes, conecte-se aos líderes e peça sua opinião. Partilhe sua própria experiência, responda perguntas e posicione-se como um recurso.

Aqui está uma lista de coisas para fazer quando você responder uma pergunta de alguém:

  • Saiba mais sobre a pessoa que fez a pergunta consultando o seu perfil.
  • Personalize a resposta, tornando-a algo relevante.
  • Não reprima. Faça sua pesquisa, forneça links e dicas. As pessoas vão apreciar o tempo que você tirou para criar uma resposta de qualidade.
  • Convide as pessoas para perguntar diretamente a você se tiver mais dúvidas.

Crie o seu próprio grupo

Se você se deparar com um tema que você achar que deve haver discussões, mas que não há um grupo, você pode criar um grupo para discutir isso.

Ter o seu próprio grupo no LinkedIn tem suas próprias vantagens: você será reconhecido como um líder de pensamento em seu espaço e terá a capacidade de mandar mensagens diretas a todos os membros.

4. Navegue pela hierarquia das empresas para encontrar conexões

A busca por empresas no LinkedIn é de grande utilidade para encontrar leads dentro de empresas que você não conhece.

Essa é uma ótima maneira de navegar na hierarquia da empresa e ter insights sobre quem está conectado com você para que você possa se apresentar.

Por exemplo, uma empresa pode se beneficiar de seus serviços, mas você não sabe como entrar em contato com as pessoas dessa empresa? Procure por ela no LinkedIn e veja a lista dos seus empregados atuais e passados.

Depois disso, você vai saber se está conectado aos funcionários em 2º ou 3º grau e poderá enviar uma solicitação e iniciar uma conversa.

Se você quer se planejar antes de entrar em contato com a empresa, use o botão follow para segui-la e receber atualizações antes de entrar em contato e se apresentar para as pessoas.

5. Rastreando e se conectando aos leads

Graças às diversas maneiras de se conectar com os profissionais do LinkedIn que mencionamos, a sua mensagem nunca é uma mensagem fria. Se for, você não está trabalhando do jeito certo.

Quando chegar a hora de contatar um prospect, personalize a sua mensagem. Muitas pessoas cometem o erro de usar a mensagem modelo “eu gostaria de adicioná-lo à minha rede profissional”.

A mensagem é seca, não tem personalidade e mostra que você não se importa. Personalize a sua mensagem para incluir algo que você sabe que é interessante para o seu lead.

Faça o mesmo que você faria em um e-mail.

Rastreie e gerencie seus leads

Com os milhões de contatos potenciais que você pode alcançar com o LinkedIn, seria um milagre se você pudesse manter o controle de cada lead em potencial.

Felizmente os sistemas de CRM existem para tornar a sua vida mais fácil. O Agendor ajuda você a gerenciar os contatos, dando-lhe a capacidade de filtrá-los por categoria com base em atributos diferentes.

Categorize pelo mercado, localização geográfica ou qualquer categoria que faça mais sentido para o seu negócio. A coisa mais importante é garantir que você capture dados para aprender a usá-los em seu negócio.

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