Sep
06

Produto de qualidade não é diferencial?

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Ideia de Marketing
05 de setembro de 2018 - 18:03

Produto-de-qualidade-nao-e-diferencial-televendas-cobranca

Por: Gabi Gonçalo

Já faz tempo que o estilo de fazer comunicação ou propaganda mudou. Aliás, com o acelerado avanço da tecnologia, as mudanças acontecem cada vez mais rapidamente. Com tantas transformações, milhares de empresas apresentam dificuldades para se posicionar diante do novo consumidor. A maioria das empresas acabam não utilizando uma estratégia de comunicação com o que realmente as farão permanecer em evidência e, por isso, continuam focando em diferenciais que não se sustentam por muito tempo. Mas o que uma marca deve evidenciar como diferencial nos dias de hoje? A qualidade do produto não pode mais ser utilizada como diferencial?

Ter qualidade já não é mais visto como diferencial por grande parte das pessoas. Oferecer um produto de qualidade se tornou uma obrigação aos olhos do consumidor. É claro que ter qualidade pode favorecer a marca de diversas maneiras, mas vivemos em um mundo onde o acesso à informação permite que o consumidor compare seu produto com incontáveis concorrentes. Portanto, neste novo cenário, o que fará sua marca diferenciar-se das outras é a experiência que ela proporcionará ao seu consumidor e a forma com que você escolherá para posicionar sua marca para seu público.

“Mesmo se você tiver um diferencial, para o seu público, você e seus concorrentes parecem cada vez mais iguais”. Guilherme Sebastiany

Com a internet, o acesso a todo tipo de informação ficou muito fácil. Manter posicionamentos antigos focados na qualidade do produto já não tem o mesmo efeito. Para melhor exemplificar separei o vídeo abaixo, retratando como o McDonald’s se vendia nos anos 70:

https://youtu.be/dK2qBbDn5W0

Esse exemplo demonstra claramente a época em que o Marketing 1.0 era mais presente, ou seja, quando o foco era totalmente no produto. De lá para cá muita coisa mudou e milhares de concorrentes de redes de fast-food também surgiram, com isso, a comunicação virou um grande desafio.

A verdade é uma só: uma empresa ao lado da sua pode copiar seu produto exatamente como ele é. Portanto, se o foco da sua comunicação é apenas o próprio produto, é preciso estar preparado para ser engolido rapidamente pela concorrência.

Ter a qualidade é muito importante para captar e manter um cliente. Porém, vender apenas isso como diferencial de mercado pode ser um tiro no escuro. Neste sentido, o seu risco aumenta, pois, milhares de outras empresas podem utilizar o mesmo argumento e, no momento da compra, seu potencial cliente sentirá falta de outros atributos para a tomada de decisão. Se todos vendem qualidade, a sua qualidade não é diferencial nenhum no mercado. Você até pode evidenciar as qualidades do seu produto na comunicação, mas lembre-se: no novo século é a experiência que você proporciona ao seu cliente que será o seu maior diferencial.

Dica: Leia mais sobre Marketing 2.0 e 3.0 de Philip Kotler e entenda como essa mudança influencia na nova forma de você se posicionar no mercado.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: