Apr
12
11 de abril de 2016 - 18:07

Qual-o-desafio-de-um-atendimento-com-qualidade-e-eficiente-televendas-cobranca

Por: Tamires Markarian

Todos os dias realizamos compras em estabelecimentos de diversos setores de atuação, sejam eles físicos ou virtuais. Com o aumento do número de concorrentes, aumenta a competitividade. Com isso, muitas empresas acabam oferecendo ao mercado o mesmo produto que a sua concorrente e com os mesmos preços.

Para que as empresas se diferenciem e possam atrair mais clientes do que a concorrência, precisam destacar-se no atendimento. Mas qual o desafio de um atendimento ​com qualidade e eficiente? ​

O grande desafio de um atendimento com qualidade começa com as seguintes perguntas: Qual é o meu público? De qual lado deve partir o contato? Por qual meio este contato deve ser realizado? O que devo priorizar no atendimento para que o cliente fique satisfeito?

Devemos responder estas perguntas para encontrar a maneira de tornar a experiência do atendimento mais agradável para o cliente, e assim elevar o nível de satisfação.

A tecnologia tem quebrado muitas barreiras com relação ao atendimento ao cliente e com certeza proporciona muitos benefícios para os dois lados. Realizar atendimentos telefônicos, por chat, email, redes sociais e SMS’s utilizando soluções multicanais em uma mesma plataforma, oferece maior eficiência na central de atendimento. Quanto mais integrados forem os processos e softwares, mais rápido o cliente será atendido.  Independente do meio que seja utilizado, para que o cliente se sinta satisfeito, é preciso que se sinta confortável e que acredite que quem está do outro lado está pronto para solucionar o seu problema, esclarecer suas dúvidas, realizar a venda com segurança, etc.

Para que o cliente se sinta seguro realizando uma compra virtual, por exemplo, é importante que o site possua certificados de segurança, para que os dados do cartão do cliente não sejam disponibilizados para terceiros. Mas e no caso de compras via telefone? Muitas pessoas deixam de realizar compras por telefone mesmo quando o produto oferece algum atrativo, justamente por não se sentir confortável e seguro ao informar o número do cartão para o atendente. Mais uma vez temos a tecnologia a favor da sociedade. Para maior confidencialidade dos dados, pode ser implantado um sistema de captura de dados sigilosos por telefone, por exemplo. Desta maneira, o cliente se sente seguro e quebra esse tabu com relação a este tipo de compra e pode vir a realizar outras pelo mesmo meio.

A automatização de processos tem diminuído custos e gerado maior satisfação ao cliente. Um exemplo é o FAQ Inteligente integrado ao sistema de chat automatizado, que pode realizar consultas em bancos de dados sobre pedidos, produtos, serviços e oferecer rapidamente as informações desejadas aos clientes. Tudo isso de forma automatizada e sem a interferência humana.

Os clientes precisam sentir que são importantes e não querem ficar esperando no telefone para que sejam atendidos, mesmo que seja por cinco minutos ou até menos. Outro exemplo de eficiência é utilizar uma funcionalidade denominada”call back”. Ela funciona de uma forma simples, ao invés do cliente ficar na linha esperando a sua vez de ser atendido, esta ferramenta armazena o número do telefone que ele ligou e o coloca na fila de retorno de ligação. Há algumas outras possíveis configurações que podem oferecer um conforto maior ainda, como agendamento do melhor horário para o retorno, por exemplo.

As equipes de atendimento precisam estar devidamente treinadas e organizadas para lidar com clientes sobre diversos assuntos em diferentes canais, oferecendo sempre o atendimento adequado ao consumidor.

Para medir a qualidade do atendimento, podemos utilizar as estatísticas das pesquisas de satisfação em cada canal, e ainda monitorar os atendimentos em tempo real, caso seja necessário alguma instrução. Ter estas informações de forma rápida, permite a tomada de decisões imediata, para que se possa trilhar o melhor caminho para alcançar diversos objetivos.

Em tempos modernos, a qualidade e eficiência de um atendimento tornou-se uma obrigação e não somente um diferencial. O grande segredo é associar o custo-benefício para oferecer a melhor experiência ao cliente em relação a todos os outros concorrentes, gerando assim maior satisfação e prestígio no mercado.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: