Jul
26
25 de julho de 2016 - 18:07

Qualidade-de-dados-e-a-peca-que-faltava-no-quebra-cabeca-do-marketing-televendas-cobranca

Entenda como a qualificação da base é fundamental para campanhas multicanais e engajamento do cliente

Por: Juliana Azuma

Com os consumidores multiconectados, cresce a necessidade de engajá-los nos mais variados canais. Site, banners, e-mail, Facebook, Twitter, Instagram, call center e loja física, têm suas particularidades e níveis de interação e, para isso, torna-se fundamental conhecer e entender os interesses e preferências de cada cliente.

A informação contida na base de dados de uma companhia é uma fonte de inteligência para guiar campanhas de marketing independentemente do canal. Sem uma análise sólida, o responsável pelas ações tem peças faltantes em seu quebra-cabeça, e o resultado é a criação de ações genéricas e pouco eficientes, um cenário ainda muito comum no mercado. De acordo com levantamento da Experian Marketing Services junto a empresas americanas, 94% afirmam encontrar dificuldades em realizar campanhas personalizadas.

O principal desafio do “data-driven marketing” (em tradução livre, estratégia de marketing guiada por dados) é saber como tratar o grande volume de informações recebidas. Elas chegam de todos os lugares em tempo real, de forma desordenada, e quem não estiver preparado para analisá-las, não terá bom entendimento sobre o consumidor. E o problema para montar o quebra-cabeça pode ser ainda mais grave.

Não basta contar com uma poderosa ferramenta de Big Data para receber os milhões de elementos que chegam, se eles não forem confiáveis. Ainda de acordo com o levantamento da Experian Marketing Services, até 25% dos dados das bases dos varejistas norte-americanos são incorretas: endereços de e-mail e números de telefone falsos ou nomes incompletos, que assim não têm utilidade para o marketing.

Existem ferramentas que realizam uma verdadeira faxina nos cadastros, eliminando duplicidade, atualizando e padronizando dados de forma automática, já que muitas das inconsistências são decorrentes de erros durante o preenchimento manual.

Converter uma ação de marketing em vendas é como montar um quebra-cabeça complexo de mil peças, em que cada dado cadastral ou comportamental de um cliente representa uma parte da figura e, se faltar, compromete a visão total. Assim, apenas com uma base de dados qualificada e confiável é possível elevar o patamar da comunicação com o cliente em diversos canais.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: