Os aplicativos de interação podem ser parceiros no momento da cobrança ao cliente, e o WhatsApp pode atuar no cenário de pagamentos
A tecnologia vem avançando e trazendo uma série de novidades, principalmente no mercado consumidor. Com novas ferramentas, sistemas, softwares e programas que permitem a automatização dos processos até então manuais, uma nova era começou.
Dentre todas as etapas que fazem parte da gestão comercial, uma área começou a ganhar bastante destaque com o surgimento de novas opções: a cobrança ao cliente.
Sendo uma parte muito delicada e decisiva para a satisfação do cliente e um possível retorno e fidelização, a cobrança deve ser feita de forma sutil e que contribua para uma boa experiência do pagador, que já está investindo dinheiro no produto comprado.
Ninguém gosta de pagar contas e ter dívidas. Por isso, usar estratégias que deixem esse processo mais dinâmico, rápido e prático é um fator que diminui as preocupações e dores de cabeça dos consumidores.
Com a chegada dos pagamentos online, visando o crescente uso da internet pelo mercado e a expansão da comercialização digital, as empresas devem ficar atentas e observar as opções atrativas e eficazes que essa nova modalidade trouxe ao mundo dos negócios.
Entre as novas modalidades, podemos destacar o link de pagamento. Contudo, eles não atuam sozinhos. Com a importância das redes sociais e a frequência com que as pessoas as usam, por que não associar os pagamentos aos aplicativos, de forma a facilitar mais ainda a finalização do pagamento?
E é isso que vamos mostrar hoje. Mais especificamente, como usar os links de pagamento via WhatsApp e facilitar a cobrança em seu negócio.
O que são links de pagamento?
O link de pagamento chegou e já conquistou o mercado devido às facilidades e a praticidade que possui na realização da cobrança. Sendo um espaço que abriga todos os dados referentes a um determinado débito em aberto, ele é lugar de encontro de tudo o que o consumidor precisa para pagar sua fatura.
Com dados que permitem a conferência do remetente e, principalmente, do destinatário do valor cobrado, qual o valor a ser pago, data de vencimento, e outras informações de segurança, o link de pagamento permite um controle maior de dados e da transação.
Com o avanço da tecnologia, não foi difícil perceber que usar link de pagamento era uma solução perfeita para oferecer mais comodidade, segurança e agilidade para os clientes. Mas, mais do que usá-lo, o melhor é poder enviá-lo via redes sociais, como o WhatsApp, direto na conversa com seu cliente.
Isso permite mais rapidez e conforto ainda em todo esse processo. E, com certeza, melhora a logística empresarial e ainda avança na comunicação e interatividade com seu cliente.
Link de pagamento e o WhatsApp
Como vimos, o link de pagamento é uma das novidades trazidas pelo pagamento online. É uma maneira simples e direta de realizar uma etapa tão importante que é a cobrança.
Mesmo com opções muito fortes no mercado, já inseridas e utilizadas como cartões de débito e crédito, boletos e carnês, o link de pagamento conta como uma automatização completa, fazendo o procedimento ser 100% online e sem deslocamento do cliente.
Com ele, o cliente irá encontrar as informações que levam a uma conferência e efetivação do pagamento bem espontânea, permitindo ainda vantagens encontradas em outras modalidades, como o parcelamento da dívida. Mas como levá-lo ao cliente? É aqui que entra o uso do WhatsApp.
Sendo o aplicativo de interação e canal de conversas mais utilizado no Brasil, o WhatsApp permite o envio de diversos tipos de arquivo, como fotos, vídeos, mídia em geral, e claro, o compartilhamento de links.
Isso permite às empresas explorarem o WhatsApp e usarem de suas funções para facilitar a manutenção do contato com o cliente. Além disso, mostram que por uma simples conversa, toda a compra realizada pode ser finalizada, sem gerar esforço e burocracias bancárias.
Por isso é fundamental os lojistas trabalharem para que os processos sejam integrados e possam explorar mais de uma ferramenta por vez. A internet possibilita a cada dia uma novidade diferente, basta você saber aumentar sua credibilidade e lucro com elas.
Vantagens de utilizar o link de pagamento via WhatsApp
Para usar o WhatsApp como fonte de compartilhamento para o link de pagamento, é importante mostrar aos seus clientes por que essa via é atrativa e potencializa o resultado para ambos os lados.
De forma a destacar as vantagens, trabalhar a questão interna é o primeiro ponto a ser gerido pelas empresas. A parte gráfica e visual conta muito nesse momento, principalmente o conteúdo, já sendo o atrativo inicial que mostra os benefícios.
Colocar apenas informações engessadas, sem a cara do produto ou da empresa, além de ser esteticamente desproporcional, gera desconfiança e falta de credibilidade do cliente sobre a empresa, afinal, pode dificultar perceber a seriedade do meio de cobrança usado.
Por isso, se preocupar com a forma de apresentação interna do link de pagamento deve ser a primeira ação para que o cliente perceba logo de cara uma vantagem: a sintetização do conteúdo, forma, design e sem deixar a desejar nos dados necessários e na segurança.
Paralelamente, entender que ele é um fator que impulsiona, movimenta as vendas digitais, utilizando o próprio WhatsApp, faz com que muitas vantagens sejam destacadas e mostrem a importância de oferecer essa ferramenta, tais como:
Praticidade: a possibilidade de qualquer empresa aderir ao link de pagamento e poder enviar via WhatsApp, já que não possui restrições de acesso e aderência;
Velocidade: rapidez nas compras é cada vez mais uma necessidade do consumidor, e usar o WhatsApp nesse processo sem dúvidas deixa tudo mais veloz;
Segurança: sem riscos de invasões e acessos estranhos, pois, ao abrir o link de pagamento, o cliente é direcionado para a página indicada diretamente;
Gastos: o link de pagamento via WhatsApp diminui os custos significativamente, afinal despensa investir em meios físicos e com várias etapas de concretização;
Taxas: afasta taxas constantes como no aluguel de máquinas de cartão, sendo calculado pela empresa e quantidade de vendas realizada;
Parcelamento: O link de pagamento permite que haja parcelamento da compra e aproveita o WhatsApp para organizar essa gestão.
Esses foram apenas alguns benefícios que o link de pagamento pode trazer tanto a sua empresa, melhorando a gestão e controle de cobrança, como ao seu cliente, com mais comodidade e sem perder a confiança em seu negócio.
Validação do relacionamento com o cliente ao usar link de pagamento via WhatsApp
Sabemos que uma parte muito importante a ser trabalhada constantemente pela empresa é o relacionamento com os clientes. Muitos lojistas acabam iniciando um excelente negócio, mas pela falta de promover interação e atração do cliente, acaba perdendo a fluidez do negócio.
Muitos se enganam quando pensam que a venda termina no pagamento. Na verdade, a comercialização inicia uma nova etapa após a finalização da cobrança. Essa parte chamamos de gestão pós-venda e fidelização do cliente.
Quando todo o atendimento do cliente é feito da melhor maneira, ele não se sente apenas mais um, mas sim que está sendo notado e recebendo atenção. E isso começa na organização logística eficaz da empresa, até prestar toda a assistência e firmar contato.
Agir dessa forma muda totalmente a percepção do cliente. O tratamento pelo nome, perguntas sobre suas necessidades, suas dúvidas, se atentar a pequenos detalhes como “há muito o(a) senhor(a) não compra aqui, o que aconteceu?” faz toda a diferença para o público.
Nessa parte o uso do WhatsApp é fundamental, pois permite iniciar e prolongar a conversa com cada cliente, além de possuir ferramentas como etiquetas, mensagens rápidas e exposição de conteúdos mais eficazes, no caso do WhatsApp Business.
Mas como o link de pagamento se associa a todo esse processo? Simples. A conversa quando bem realizada e organizada, permite com que a parte da cobrança seja feita de forma sutil e não cause desconforto ou má reação do cliente.
Quando todo o tratamento e o atendimento é feito de forma cuidadosa, prestando atenção aos detalhes e tratando cada cliente com particularidade, o fluxo e desenvolvimento do diálogo se tornam íntimos e interessantes, facilitando o envio do link de pagamento. Alguns pontos devem ser observados para que esse processo seja eficaz, como:
Confirme a identidade do cliente
Antes de dar um início mais direto à conversa, mande mensagens que permitam verificar se está conversando com a pessoa certa, se o telefone realmente pertence a ela, entre outras conferências.
Faça a apresentação da empresa com as informações iniciais relevantes e breves, depois busque fazer essa conferência. Após isso, introduza a conversa.
Apresente a empresa e o objetivo do contato
Como dito anteriormente, busque apresentar dados principais e de destaque da empresa. Depois, explique o motivo do contato e pergunte se pode prosseguir.
É importante sempre dar a oportunidade ao cliente de manifestar interesse na conversa. Assim você não será invasivo e também poderá mensurar o perfil do cliente, fundamental para saber como será feita a sua tratativa.
Envie mensagens diretas de cobrança
Continuando, localize o cliente do débito que possui em aberto, informando valores, datas de pagamento, vencimento e o que foi comprado.
Pergunte se há dúvidas e confira que haverá compromisso no pagamento. Sempre seja claro nas informações prestadas.
Mande o link de pagamento via WhatsApp!
Após conferir e enviar todos os dados, basta fazer o compartilhamento do link de pagamento via WhatsApp e aguardar a efetivação.
Por ser uma modalidade nova, mostre as vantagens de utilizar esse serviço, a praticidade de evitar o deslocamento do cliente até sua loja e como consegue ter um controle instantâneo e direto do seu próprio pagamento.
Ofereça sempre oportunidades que visem a satisfação dos consumidores de seu serviço!
O que fazer após o envio do link de pagamento via WhatsApp?
Agora que o link de pagamento foi enviado e o débito pago, se inicia o procedimento pós venda e a fidelização do cliente. Após um tempo do pagamento, é importante solicitar uma avaliação completa. Pergunte qual nota o cliente dá para seu atendimento, para a conversa e, claro, para a forma de cobrança utilizada.
Isso permite um controle de como está sendo a recepção do link de pagamento pelos clientes, se acham mais confortável e prático. Baseado nisso, fica mais fácil fazer a gestão de envio e para quem deve direcionar.
Busque, também, começar uma conversa pós venda, no intuito de ofertar mais produtos e mostrar as novidades da loja para o consumidor. Deixe catálogos, menus e promoções do momento, para que ele possa ter contato e estude realizar uma nova compra em sua empresa.
Renovando sempre o contato, facilita trazer o cliente para mais perto e sempre saber qual a sua necessidade do momento e o que precisa ou deseja comprar. Assim, você pode providenciar que aquilo seja ofertado da melhor maneira, mostrando essa preocupação individual.
Sabendo como investir em contato e aproximar seu cliente, ver ele voltando mais vezes a procurar seus serviços e até mesmo indicando pessoas para comprar em sua empresa é consequência certa! Afinal, tudo depende de um bom atendimento e qualidade na apresentação dos produtos e serviços.
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