Oct
03

Saiba como ser um vendedor melhor com as técnicas de vendas!

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Super Vendedores
02 de outubro de 2019 - 17:02

Como-ser-um-vendedor-melhor-com-as-tecnicas-de-vendas-televendas-cobranca-1

Um processo de vendas é realizado passo a passo. Pular etapas pode representar um resultado final menos satisfatório do que poderia ser. Como ser um bom vendedor? Conheça cada uma das etapas e esteja por dentro das técnicas e tecnologias que podem ajudar no comércio. Além disso, não deixe também de entender quais são as armadilhas e erros de um vendedor.

A nossa equipe de SuperVendedores preparou alguns tópicos para mostrar como ser um bom vendedor. Confira!

O bom vendedor está sempre preparado

Pesquisar é a chave! Conhecer tudo sobre o seu cliente e o negócio dele é essencial. Entenda bem como este cliente funciona e quais são as peculiaridades do negócio. Prepare-se para, assim que a oportunidade se abrir, mostrar que você pode agregar valor ao negócio dele.

O bom vendedor tem um ótimo planejamento

Otimizar o tempo é uma das chaves para bater as metas. Por isso, procure saber quais são os melhores dias para visitar cada loja, para encontrar o seu cliente com dinheiro no bolso e entenda quais são as pessoas chave que devem ser procuradas. Sair de casa e não encontrar o seu cliente é tempo desperdiçado e que você não irá recuperar.

O bom vendedor usa gostos em comum

Como ser um bom vendedor sem poder de convencimento? Não tenha medo de bater papo quando as circunstâncias permitirem e identifique gostos em comum com o seu cliente. Tenha muito cuidado apenas para nunca subestimar o cliente. Lembre-se de ouvir com atenção e não tente jamais impor a sua opinião sobre algo. Além disso, o emprego de um bom bate papo pode significar uma boa venda.

O bom vendedor tem um ótimo repertório

Mais uma dica para melhorar o seu poder de convencimento! Mantenha-se atualizado, leia sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo, converse com amigos dos mais variados perfis, troque ideias com quem pensa de forma diferente da sua (boas sacadas podem nascer daí), assista a filmes e séries. Evite falar de política, religião e esportes para não ficar em saia justa.

O bom vendedor é um cara bacana!

“Como posso ajudar?”. Essa pergunta pode abrir ótimas portas. Então, surpreenda o seu cliente com muita criatividade. Aquele que se pergunta como ser um bom vendedor deve usar a surpresa, unida à cordialidade. Isso faz uma enorme diferença na abordagem inicial.

O bom vendedor é um ser adaptável

Claro que você não vai abrir mão da sua personalidade, mas para fazer mais e melhores vendas é preciso adaptar-se a cada situação. Nenhuma pessoa é igual a outra, por mais que elas possam ter gostos parecidos. Mas, lembre-se: todo cliente busca algo específico e todos gostam de se sentir especiais.

O bom vendedor é um sujeito honesto

A dica aqui de como ser um bom vendedor é não enrolar! Entenda que o processo de venda deve ser satisfatório para ambos os lados. Quando o cliente perceber que você é alguém que quer o bem para ambos os lados da negociação, o laço de confiança estará selado e o seu negócio estará muito mais próximo de ser fechado. Comércio bom é quando todos ganham!

O bom vendedor conhece o seu produto

Você realmente acredita que os seus produtos são algo de que o cliente precisa? Procure trabalhar com um produto no qual você acredita, que realmente pode ter impacto na vida de quem o está comprando. Além disso, saiba qual valor ele terá na vida do comprador. Pois este é um passo importante para quem quer saber como ser um bom vendedor.

O bom vendedor é um bom ouvinte

Mantenha a sua atenção ao que o cliente está te dizendo. Quais são as preocupações e demandas de seu empreendimento? Use essas informações a seu favor, sempre buscando oferecer as soluções aos problemas que são apresentados. A regra de ouro de como ser um bom vendedor é aprender a ser um parceiro e facilitador para este cliente.

O bom vendedor é um bom negociador

O que é melhor nesta situação: sacrificar minha margem de lucro para fechar negócio ou bater o pé e não realizar a venda do produto? Cada negociação é diferente, cada momento é único e é preciso ter muito jogo de cintura para colocar na balança o que mais vale a cada momento.

Entenda se o comprador pode te trazer outros clientes ou mesmo se ele pode realizar novas compras no futuro. Em muitos casos é possível sacrificar um pouco neste momento de olho em vantagens no futuro. Se você se pergunta como ser um bom vendedor, aprenda a negociar muito bem.

O bom vendedor conhece as objeções

Se você é profissional de vendas, certamente já ouviu algumas dessas frases: “Não tenho tempo”, “Estou sem dinheiro”, “Não estou interessado”. Esses são os tipos de objeções mais comuns, mas não são os únicos. Conhecer as objeções e as técnicas para rebatê-las é importantíssimo para o vendedor. Atenção para que este processo seja realizado com toda a cordialidade possível!

O bom vendedor cria sua reputação

Como ser um bom vendedor? Sendo um parceiro de negócio e não alguém que quer empurrar itens ao cliente e “dar uma mordida no bolso”! Agindo desta forma, o vendedor cria reputação junto aqueles que vão comprar, ganha fidelidade do cliente, que pode inclusive apresentar novos parceiros de negócio.

O bom vendedor está conectado

Expor o seu produto é um passo decisivo no processo de vendas. Então, faça com que o seu cliente possa chegar até ele através da internet. Mas como vender no Facebook? Como vender no Instagram? Como vender no W hatsapp? Encontrar estas respostas certamente vai aumentar o seu alcance. Pesquise e saiba como vender mais nas redes sociais.

O bom vendedor é camarada!

Essa talvez seja a mais importante dica de como ser um bom vendedor: coloque-se no lugar do comprador. Portanto, não faça nunca com ele o que você não gostaria que fosse feito contigo!

O bom vendedor procura saber mais

Essas foram apenas algumas das dicas que você encontra aqui no blog dos SuperVendedores. Então, siga navegando e saiba muito mais sobre como ser um bom vendedor, conheça as técnicas de vendas, os tipos de negociação e a busca por resultados.

Até a próxima!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: