fev
20

Seus vendedores estão preparados para fazer a diferença?

por: Angelica Balthasar
em: Vendas
fonte: Programa Cases
20 de fevereiro de 2013 - 18:16

Seus-vendedores-estao-preparados-para-fazer-a-diferenca-televendas-cobranca

Os profissionais de vendas estão e sempre estarão em alta no mercado. O portal Exame.com fala de uma pesquisa americana, onde gestores americanos concluíram que bons vendedores fazem a diferença. Claro que quando a economia vai bem, não se nota a importância desses profissionais. No entanto, basta haver algum problema, como uma crise, e eles se sobressaem.

Na verdade, o resultado dessa pesquisa não é nenhuma novidade. Há pelo menos quatro anos, venho falando sobre a importância desses profissionais para a o sucesso de qualquer corporação. O artigo acaba ratificando a necessidade de profissionais qualificados, preparados. Cada vez mais, as empresas americanas investem em Escolas de vendas. O número quase dobrou em quatro anos. Infelizmente, aqui no Brasil, estamos engatinhando quanto a isso. As empresas consideram luxo enviar seus profissionais a seminários, ou mesmo, contratar consultores para treinar sua força de vendas. Preferem ter seus vendedores abaixo de suas capacidades, rendendo apenas o necessário, do que investir nesse capital.

Eu continuarei batendo nessa tecla. Tenho certeza que aos poucos, outras vozes se juntarão à minha. Treinar para a excelência é o melhor caminho para resultados sustentáveis. Deixar sua força de vendas equipada, com técnicas modernas, e argumentos consistentes para o convencimento do cliente, é o resultado de um bom treinamento.

Se você acha que estou exagerando, visite qualquer revendedora de automóveis, ou entre em qualquer loja, e avalie o “atendimento” que receberá. Tenho absoluta certeza que os resultados o surpreenderão. Perceberá que em sua grande maioria, o “atendimento” está nivelado por baixo, rasteiro. Os vendedores cumprem tabela, fazem apenas o feijão com arroz. Não estou sendo genérico, não seria leviano. Felizmente sempre haverá exceções. As empresas que levam a sério o treinamento, que se preocupam em deixar seus profissionais de vendas preparados, independentes do medo de eles serem roubados pela concorrência, ou não, sempre terão seus resultados melhores em relação a seus concorrentes.

Por tanto, faço a pergunta a você empresário, gestor, líder de sua empresa. Como vem encarando esse tema. “Empurra com a barriga”, faz “ouvido de mercador”? Acredito que está mais do que na hora do Brasil acordar para essa necessidade. Se informe, leia consulte, e verá excelentes vantagens em investir nesses profissionais.

Grande abraço a todos,

Fernando Fernandes

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: