Qual a importância do treinamento para supervisores de vendas?
O treinamento para supervisores de vendas é uma prática de extrema importância para as organizações. Isso porque esse profissional é quem vai conduzir o trabalho dos vendedores e garantir que eles apresentem um desempenho acima do esperado.
Com supervisores de vendas bem treinados, as equipes comerciais se tornam mais produtivas e conseguem atender melhor as expectativas dos clientes.
Além disso, o treinamento ajuda a nivelar os conhecimentos e é indispensável para manter esses profissionais atualizados sobre novidades do mercado, novas tecnologias, novos métodos e estratégias de vendas. Quais tópicos abordar no treinamento de supervisor de vendas?
Na verdade, o supervisor de vendas deve ser treinado tanto nos tópicos habituais sobre os quais toda a equipe é capacitada, como técnicas de vendas, gestão do tempo, otimização de follow-up, contorno de objeções, negociação, técnicas de persuasão, PNL etc.. Mas, é claro, também em alguns tópicos especiais para sua função, como os abaixo:
Estilos de liderança;
Gestão de equipe,
Inteligência emocional,
Técnicas de motivação;
Como dar feedback;
Usando KPIs para acompanhamento de desempenho;
Gestão do funil de vendas;
Planejamento de vendas.
Entre outros, que podem variar de acordo com o perfil do negócio, o tamanho da equipe e as responsabilidades atribuídas à supervisão da área.
Cumprindo este programa de desenvolvimento, o supervisor de vendas estará preparado para treinar a equipe sobre as ações do dia a dia e, além disso, terá condições de adotar uma atitude líder junto ao time.
Este infográfico pode ajudar o supervisor a gerenciar sua equipe:
8 dicas de como fazer treinamento para supervisor de vendas
Se você quer saber como promover um bom treinamento para supervisor de vendas, continue a leitura e confira nas próximas linhas 8 dicas fundamentais para usar na sua empresa.
1. Identifique as necessidades estratégicas do seu negócio
A primeira dica para elaboração de treinamento é identificar as necessidades da sua empresa do ponto de vista estratégico. Avalie também o desempenho histórico do time comercial e onde ele precisa melhorar.
A partir disso, será possível estabelecer prioridades e definir com mais precisão sobre o que treinar em um supervisor de vendas.
2. Verifique qual o orçamento disponível para o treinamento
Treinamento para supervisor de vendas exige investimento – de tempo e de dinheiro. Portanto, é necessário verificar de qual orçamento a empresa dispõe para treinar esses profissionais.
A elaboração de um plano orçamentário vai ajudar a determinar aspectos importantes, como o formato do treinamento, a sua duração e a contratação de terceiros para realizá-lo.
3. Estabeleça o cronograma para conclusão do treinamento
É necessário estabelecer em quanto tempo o treinamento dos supervisores de venda deverá ser concluído.
Com um cronograma em mãos, fica mais fácil distribuir as atividades e definir o conteúdo que será ensinado a esses profissionais.
É importante lembrar, também, que um treinamento não termina em si. É essencial que haja um plano de continuidade do aprendizado, para que os conhecimentos possam realmente ser colocados em prática.
4. Defina a quantidade de participantes do treinamento
Tenha bem definido qual o tamanho da equipe de supervisores que vai participar do treinamento.
Isso porque o número de participantes pode influenciar no custo do treinamento e no cronograma para sua conclusão.
Se sua empresa tem apenas um supervisor de vendas, muitas vezes com um cargo diferente, como um gerente de vendas, talvez seja o caso de aproveitar esse esforço para treinar toda equipe e separar aqueles tópicos especiais citados acima apenas para ele, em um programa individual.
5. Escolha o formato mais adequado para o treinamento
Nesta quinta dica, é importante definir também qual formato é o mais adequado para execução do treinamento.
Você pode escolher entre:
Presencial fora da empresa;
Presencial dentro da empresa;
À distância ao vivo;
À distância com aulas gravadas.
A escolha vai depender do cronograma e do orçamento disponível.
6. Estabeleça as metas para o treinamento
É importante estabelecer algumas metas para o treinamento de supervisores. Ou seja, defina os resultados que você deseja alcançar com esse treinamento.
É possível, por exemplo, ter como meta treinar todos os supervisores de vendas até o final do ano ou, então, estabelecer objetivos relacionados às habilidades e competências que serão treinadas. Neste caso, para um treinamento focado em gestão de tempo, os resultados medidos podem ser relacionados à produtividade da equipe.
7. Divulgue o treinamento internamente
Para ter uma boa adesão dos supervisores, é necessário fazer uma boa divulgação do treinamento, através da comunicação interna, mesmo que ele seja de caráter obrigatório.
Envie e-mails, apresente o programa em uma reunião, coloque avisos no mural, entre outros. Busque também deixar claro porque esse treinamento é importante.
8. Escolha os mecanismos de avaliação de desempenho
Encerrando nossas dicas de como fazer treinamento para supervisor de vendas, é importante definir os mecanismos para avaliar o desempenho dos participantes.
Para isso, faça uso de KPIs, aplique testes no final do treinamento e peça feedback dos supervisores que participaram.
Dicas de gestão para o supervisor de vendas nunca são demais, por isso, compartilhe mais este infográfico com ele:
Bom, ficou claro como realizar treinamento para supervisor de vendas?
Implemente as nossas dicas para capacitar esses profissionais e alavancar seus resultados.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.