Oct
05

Um empreendedor precisa ser um bom vendedor

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Redação
04 de outubro de 2017 - 18:05

Um-empreendedor-precisa-ser-um-bom-vendedor-televendas-cobranca

Especialista quebra o tabu e destaca prós e contras empresariais

O empreendedorismo é um conjunto de comportamentos e hábitos. Até pouco tempo, se imaginava que o empreendedor nascia empreendedor, mas hoje é sabido que as características de um empresário de sucesso podem ser adquiridas com capacitação adequada.

De acordo com Sérgio Ricardo, “geralmente uma pessoa monta uma pequena empresa, ou porque ela é boa tecnicamente ou gosta de uma atividade. Mas o fato de gostar de um segmento, não significa que seja um bom empreendedor. Portanto, é necessário que o microempresário se prepare para ter um negócio. Ter um bom produto, não significa sucesso, mas o microempresário precisa investir em si e aprender a vender. O que vale para o empresário de qualquer empresa micro, média e grande”, explica.

Um novo empreendedor, pode ter um sócio e isso pode ser muito interessante para o empresário, mas precisa ser alguém que complemente em algo diferente. “Não é bom ter alguém com as mesmas experiências, é importante que um complete o outro, como por exemplo, um saiba a teoria e as técnicas e o outro domine o gosto pelo produto e pelas vendas”, destaca.

Veja a seguir os prós e contras de começar um negócio com um sócio.

Prós:

Complementariedade de experiências

Ter alguém com quem dividir ideias

Ter alguém comprometido com o sucesso e crescimento

Ter alguém que possa agregar conhecimento e relacionamento

Ter alguém para dividir, se dedicar

Contras:

Ter a obrigação de prestar conta

Sociedade como um casamento, convivência

Ter que dividir o poder

Ter que aceitar alguém defendendo o seu ponto de vista

Não tem como mandar embora, a não ser que compre a parte dele

Necessário uma flexibilidade para compreensão e para ceder

Atualmente, empresas com anos no mercado tem sentido o peso da crise financeira. Porém, Sérgio exalta que “a crise é subjetiva. Em um momento bom da economia onde os clientes compram sem pensar, é fácil vender, porque o mercado está comprador, portanto vão comprar com quem tem grandes habilidades. Mas, na crise as pessoas não deixam de comprar, elas só se tornam mais exigentes. A crise evidencia se a empresa está preparada ou não. A empresa que está com dificuldades de vender, está despreparada. Há diferença entre despreparo e saber vender”, afirma.

Empreender pode ser algo desenvolvido com técnicas, desde que invista tempo, construa relacionamento, desde que aprenda o método certo. “O marketing, por exemplo, é um conjunto de estratégias e técnicas para se comunicar com o público alvo, mas só comunicar e não vender não gera resultado. A chance principal de um vendedor é aprender a vender e apresentar o seu produto de uma forma que o cliente perceba que vale a pena comprar com você”, diz ele. O sucesso não vem apenas de um planejamento, e sim, da ousadia.

Sérgio conclui que “o que faz a diferença no negócio é o preparo. A maior parte das pessoas monta um negócio pensando em si, mas precisa saber o que o mercado pede, com um propósito, um objetivo que não seja só a sua paixão por aquele segmento empresarial, mas “ajudar” o consumidor do produto”, finaliza.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: