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Vender mais não é a solução

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: E-Commerce Brasil
09 de abril de 2024 - 17:02

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A gestão financeira das operações de e-commerce é frequentemente negligenciada, o que se mostra como uma grande incoerência, uma vez que todo empresário pretende lucrar com seu negócio.

Embora o conhecimento adquirido ao longo dos vários anos de empreendedorismo seja muito importante para a visão de mercado, o conhecimento teórico e aplicado de técnicas de gestão global e financeira se mostra extremamente importante para as operações que pretendem se manter ativas e, ao mesmo tempo, capazes de gerar lucro.

É muito comum ouvirmos que alguns e-commerces têm altos volumes de faturamento e vendas, mas, de alguma forma, seguem endividados ou fechando suas análises econômico-financeiras no vermelho.

Essa é uma realidade extremamente comum e que somente é sanada por meio da implementação de uma rotina de análises financeiras consistentes, profundas e alinhadas com os objetivos da operação, o que contribui para a definição de bons indicadores a serem acompanhados e otimizados ao longo do tempo.

Se a sua operação segue rodando há algum tempo e os seus ganhos seguem sendo iguais ou menores do que investimentos em rendas fixas e seguras, talvez todo tempo, trabalho, conhecimento e suor que você emprega na sua operação deva ser revisto, optando por maneiras mais otimizadas que fazer com que você realmente ganhe dinheiro.

Erros comuns na gestão financeira de e-commerces

Ter uma operação de e-commerce não é, nem de longe, fácil como dizem ou fazem parecer ser.

Gerenciar um ecossistema completo, e garantir que essa empresa se mantenha, cresça e continue a trazer lucro, depende de conhecimentos multidisciplinares, resposta rápida e um ciclo de melhoria contínua em constante ação.

Por isso, é habitual que os mesmos erros sejam encontrados em diferentes negócios, independentemente de seu tempo de mercado e segmentos, e eles são os grandes ladrões de dinheiro da sua carteira.

Alguns desses “ladrões” são mais sorrateiros do que outros e pouco perceptíveis, e análises individuais e profundas são extremamente importantes para que esses gargalos possam ser encontrados e sanados o mais rápido possível.

Do contrário, eles se portam como aqueles vazamentos que só se descobrem quando toda a casa tem sua estrutura abalada e os investimentos para consertá-la são astronômicos.

Com certeza, você pretende fugir completamente desse tipo de situação, então conheça-os agora:

DRE

A demonstração de resultado do exercício é uma ferramenta extremamente básica e igualmente poderosa para entender, como o próprio nome diz, os resultados que seu e-commerce construiu em um determinado período.

Por meio da DRE, é possível realizar análises verticais e horizontais que vão possibilitar a avaliação das despesas fixas e variáveis do negócio, ao mesmo tempo em que é possível encontrar custos que passam imperceptíveis por análises menos minuciosas.

Caso você ainda não tenha uma DRE na sua operação, está mais do que na hora de implementar uma e começar a analisá-la mensalmente. Se você pretende lucrar, claro.

Dentro dos aspectos de DRE, temos dois erros comuns: a completa falta dessa estratégia, que acabamos de citar, e a ausência de implementação de uma DRE por canal de vendas.

Sim, cada um dos canais onde você realiza suas vendas – loja virtual, B2W, Mercado Livre, Amazon e quaisquer outros marketplaces de nicho – precisa ter suas próprias DREs.

Isso porque é utilizando-as que será possível entender se os custos de venda daquele canal, se existe lucro, se existe prejuízo e vários outros fatores que, quando analisados globalmente, não permitem perceber gargalos que estão te deixando cada vez mais longe de sua meta de lucratividade.

Pontos de equilíbrio

É de conhecimento geral, ou deveria ser, que uma operação de e-commerce não se paga nos primeiros meses. E que ela vai precisar de investimentos durante essa etapa, até que comece a gerar volume de vendas e, com uma gestão competente, passe a ter lucro suficiente para se bancar e se manter em crescimento.

Para atingir o patamar onde as operações estão em amplo crescimento, é necessário que você conheça seu ponto de equilíbrio operacional e financeiro.

O ponto de equilíbrio operacional trata do volume de vendas necessário para que sua operação seja capaz de se pagar, ou seja, quanto você precisa vender por mês para que as despesas atreladas ao negócio sejam completamente quitadas.

E aqui nós sabemos que existem e-commerces que dependem de uma alta retenção, como as empresas de moda, em que são raras as vezes que essas contas fecham em apenas um mês.

Além disso, não entender o seu ponto de equilíbrio financeiro quer dizer que você seguirá remando sem saber aonde pretende chegar e o que precisa ser feito para que você alcance esse “objetivo”.

Afinal, ainda não existe uma meta de lucratividade estabelecida. Logo, não há ações que possam ser otimizadas, refeitas ou buscadas para atingi-la.

Para as operações que estão iniciando, esse é um ponto imprescindível. Para aquelas que já estão rodando há algum tempo, mas que nunca chegaram até esses números, esse é um ponto que pode salvar seu negócio da falência, do desânimo e das ações que desperdiçam energia, dinheiro e não trazem resultado algum.

Ou seja, que te fazem perder dinheiro constantemente.

Os diferentes canais de vendas

Pensando nas operações que vendem em marketplaces, os erros relacionados à gestão financeira podem ser inúmeros.

O primeiro deles está relacionado ao que já falamos neste texto: a ausência de uma DRE por canal de vendas.

Outro erro bastante comum é não realizar a análise de precificação e margem de contribuição de cada produto individualmente para cada canal de vendas, de modo que não se sabe se a venda daquele produto está sendo de fato lucrativa ou, se mais uma vez, estamos perdendo dinheiro.

Entender a margem de contribuição de cada produto em cada marketplace contribui para entender quais desses canais devem ser priorizados durante a reposição de estoque.

Isso faz com que aqueles canais em que a margem de lucro é menor tenham uma reposição atrasada quando comparada àqueles que têm maior lucratividade, e seja possível lucrar mais utilizando-se de uma estratégia acertada.

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