Sep
09

5 dicas para apresentações baseadas na construção de aulas

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Monkey Business
08 de setembro de 2015 - 18:07

5-dicas-para-apresentacoes-baseadas-na-construcao-de-aulas-televendas-cobranca

Aulas são diferentes de palestras, que são diferentes de apresentações profissionais que são diferentes de shows performáticos (óbvio). Decidimos listar cinco dicas para apresentações mais eficientes, baseadas na construção de aulas e com foco em um único objetivo: ensinar.

Menos é mais

Economia é a palavra chave. Escolha sempre as menores palavras que conseguir, dê preferência ao imperativo e frases com apenas uma oração. O foco do aluno tem que ser o que você está dizendo e não o que está escrito, mas não se preocupe: se o aluno que quiser anotar, ele não será prejudicado graças à próxima dica.

Construa o seu discurso

Construir é um verbo legal, pois indica trabalho e planejamento. O discurso é, sem sombra de dúvidas, a estrela da sua aula. Escreva a aula, em forma de texto argumentativo e tente ensaiá-la, mesmo que o tempo seja curto. Fale de maneira calma, pause ao final de cada frase para ou parágrafo para analisar a sala e se preciso dê-lhes tempo para terminar suas anotações. Por último, mas não menos importante, resuma cada tópico em uma ou duas frases e repita no início, no meio e ao final da apresentação do tópico.

Crie telas com as frases chave

Para garantir que o aluno não fique perdido e que tenha o que anotar, coloque na tela apenas o que é essencial. Os gatilhos necessários para que ele lembre do que você estava falando, ou o conceito principal daquele tópico que você estava apresentando. Nem mais, nem menos do que isso.

Poluição nunca é bom: nem no ar, nem nos slides

Imagens muito carregadas, muitos elementos ou muitas cores vão prejudicar a atenção, que nos dia de hoje já é bastante escassa, dos seus alunos. Seja simples e opte por usar imagens que complementem o texto. Assim o aluno receberá todos os estímulos necessários para se lembrar do que foi dito naquele momento.

Faça perguntas

Se tem uma coisa que chama a atenção na sala de aula é uma interrogação. Antecipe as perguntas dos alunos, escreva-as na apresentação e ofereça as respostas. Perguntas distribuídas pela apresentação é uma ótima forma de chamar a atenção dos alunos de volta para o professor, quebrar um pouco o “monologo” e ainda demonstrar segurança e conhecimento.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: