Mar
18

7 características de uma apresentação arrasadora

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Exame
17 de março de 2015 - 18:00

7-caracteristicas-de-uma-apresentacao-arrasadora-televendas-cobranca

Por: Claudia Gasparini

Uma exposição de qualidade vai muito além de um slide bonito. Segundo especialistas, o sucesso advém da combinação de um roteiro cuidadoso, atenção ao perfil da plateia e harmonia entre fala e imagem.

Para isso, você precisa ter um briefing preciso, definir seu roteiro, elaborar o apoio visual da sua fala – e, claro, treinar, treinar e treinar.

Para sintetizar algumas características básicas de uma apresentação de alto nível, ouvimos Eduardo Adas e Rogerio Chequer, sócios da SOAP, consultoria especializada em apresentações. Confira:

1. Visual

Quanto menos textos e mais imagens, melhor. Segundo Eduardo Adas, um dos sócios da SOAP, o slide ideal é aquele completamente sem texto. “Quanto mais visual for a sua apresentação, mais foco o palestrante terá sobre si mesmo”, diz ele.

2. Minimalista

A sua apresentação deve ter palavras ou frases curtas, para facilitar a compreensão e manter a atenção da plateia no que é essencial. “Quanto mais enxuta for a sua comunicação, melhor”, diz Adas.

3. Apoiada em storytelling

“Tente não pensar em slides, mas sim em cenas de uma história que você está contando”, recomenda Adas. De acordo com ele, um roteiro com um bom fio narrativo ajuda na compreensão e na retenção do conteúdo.

4. Tangível e próxima do público

Ingredientes de comédia, suspense e até drama contribuem para captar emocionalmente o público. Procure humanizar ao máximo sua comunicação e trazer referências do cotidiano.

5. Customizada

“Apresentações de qualidade são adaptadas o máximo possível ao perfil do público”, diz Adas. Para construir um conteúdo personalizado, conheça a sua plateia com antecedência e prepare um roteiro feito especialmente para ela.

6. Complementar à fala

Segundo Rogerio Chequer, sócio da SOAP, as imagens do slide não repetir a informação dos textos. É importante investir em imagens metafóricas, capazes de instigar e engajar a plateia.

Se você está falando de um navio, é redundante expor a imagem de uma embarcação, por exemplo. “Os melhores slides são os que acrescentam informação à fala, ampliando seus significados”, explica Chequer.

7. Sincronizada com o conteúdo

Deixar exposto na tela apenas o conteúdo que você está abordando naquele momento é outro conselho dos especialistas. “Conseguir essa harmonia entre visual e oral ajuda a conter a dispersão da plateia”, diz Adas.

Por exemplo, se você está falando sobre cinco destaques de um relatório, projete um de cada vez, à medida que for avançando na sua exposição oral. Isso garante uma cadência agradável e amplia o poder didático do seu conteúdo.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: